5 dicas para aumentar o tráfego orgânico do seu site

Já se foi o tempo que empresas precisavam, a princípio, marcar presença na internet. Hoje é preciso usar o canal para gerar negócios, aumentar vendas e se relacionar com os clientes e oportunidades. Ainda assim, de nada adianta ter um bom site se não houver quem o acessa.

Já se foi o tempo que empresas precisavam, a princípio, marcar presença na internet. Hoje é preciso usar o canal para gerar negócios, aumentar vendas e se relacionar com os clientes e oportunidades. Ainda assim, de nada adianta ter um bom site se não houver quem o acessa. Selecionamos 5 dicas de como aumentar o tráfego orgânico, ou seja, tráfego gerado naturalmente através dos buscadores.

1. Escolha a melhor plataforma

A primeira dica é na questão de infra do site. Há uma infinidade de plataformas e criadores de sites que prometem facilitar o trabalho, permitindo que tudo seja feito de modo visual, sem preocupação com linhas de códigos, linguagens de programação, ambientes de hospedagem etc.

É preciso tomar muito cuidado com este tipo de serviço. A geração de tráfego orgânico para um site depende de alguns fatores que não são oferecidos por algumas plataformas. O WordPress, por exemplo, é uma das melhores plataformas do mercado que já está estruturado e que permite otimizar para melhorar os resultados.

2. Produza conteúdo relevante

Uma das estratégias mais eficientes para gerar tráfego orgânico é a produção de conteúdo relevante ao usuário. Criando conteúdo de valor, é possível ganhar autoridade de domínio, ou seja, mostrar aos buscadores (e ao público, claro) que sua empresa realmente entende do que está falando e, assim, se torna referência no assunto.

Portanto, invista em uma área dentro do site da sua empresa para publicação de conteúdo interessante sobre a sua área de atuação. Um blog com publicações periódicas, somado à e-books e/ou vídeos não só vai gerar mais tráfego orgânico como também vai aumentar o número de oportunidades de negócios.

3. Otimize para motores de busca

Hoje as pessoas buscam conhecer produtos e serviços antes de finalizar a compra com alguma loja ou empresa. O site da sua empresa precisa aparecer bem posicionado nos resultados de busca para os termos (palavras-chave) relevantes ao seu negócio. Com uma plataforma adequada, é possível otimizar esse posicionamento.

Há muitos fatores envolvidos mas aplicando técnicas de SEO (otimização para motores de busca), você pode conseguir aumentar o tráfego orgânico a médio e longo prazo, trazendo para seu site possíveis clientes interessados em seus produtos e serviços.

4. Organize as informações

Entregar as informações corretas de forma fácil pode ser decisivo para transformar uma oportunidade em cliente. A arquitetura de um site não pode ser amadora, baseada em teorização fundada no “eu acho que”.

Mantenha as principais informações, como formas de contato, bem posicionadas e separe diferentes conteúdos em páginas. Além de deixar o site da sua empresa organizado, também contribui para o aumento de tráfego orgânico.

5. Monitore e otimize, sempre

O trabalho não acaba nunca. Trabalhar as dicas acima é importante, porém é preciso estar monitorando algumas métricas que permitem ter uma visão mais profunda e otimizar ainda mais. Há diversas ferramentas que auxiliam este trabalho, como o Google Analytics, que possibilita acompanhar a audiência do site da sua empresa, as origens de tráfego e como está afetando em seus negócios.

Tráfego orgânico é uma das maneiras possíveis de gerar tráfego, mas é, sem sombra de dúvidas, o tráfego mais qualificado e propenso a fechar negócios pela internet.

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