Como evitar a procrastinação no home office
Quem já não sonhou em, um dia, trabalhar sem sair de casa e curtir todas as vantagens do home office, não é?
Muitos profissionais, principalmente freelancers, têm esse prazer.
Mas junto com tanto conforto, proximidade com a família e a possibilidade de trabalhar de pantufas (não faça isso!), vem algumas desvantagens, sendo uma delas a procrastinação.
A famosa “enrolação” pode virar um péssimo hábito para quem trabalha em home office, tornando o profissional cada vez menos produtivo e criativo, fazendo com que o serviço se torne cada vez menos profissional.
Para que você possa entender como evitar a procrastinação, mantendo sua produtividade e qualidade dos seus serviços, preparamos este artigo com algumas dicas essenciais.
Continue conosco e descubra alguns meios práticos para evitar a procrastinação no home office. Boa leitura!
O que é procrastinação
Todo mundo já ouviu a frase “não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”, não é mesmo?
A procrastinação é, basicamente, o contrário disso. Por que fazer hoje o que pode ser deixado para amanhã? Tanto que o termo vem do latim “procrastinare”, que significa, literalmente, adiar para amanhã o que deve ser feito hoje.
Além do comportamento voluntário de adiar tarefas, a procrastinação pode ser uma consequência da má gestão do tempo ou, até mesmo, da ansiedade e outras questões psicológicas.
Mas independente da causa, esse comportamento é prejudicial para seu desempenho profissional, mesmo que pareça inofensivo e, por isso, é preciso evitar a procrastinação no home office.
Ainda está cogitando trabalhar em home office? Descubra as vantagens e desvantagens do trabalho flexível.
Como evitar a procrastinação no home office
Adiar suas tarefas por que o tempo para realizá-las parece confortável ou sua execução não parece tão atraente reduz seu desempenho, diminui sua produtividade e traz uma série de outras consequências.
Abaixo, separamos uma série de dicas simples, mas muito efetivas para se evitar a procrastinação no home office.
Faça pausas
Há diversas técnicas usadas para fazer pausas eficientes no trabalho, como o método Pomodoro, que ensina a tirar 10 minutos para o descanso para cada 50 minutos de trabalho.
Mas além de técnicas, busque conhecer a si mesmo, para identificar os primeiros sinais de tédio e cansaço, fazendo pequenas pausas sempre que necessário.
Levante e faça um alongamento, beba água e, então, volte ao trabalho.
Estabeleça prazos e prioridades
Uma coisa que ajuda muito a evitar a procrastinação no home office é a sensação de urgência.
Se um cliente te deu um mês de prazo para realizar uma tarefa, transforme esse mês em dias (apenas os dias úteis, se possível).
O cérebro entende que dias duram menos que meses, mesmo que na prática seja o mesmo período de tempo.
Desta forma, estabeleça prazos curtos, defina prioridades e tente ao máximo fazer o que precisa ser feito dentro do prazo estabelecido.
Seja organizado e disciplinado
Trabalhando em home office é muito fácil você deixar o trabalho de lado e ir lavar os pratos, passear com o cachorro ou brincar com seu filho, mesmo que só um pouquinho.
Mas isso também é uma forma de procrastinação.
Para evitar o ócio, aprenda a se organizar, controlar seu tempo, estabelecer metas claras para cada dia, separar o trabalho das obrigações domésticas e eliminar as distrações ao máximo.
Há, inclusive, alguns aplicativos ou funções nos celulares desenvolvidas para ajudar a evitar a procrastinação, bloqueando notificações e alguns aplicativos.
Se dê recompensas
Após um longo dia, semana ou mês de trabalho, nada mais justo que se dar uma recompensa. Isso, inclusive, melhora nossa motivação.
Um passeio diferente, comer no seu restaurante favorito ou fazer uma pequena viagem são algumas formas de se recompensar.
E lembre-se que descanso não é uma recompensa, é um direito e uma necessidade!
Tenha um local próprio para trabalhar
Ter um ambiente exclusivo para trabalhar é uma forma eficiente de evitar a procrastinação.
É interessante ter um escritório em casa mas, se não for possível, organizar um canto do seu quarto ou sala para isso já é válido.
Uma mesa bem organizada, uma cadeira confortável, seu material de trabalho e alguma decoração é o que basta para começar o seu setup.
Descanse
Nos últimos tempos, temos visto pessoas vendendo uma visão completamente errada do descanso, como se fosse algo que devemos lutar muito para conquistar. Mas não é.
Você não deve dormir bem, ter uma pausa e tomar um banho apenas quando cumprir 100% de todas as suas atividades e se esgotar por completo.
Descansar deve ser parte da sua rotina e uma forma de cuidar de si, física e mentalmente.
Lembra que a ansiedade pode te fazer procrastinar? Imagine então doenças como a depressão ou burnout.
Descansar te ajuda a evitar a procrastinação e aumentar sua produtividade de forma saudável e natural.
Talvez os hábitos citados nessas dicas não sejam parte de sua rotina, mas com um pouco de esforço e foco, é totalmente possível evitar a procrastinação e ter uma rotina de trabalho mais agradável no home office.
Conhece alguém que precisa se organizar melhor ou dar uma pausa? Compartilhe essas dicas com ele(a) e não deixe de conferir outros conteúdos aqui do blog!