Acessibilidade digital é um termo e conceito que vem tomando espaço e se destacando nos últimos anos, afinal, a internet se propõe a ser um espaço para todos, mas, sem as medidas adequadas, é difícil assegurar isso.
E, em um mundo cada vez mais digital, onde nossas interações, trabalho e compras são feitas através da internet, é necessário repensar a acessibilidade desse ambiente.
Essa acessibilidade garante uma navegação simples e agradável para todos, mesmo aqueles que não contam com qualquer deficiência ou condição especial.
Quer entender melhor o que é a acessibilidade digital, qual sua importância e benefícios e, ainda, saber se seu site é acessível para todos e como torná-lo acessível, caso não seja?
Então continue a leitura e confira tudo sobre o assunto!
O que é acessibilidade digital
Segundo o site do Governo Federal, podemos definir a acessibilidade digital como a eliminação de barreiras na internet.
Ou seja, é um meio para garantir que sites, portais, lojas virtuais e similares ofereçam acesso, navegação, interação e compreensão a todo e qualquer visitante, independente se sua condição ou limitações físicas.
Isso porque, os sites, em sua maioria, oferecem em menor ou maior grau, alguma barreira para pessoas com alguma limitação e, em especial, aquelas com deficiência.
“Mas quem, além de PCD pode ser impedido de navegar?” Idosos, pessoas com problemas que normalmente não consideramos deficiência, como graus altos de miopia ou daltonismo, pessoas neuroatípicas, dentre várias outras!
Pois é, não são apenas as pessoas com deficiências físicas visíveis que são afetadas pela falta de acessibilidade no ambiente digital.
Nossos avós, por exemplo, também sofrem com sites com baixo contraste de cores ou ícones pequenos.
Daltônicos, ou seja, pessoas que não distinguem algumas cores e tonalidades, podem ser impedidas de comprar produtos quando estes não contam com descrições eficazes de suas cores e características.
Para saber quem mais se beneficia da acessibilidade digital, vale conferir essa lista que o WPT preparou.
Benefícios da acessibilidade digital
Depois de entender o que é e quem é o público alvo da acessibilidade digital, você pode estar se perguntando quais benefícios você ou o seu público teriam ao investir nesse tipo de serviço, não é?
Pois bem. Saiba que tanto você, sua empresa, quanto seu público, mesmo aqueles sem deficiências ou limitações, podem se beneficiar com um site mais acessível e sem barreiras.
Primeiro, falemos sobre sua empresa.
Ao contar com um site acessível, com leitores digitais, imagens bem descritas, texto alternativo, boas descrições de produtos e similares, seu site se torna mais amigável para os robôs de busca, carrega mais rápido e com mais facilidade, se comunica com um público mais diverso e demonstra um grande diferencial competitivo de inovação e responsabilidade social.
Ou seja, o Google acessa, interpreta e navega mais facilmente pelo seu site, os visitantes notam e se interessam pelo diferencial da preocupação e até mesmo sua velocidade de carregamento é otimizada, o que torna seu posicionamento no Google melhor.
E esses são apenas alguns benefícios!
Já para o público, os benefícios são intrínsecos aos da empresa, afinal, se o site é fácil de navegar, tem um carregamento rápido, permite e facilita o uso de leitores de tela, tem alto contraste em suas cores e descrição em suas imagens e produtos, a experiência de navegação é muito mais satisfatória e agradável.
E, se você ainda não entende por que é importante pensar nas PCD e na acessibilidade digital ao criar ou refazer seu site, pense da seguinte forma: o seu site é um grande prédio e a acessibilidade é um elevador.
O elevador leva os idosos, as pessoas com deficiência, os neuroatípicos, daltônicos, pessoas com miopia, com baixa mobilidade, as pessoas sem qualquer deficiência e até os robôs pelo prédio com muito mais facilidade.
Mas isso não impede que, aqueles que desejam, se locomovam pelo prédio usando as escadas. Entende?
