São muitos os proprietários que desejam aumentar o faturamento do seu consultório. No entanto, nem todos têm a iniciativa de colocar em prática ações nesse sentido.
Boas estratégias de alavancagem das receitas devem estar sempre entre as prioridades do seu planejamento.
Tenha em mente que isso se torna ainda mais importante em um contexto de crise e competição acirrada.
De fato, estamos falando de um mercado em constante crescimento, onde cada espaço é disputado entre muitos concorrentes.
Mas não se deixe abater por esse quadro. Na verdade, ele deve encorajá-lo a buscar saídas. Você pode começar por esse conteúdo que preparamos.
A importância do uso de táticas para aumentar o faturamento do seu consultório
Pesquisas apontam que o mercado de oferta de serviços de saúde representa no Brasil cerca de 10% do PIB.
Esse número significativo coloca esse segmento acima de setores importantes da indústria.
Nos últimos anos, realmente, houve um “boom” de novos consultórios e clínicas. Com toda essa oferta de serviços, surgiu também um novo perfil de paciente, muito mais exigente.
A internet, por outro lado, tornou possível buscar informações precisas acerca de serviços e profissionais dispostos a atender com excelência.
Para completar esse cenário, aumenta cada vez mais o número de dentistas e de outros profissionais de saúde interessados em marketing.
Esses profissionais, na maioria das vezes, buscam soluções para quedas no número de atendimentos, o que pode acarretar em perdas.
A queda nos lucros, por sua vez, pode gerar atrasos no pagamento de funcionários, contas e parceiros comerciais. E se os funcionários não recebem seus salários em dia, isso pode afetar a qualidade dos atendimentos prestados por eles.
De outra forma, ainda que seu faturamento seja estável há algum tempo, saia da zona de conforto. Ao se acomodar, você corre o risco de ficar para trás.
5 dicas práticas para uma estratégia de faturamento
Você já pensou sobre o público que deseja atingir? Ou sobre que características teria esse público e quais seriam suas expectativas?
Se sua resposta foi sim, então você acaba de dar um primeiro passo na direção de uma boa estratégia de faturamento. Se não, que tal pensar nisso agora?
Para isso, apresentamos agora o conceito de persona. Este nada mais é do que um paciente ideal, que reúne as principais características de seus pacientes possíveis e reais.
Por meio das dicas que oferecemos aqui, você logo vai perceber a importância desse conceito.
1ª dica: capriche no atendimento. Esse fator está intimamente relacionado à persona da sua marca.
Realmente, um atendimento de excelência deve ser pensado de acordo com as exigências e expectativas de determinado público.
2ª dica: ofereça vantagens aos pacientes já fidelizados que os encorajem a indicar os seus serviços.
3ª dica: evite a confirmação de consultas por telefone. Prefira SMS ou mensagens pelo WhatsApp. Esses recursos custam bem menos e são mais cômodos para a maioria dos pacientes.
4ª dica: é fundamental que você procure facilitar ao máximo o pagamento dos pacientes.
5ª dica: negocie os melhores preços com seus fornecedores, estabelecendo relações de confiança com eles.
Reduzindo gastos para aumentar o faturamento
Uma das maneiras mais simples de aumentar o seu faturamento é tentar reduzir seus gastos. Isto pode ser feito de muitas maneiras, e o melhor: todas podem ser adotadas de imediato por toda a equipe.
De início, pensamos ser importante conscientizar a equipe quanto à importância de se economizar água e energia elétrica.
O uso de papel também deve ser racionalizado. Criar uma campanha interna de sensibilização pode ser interessante.
O consumo de copos plásticos pela equipe pode ser evitado por meio da adoção de copos ou canecas individuais.
Nesse artigo, apresentamos formas simples de aumentar o faturamento do seu consultório. Mencionamos a conjuntura do mercado atual no que diz respeito a esse segmento. Em seguida, listamos dicas de como se utilizar da persona para compor estratégias que permitam a você alavancar o faturamento. Por fim, falamos da importância da redução de gastos.