A presença digital de uma marca é o que assegura que ela será lembrada pela clientela quando ela buscar por uma solução no Google.
Artigos informativos e otimizados em um blog, posts simples e práticos nas redes sociais e uma boa apresentação na página institucional, são apenas algumas formas de construir essa presença.
E, como uma empresa que não aparece nem se destaca na internet raramente é lembrada, preparamos este conteúdo: um verdadeiro guia sobre como criar uma presença digital de sucesso para sua marca.
Continue com a gente e descubra tudo que precisa para construir sua presença online.
Boa leitura!
O que é presença digital
Explicar como construir a presença digital da sua marca vai exigir algum tempo, então vamos definir o que é essa presença digital de uma forma prática e simples, certo?
Presença digital é, nada mais, do que a forma como sua empresa se afirma e utiliza os meios digitais para construir e melhorar o relacionamento com os clientes.
Esse uso da internet se refere não apenas a ter um blog ou um perfil no Instagram, por exemplo, mas como sua marca usa esses meios de forma estratégica e planejada.
Blog posts regulares e informativos, posts úteis e de fácil entendimento nas redes sociais e e-mails com CTAs atraentes são alguns desses meios estratégicos de usar a internet para se relacionar com sua audiência.
Isso é a presença digital. Ficou claro? Então vamos às dicas!
Como construir sua presença digital
Entendido o que é a presença digital, vamos agora ao “modo de preparo”, ou seja, vamos conferir como construir essa presença online, fazendo com que sua marca tenha um relacionamento ativo e eficiente com o público.
Confira abaixo os passos mais importantes para construir a presença digital da sua marca:
Registro de domínio
O primeiro passo para construir a presença digital da sua marca é, antes mesmo de criar um site ou perfis nas redes sociais, registrar um bom domínio.
O que é um domínio? É o endereço do seu site na internet, como minhamarca.com.br. Simples assim.
Escolher e registrar um bom domínio garante que, no futuro, seu usuário lembre-se do seu endereço e tenha mais facilidade para encontrar sua marca na internet.
Página institucional
Após registrar o domínio, aí sim vamos ao site, onde será necessário ter uma página institucional.
Para entender melhor os formatos de site, confira também este artigo.
Nessa página institucional, é onde serão apresentadas as informações da empresa, formas de contato, endereço, menu que leva a outras páginas e afins.
Para resumir, a página institucional é como uma “recepção” do seu site, onde o cliente chega e tem a primeira impressão sobre a marca.
Criar uma persona
Para direcionar corretamente suas estratégias dos próximos passos e construir uma boa presença digital para sua marca, é preciso pensar em uma persona, um personagem que será um modelo de cliente.
Para criar uma persona, faça perguntas (para si mesmo ou analisando seus clientes) como:
- Qual seu gênero;
- Qual a idade;
- Qual cargo ocupa;
- Qual o estado civil;
- Se tem filhos;
- Qual a renda mensal;
- Quais objetivos e impedimentos têm;
- Se pesquisa antes de comprar;
- O que ou quem o influencia.
Respondendo perguntas como essas e escolhendo um nome, você terá sua persona pronta para ser usada em suas estratégias na construção da presença digital da sua marca.
Usar as redes sociais
As redes sociais são grandes aliadas da presença digital de uma empresa quando bem utilizadas.
Para usá-las a seu favor busque, primeiro, entender quais são as mais relevantes para seu público e seu negócio, usando as informações da sua persona.
Enquanto o Instagram atende bem a um público em específico, o LinkedIn alcança um outro público diferente.
E, mesmo que o formato dos posts seja parecido, a comunicação muda completamente ao mudar a rede onde ela é feita.
Produção de conteúdo
Além dos posts em redes sociais, a produção de conteúdo deve ser uma estratégia forte na sua empresa para a construção da presença digital.
Artigos, posts, e-book, áudio posts… Enfim, produzir conteúdos variados, otimizados e que atendam às necessidades do público, tirando suas dúvidas e apresentando uma solução.
Confira também: 6 formatos de conteúdo para vender mais.
SEO
De nada vale um bom domínio, uma página institucional bonita e um blog cheio de artigos se nada disso for otimizado para ser encontrado nos motores de busca.
Para entender melhor o SEO, vale a pena ler nosso artigo sobre o tema.
Mas, em suma, procure ter um site responsivo, usar boas palavras-chave em seu conteúdo, usar descrições nas imagens e mídias em geral e otimizar a velocidade de carregamento do site.
Tudo isso é parte de uma boa estratégia de SEO e fundamental para construir sua presença digital.
Investir em anúncios
Tanto o SEO quanto a própria presença digital levam algum tempo para serem construídos e passarem a dar resultados.
E, para trazer mais visitantes para seu site até que os acessos orgânicos cresçam, uma boa tática é investir nos anúncios.
Os anúncios são direcionados para pessoas com o perfil de cliente da sua marca e nas redes mais utilizadas por essas pessoas. Assim, aumenta sua visibilidade e ajuda a criar sua presença digital.
Acompanhar métricas
Por fim, para saber se seu trabalho para criar e melhorar sua presença digital tem dado resultado, é preciso avaliar as métricas.
Essas métricas são os dados que a própria ferramenta utilizada (como o Instagram, por exemplo) ou softwares próprios para esse fim exibem sobre os acessos ao site, alcance da publicação, taxa de rejeição e similares.
Esses dados servirão como um guia para alinhar seus esforços e otimizar as próximas estratégias.
Com esses passos, construir a presença digital da sua marca fica mais fácil!
E, se sua empresa não conta com a estrutura e os profissionais necessários para fazer esse trabalho, vale a pena consultar uma agência especializada e conhecer as soluções para seu negócio.
Entre em contato com a Alpinista Digital e saiba como podemos te ajudar a criar uma presença digital de sucesso!