A acessibilidade digital facilita a vida de todos aqueles que acessam seu site e até mesmo melhora sua vida enquanto empresário, sem deixar de dar condições “tradicionais” para quem as prefere.
Para entender melhor, vamos separar isso tudo em tópicos, ok? A acessibilidade digital é importante e benéfica pois:
- Melhora a experiência de quem acessa o site, promovendo a inclusão e reflexão sobre o tema;
- Traz inovação e mostra responsabilidade social por parte da empresa;
- Permite acesso a todas as pessoas não de forma igualitária, mas de forma adequada às necessidades de cada um;
- Melhora as informações ao dar descrições mais claras e completas de suas imagens ou produtos;
- Aumenta sua competitividade, uma vez que poucas empresas se dispõem a dialogar com o público com deficiência;
- Torna a inclusão social viável e real.
Para te dar mais um motivo para repensar a acessibilidade do seu site, se ele ainda não atende a essas exigências, não podemos deixar de mencionar que, desde 2015, é obrigatório que todos os sites de empresas sediadas ou representadas no Brasil sejam acessíveis para todas as pessoas.
Ou seja, se seu site não for acessível, sua empresa pode sofrer uma execução judicial e responder por isso.
Como tornar um site mais acessível
Criar um site totalmente acessível pode demandar um grande esforço e investimento que, de imediato, pode não ser possível.
Mas, por sorte, há algumas medidas simples que se pode tomar para melhorar a acessibilidade digital do seu site em pouco tempo – medidas essas que, além de tudo, tornarão seu site mais otimizado.
Para tornar seu site mais acessível com um investimento menor de tempo e recursos financeiros, vale fazer coisas como:
- Adicionar texto alternativo e descrição em todas as imagens do site, fornecendo informações e detalhes sobre o que está sendo apresentado nelas. Além de auxiliar os visitantes, essas descrições também ajudam o Google a “ler” e compreender o contexto das imagens;
- Usar a hierarquia de títulos corretamente, com cada título e subtítulo tendo o tamanho e destaque adequado. Essa ação também, além de auxiliar pessoas com deficiência ou limitação, auxiliam os robôs do Google a identificar qual o assunto e tópicos do texto e a anexá-lo de acordo com a palavra-chave adequada;
- Tornar o conteúdo acessível pelo teclado, usando atalhos das teclas TAB e Shift para navegar pelo menu;
- Usar um layout que crie contraste entre o texto e o fundo, para que as palavras fiquem em destaque e torne a leitura mais fácil para pessoas com baixa visão;
- Deixar os hiperlinks (palavras com linkagem para outros conteúdos) em destaque com cores diferentes do restante do texto e/ou sublinhados;
- Evitar palavras como “clique aqui”, “mais” ou “continuar” para indicar um link, usando, em vez disso, palavras que tenham contexto no conteúdo, como “leia também nosso conteúdo sobre…”;
- Evitar vídeos e animações com muitas cores, luzes que piscam, pois podem causar ataques epiléticos e similares.
Como pode-se perceber, a maioria dessas ações de acessibilidade é simples de adicionar ou mudar em um site, sem exigir grande trabalho, em especial quando você conta com serviços especializados.
E, além de garantir a acessibilidade digital, algumas dessas estratégias servem para melhorar o SEO e, consequentemente, o posicionamento do seu site no Google.
Ou seja: sua marca passa a ter uma posição melhor no Google e, ainda, passa a ser vista como uma referência em inclusão, acessibilidade e atenção aos mais diversos públicos.
Quer tornar seu site atual mais acessível ou criar um novo site, mas não sabe como fazer isso? Entre em contato com a Alpinista Digital e conheça nossas soluções de criação de sites, SEO e produção de conteúdo.
Conte com quem tem mais de 8 anos de experiência e mais de 300 projetos no portfólio para melhor a acessibilidade digital da sua marca.
Vamos juntos nessa?