Autoridade de domínio: Tudo que você precisa para aumentá-la

A autoridade de domínio é essencial para que seu site tenha um bom ranqueamento no Google e mais tráfego. Quer saber como aumentar a autoridade do seu site? Vem com a gente!

Linhas de internet conectadas, ilustrando como se constrói a autoridade de domínio.

O Google e outros mecanismos de busca utilizam diversos fatores de ranqueamento para ranquear os sites e exibi-los aos usuários.

Um desses fatores de ranqueamento é a autoridade de domínio.

A autoridade de domínio é uma métrica que se baseia no potencial do domínio (site), de chegar ao topo dos resultados e receber mais tráfego.

Além disso, também serve para demonstrar e identificar os esforços da empresa em relação ao SEO e comparar seus resultados aos de seus concorrentes.

Enfim, sem mais delongas, vamos ao artigo.

Nele, você confere em detalhes o que é a autoridade de domínio, formas de aumentá-la e, também, pode conhecer as soluções da Alpinista Digital para aumentar a autoridade de domínio do seu negócio.

Boa leitura 😉

O que é a autoridade de domínio?

A autoridade de domínio é uma métrica criada pela Moz, empresa de software, inbound marketing e SEO.

O objetivo desta métrica é prever o ranqueamento de um site, basicamente, usando uma pontuação de 1 a 100 para demonstrar o quão próximo do primeiro lugar na SERP (página de resultados) um domínio está.

Como pode-se imaginar, quanto mais próxima do 100 estiver a pontuação, mais próximo do topo do Google estará o site, enquanto quanto mais próximo do 1, mais longe ele estará da primeira posição.

Mas, como entre 1 e 100 há um caminho enorme a ser percorrido, podemos também mencionar as pontuações mais “comuns” da autoridade de domínio e o que isso representa.

Veja:

  • De 40 a 50 pontos, a autoridade de domínio é considerada média;
  • De 50 a 60, boa;
  • Acima de 60 pontos, excelente.

Além disso, para marcar essa pontuação, há alguns pontos que são levados em consideração, sendo os principais deles:

  • Idade do domínio (sites mais antigos tendem a ter mais autoridade);
  • Reputação;
  • Backlinks de qualidade que apontam para o site;
  • Linkagem interna;

Ou seja, sites mais antigos, com boa reputação, bons backlinks e uma estrutura de links internos bem planejada, tendem a ter uma autoridade de domínio próxima, ou até mesmo superior aos 60 pontos.

Como aumentar sua autoridade de domínio

Sabendo o que é e como é calculada a autoridade de domínio, você pode até ter desanimado, pensando em como aumentar a autoridade do seu site, não é?

Mas não desista, afinal, é possível trabalhar para aumentar a autoridade de domínio do seu site, melhorando seu posicionamento no Google, aumentando o tráfego orgânico e, assim, gerando os resultados que sua empresa busca.

Não sabe como fazer isso?

Abaixo, listamos algumas dicas. Olha só:

Link building

Para aumentar sua autoridade de domínio, um dos primeiros passos é pensar e trabalhar o link building.

Link building é uma estratégia que se baseia na linkagem de conteúdos, podendo ser interna ou externa, ou seja, em interlinks ou backlinks, respectivamente.

Conectar as páginas de seu site através de links internos facilita a vistoria e reconhecimento do Google, melhorando sua autoridade.

Além disso, receber links externos de sites com uma boa autoridade de domínio, também faz com que a sua autoridade cresça. Mas, para isso, é preciso trabalhar principalmente o quarto e quinto tópicos dessa lista.

Identifique a concorrência

Como dissemos lá no início, a autoridade de domínio compara seu site ao de seus concorrentes.

Desta forma, saber quem são eles e como trabalham a autoridade em seus sites é fundamental.

Para identificar seus concorrentes, é possível fazer uma simples busca no Google por palavras-chave usadas no seu blog.

Ou, para resultados mais claros e com dados que possam ser utilizados a seu favor, é interessante usar ferramentas de SEO como o Ubersuggest ou SEMRush.

Não sabe como utilizá-las ou fazer a análise? Nós podemos te ajudar 😉

Análise de backlinks

Além de conhecer sua concorrência, saber quem fez backlinks para seu site também é importante para melhorar sua autoridade de domínio.

Isso porque sites com má reputação ou autoridade baixa podem arrastar seu site para baixo junto com eles, tornando seu trabalho ainda mais difícil.

Portanto, avalie seus backlinks e considere quais deles podem ser mantidos e de quais é melhor se desfazer.

A análise de backlinks, vale mencionar, pode ser feita nas mesmas ferramentas citadas no tópico anterior.

Parcerias com sites bem avaliados

Mais uma forma de aumentar a autoridade de domínio do seu site e fazer parcerias com outros sites que tenham boa avaliação de autoridade e boa reputação.

Isso pode ser feito através de guest posts, quando você oferece um conteúdo sobre o assunto que sua empresa domina no site desse parceiro, ou ele oferece um conteúdo para seu blog.

Essa estratégia mostra ao Google que você se preocupa com o conteúdo que oferece ao seu leitor, uma vez que confia em uma autoridade no assunto para tratar dele.

Produção de conteúdo relevante

E mais uma vez vamos falar dele, o conteúdo relevante. Parece repetitivo, sabemos, mas acredite: produzir conteúdos úteis e bem feitos é a base de uma estratégia de SEO e o começo para melhorar sua autoridade de domínio.

Já falamos sobre esse assunto em diversos outros artigos, então não vamos nos demorar muito neste tópico, mas, em resumo, busque publicar artigos, vídeos, oferecer e-books e outros formatos que tragam valor para seu visitante.

Isso mostra sua autoridade, melhora o posicionamento de seu site e, assim, aumenta a autoridade de domínio.

Trabalhe o SEO onpage

SEO onpage é como chamamos as otimizações feitas internamente no conteúdo, para adaptá-lo ao Google e outros buscadores.

Essas otimizações incluem uso e boa distribuição de palavras-chave relevantes, escaneanilidade do texto, a linkagem interna, sobre a qual já falamos e a hierarquização das informações e tópicos.

Isso facilita a “vida” dos robôs no momento em que eles analisam e qualificam seu conteúdo, rendendo uma melhor posição no ranking e mais autoridade de domínio.

Conheça as soluções da Alpinista Digital 

Aumentar a autoridade de domínio do seu site é uma tarefa que exige experiência, conhecimento, tempo e ferramentas que sua empresa pode não dispor.

Por outro lado, há agências especializadas nesse assunto, que contam com toda a estrutura necessária para melhorar a autoridade de domínio de um site e construir estratégias de SEO eficazes, que trarão resultados a longo prazo.

A Alpinista Digital está há mais de oito anos no mercado e, neste período, adquirimos experiência e desenvolvemos nosso método, podendo oferecer a você o melhor serviço de marketing digital, SEO e criação de sites possível.

Então, se você quer melhorar seu site, aumentar sua autoridade de domínio, ranquear melhor no Google e se destacar em seu segmento, nossas soluções são ideias para você e sua empresa!

Para saber mais, entre em contato com nosso comercial, conte um pouco sobre seu negócio e solicite seu orçamento personalizado.

Vamos juntos rumo ao topo!

0 0 votes
Article Rating
Inscreva-se
Notificação de
guest
0 Comentários
Antigos
Recentes Mais votados
Inline Feedbacks
View all comments

Veja também estes artigos