Black Hat SEO: Tudo que você não deve fazer

O chamado Black Hat SEO é um conjunto de estratégias de otimização "eticamente questionável", uma vez que busca driblar as diretrizes do Google para trazer resultados mais rápidos.

Vista de lado de homem usando roupas pretas e usando o notebook, apresentando o conceito de Black Hat SEO

Estratégias de SEO costumam levar alguns meses até trazerem resultados para os sites e empresas. Mas, num mundo cada vez mais competitivo, muitos querem resultados rápidos e altamente eficazes.

Para alcançar esses resultados, uma das técnicas utilizadas é o chamado Black Hat SEO.

O Black Hat SEO é um conjunto de estratégias de otimização de sites que conta com métodos questionáveis, que o próprio Google desaprova e recomenda evitar de qualquer forma.

Para facilitar, podemos dizer que o Black Hat SEO faz exatamente o contrário do que é recomendado para uma boa estratégia de otimização.

Quer saber se sua empresa tem utilizado estratégias de Black Hat ou quais são elas, para evitar e construir uma estratégia correta e eficaz?

Então continue a leitura e confira tudo sobre o assunto neste artigo!

O que é Black Hat SEO

Black Hat SEO é o nome dado a um conjunto de estratégias questionáveis utilizado para gerar tráfego e melhorar o posicionamento de páginas no Google e demais buscadores.

Pense que, numa estratégia de SEO correta, também conhecida como White Hat SEO, o uso correto de palavras-chave e o link building fazem com que a página tenha um melhor posicionamento, afinal, essas ações tornam o conteúdo relevante e demonstram planejamento por parte do dono do site e da equipe que trabalha o SEO para ele.

Por outro lado, o Black Hat SEO usa palavras-chave, links, descrições e similares sem qualquer planejamento ou ética, buscando burlar as regras e práticas adequadas estabelecidas pelo Google, alcançando o primeiro lugar na página de resultados a qualquer custo.

Ah, uma curiosidade: o nome Black Hat tem relação com os antigos filmes de faroeste, onde os vilões eram identificados pelos chapéus pretos e, os mocinhos, por usar chapéu branco.

Estratégias de Black Hat SEO para evitar

Apenas esclarecer o nome pode não ser o bastante para que você e sua equipe entendam a gravidade do assunto quando falamos em Black Hat SEO.

Então, para tornar o assunto mais claro e entendermos que práticas são consideradas condenáveis pelo Google e demais buscadores, listamos aqui as principais estratégias de Black Hat SEO, para que você possa identificá-las e evitar seu uso.

Confira:

Doorway Pages

Doorway Pages são páginas que utilizam palavras-chave otimizadas apenas para garantir o bom posicionamento.

Quando o usuário acessa essa página, ele é automaticamente redirecionado para outra página, com conteúdos maliciosos, que podem causar danos ao computador ou à rede.

Cloaking

O cloaking é uma técnica parecida com a que citamos acima, mas, diferentemente desta, busca prejudicar os robôs e não os usuários.

Os sites que usam cloaking são otimizados para apresentar aos robôs um conteúdo diferente daquele apresentado ao usuário.

Link Wheels

Nessa estratégia de Black Hat SEO é formada uma estrutura que conta com um site principal, para onde os acessos devem ser direcionados e outros sites, criados apenas para direcionar o usuário para o site principal.

Além disso, também é usada a linkagem entre os sites secundários, basicamente para aumentar o caminho até o site principal, fazendo com que pareça uma estratégia legítima.

Sneaky Redirects

Sneaky redirects é mais uma das estratégias utilizadas no Black Hat SEO e se baseia em fazer os buscadores apontarem que a página tem um determinado conteúdo, mas, quando o usuário acessa, há um conteúdo diferente.

Também é possível direcionar usuários de PC para uma página normal e usuários mobile para páginas de spam.

Link Farms

Link farms, ou fazenda de links, são sites criados apenas para fazer backlinks para outras páginas, aumentando sua relevância.

Unrelated Keywords

Esta é uma estratégia que usa palavras-chave muito relevantes no conteúdo, mas totalmente fora de contexto.

Essas palavras-chave podem ser nomes de celebridades, bordões, memes e qualquer outra coisa com um grande número de buscas.

Identificar a presença das unrelated keywords é super simples, uma vez que não há o menor cuidado em encaixá-las no texto ou dar algum sentido para sua presença.

Spam em comentários

Sabe quando você acessa um blog ou publicação em rede social, e há comentários repetidos até enjoar? Esse é o spam em comentários.

Para sermos sinceros, essa estratégia é um tanto inútil, uma vez que pode até gerar links, mas não chega a aumentar a autoridade da página.

Conteúdo duplicado

Conteúdos duplicados também são uma estratégia de Black Hat SEO.

Porém, além de errado, olhando do ponto de vista moral, duplicar conteúdos é mais uma estratégia pouco eficaz, uma vez que é de fácil identificação e traz punições para o site que faz as cópias.

Conteúdo oculto

O conteúdo oculto é feito em fontes tamanho 0 ou adicionando partes aleatórias ao texto e aplicando a mesma cor do fundo da página, tornando o texto “invisível” para o visitante, mas não para o buscador.

Nesse texto oculto, normalmente são inseridas palavras-chave relevantes e links.

SEO negativo

Por fim, a que provavelmente é a estratégia mais baixa do Black Hat SEO, é o SEO negativo.

Neste caso, o dono do site pode optar por não aplicar estratégias de Black Hat em seu próprio site, não utilizando link farms ou conteúdo oculto, por exemplo, mas, sim, optar por difamar seus concorrentes.

Isso é feito através de comentários negativos e más avaliações no site do concorrente, no Google Meu Negócio ou, até mesmo, usando links maliciosos para esse site.

Para frisar que, além de antiético, usar Black Hat SEO pode ser danoso para quem investe nessa estratégia, não podemos deixar de mencionar as principais punições dadas pelo Google.

Aqueles que não seguem as diretrizes do Google estão sujeitos a penalidades que variam de acordo com a gravidade da infração, volume de irregularidades e influência no desempenho do site exercida pelas estratégias.

Algumas dessas penalidades são:

  • Queda de 30 posições no ranking;
  • Queda de 50 posições;
  • Queda de 950 posições;
  • Banimento.

Invista no White Hat SEO 

Se existe o Black Hat SEO, igualmente há o White Hat SEO, que é como chamamos as práticas adequadas de otimização, recomendadas e aprovadas pelo Google, Bing e outros buscadores.

Mas é preciso falar que, diferentemente do que o Black Hat SEO promete, o White Hat SEO traz resultados a longo prazo, levando algum tempo até que a estratégia e a autoridade sejam construídas.

Além disso, também é necessário conhecimento técnico, experiência, uma equipe preparada e toda uma estrutura para desenvolver uma estratégia de SEO eficaz e limpa para sua empresa.

Desta forma, a melhor opção é contar com as soluções de uma agência especializada, capaz de te oferecer não apenas uma estratégia de SEO, mas o acompanhamento de métricas, produção de conteúdo e disposição que seu negócio precisa para criar uma presença digital relevante e duradoura.

E, tudo isso, você encontra na Alpinista Digital.

Nossa empresa tem quase nove anos de experiência no mercado, conta com profissionais qualificados e todas as ferramentas necessárias para construir sua estratégia de SEO.

Para saber mais, solicite seu orçamento e conheça nossas soluções. Esperamos por você!

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