Todos nós já nos deparamos com anúncios ao navegar pela internet; sites em destaque no ranking do Google, banners dentro das páginas ou aqueles antes e durante os vídeos no YouTube.
Todos esses anúncios, apesar de diferentes entre si pela sua estrutura e pelo local onde estão inseridos, tem uma coisa em comum. Todos podem ser criados e gerenciados a partir do Google Ads, a plataforma de anúncios do Google.
O Google Ads, criado ainda nos anos 2000, evoluiu muito durante os anos, mas, desde sua criação, lidera o mercado de mídia online (anúncios na internet).
Ou seja, é uma ferramenta relevante e estratégica para ser utilizada a favor do seu negócio, especialmente enquanto sua estratégia de SEO é construída, mas ainda não traz os resultados esperados.
Quer entender como funciona o Google Ads, conhecer os diferentes tipos de anúncio e tirar suas dúvidas sobre a ferramenta de anúncios do Google? Continue com a gente e confira tudo sobre o assunto 😉
O que é o Google Ads
O Google Ads, antigo AdWords, é a ferramenta de anúncios do Google, utilizada para promover marcas, empresas e afins a partir da pesquisa do Google, YouTube e outros sites da internet.
Para deixar mais claro, as empresas pagam para o Google para alcançar um lugar de destaque e, assim, conquistar seus objetivos (que, inclusive, podem ser definidos como metas na criação do anúncio).
Porém, anunciar no Google não é tão simplório como pode parecer, não é só pagar e aparecer para todos os usuários do buscador.
Os anúncios do Google Ads são segmentados a partir de palavras-chave, cookies, região, hábitos de pesquisa e outras informações relevantes, o que leva o anúncio para um público específico, a quem o que está sendo anunciado, ou seja, a solução da sua empresa, pode interessar.
Novamente, para deixar mais claro, o Google Ads leva sua solução, através do anúncio, ao seu público alvo, aumentando sua visibilidade, vendas e ganhos.
Como funciona o Google Ads
Como mencionado acima, os anúncios do Google Ads são mostrados para usuários que busquem palavras-chave relacionadas ao negócio anunciado, que têm hábitos e necessidades ligados a essa solução.
Para isso, são usadas quatro plataformas principais:
Anúncios nos resultados de pesquisa
Esses são os anúncios mostrados na SERP (página de resultados), que ficam no topo da página, em destaque e com uma pequena legenda indicando que é um anúncio.
Esses anúncios são indicados para quando o usuário busca um produto, serviço ou solução em específico, além de serem uma boa opção para aumentar a visibilidade do seu site enquanto sua estratégia de SEO é construída.
Anúncios na rede de display
Já os anúncios na rede de display, são aqueles exibidos em sites, páginas de notícia e blogs, capazes de alcançar até 90% dos usuários do Google.
Esses anúncios podem ser em formato de banner ou texto.
Anúncios no YouTube
Os anúncios no YouTube podem ser segmentados por idade, sexo, local e interesses e, assim como os anúncios na SERP, você só paga por eles quando o usuário interage com o anúncio – quando assiste por mais de 30 segundos, clica ou realiza outras ações.
Anúncios de aplicativo
Por fim, os anúncios de aplicativo, que não são exatamente uma plataforma de exibição mas, sim, um tipo de anúncio específico, focado em quem tem aplicativos e precisa aumentar sua visibilidade.
Os anúncios de aplicativos são exibidos em toda a rede do Google, desde os resultados de pesquisa, até o Google Play e YouTube.
Essas são os principais meios de exibição dos anúncios, mas, para que eles sejam, de fato, exibidos, é preciso seguir algumas etapas:
- Selecionar uma meta, como atrair um número maior de visitantes ou aumentar os contatos feitos com a empresa;
- Selecionar a região onde o anúncio deve ser exibido, podendo ser ao redor da empresa ou toda uma região, como um estado ou país;
- Criar o anúncio e definir o orçamento mensal;
- Esperar a aprovação do anúncio, para que ele passe a ser exibido para o público.
Há dois adendos que devemos fazer aqui.
O primeiro, é que você só paga ao Google quando há interação com seu anúncio, ou seja, quando o público clica nele, liga para a empresa ou realiza a ação que foi estabelecida.
Segundo, o tamanho do investimento não define exatamente sua posição no ranking. Isso porque, além do pagamento, o Google avalia outros aspectos para ranquear os anúncios, em especial a qualidade deles.
Ou seja, seu anúncio não precisa ser o mais caro para ter uma boa posição. É preciso, além do investimento, oferecer um anúncio de qualidade, com uma boa palavra-chave, boas páginas de destino, dentre outros.
Por que usar o Google Ads
Se ter um volume maior de visitas e, ainda, de usuários segmentado, não te convenceu quanto à relevância do Google Ads para sua empresa, a lista abaixo pode te fazer mudar de ideia.
Confira abaixo mais alguns bons motivos para investir nos anúncios do Google:
- Resultados imediatos: as campanhas do Google Ads podem trazer resultado assim que vão ao ar, trazendo resultados mais rápidos;
- Com as palavras-chave usadas nos anúncios, é possível filtrar os melhores termos a serem utilizados na estratégia de SEO;
- Facilita testes A/B e a otimização de landing pages;
- Os relatórios dados pelo Google Ads fornecem mais informações que os relatórios de busca orgânica, auxiliando na busca de novas palavras-chave – mais relevantes e eficazes;
- Traz potenciais clientes de todas as etapas do funil de vendas, sendo exibido no momento em que o usuário busca por uma solução ou por informações sobre suas dores.
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Investir no Google Ads, desenvolver a estratégia de SEO, produzir conteúdo, acompanhar resultados, fazer otimizações e trabalhar com cada detalhe da presença digital da sua marca não é uma tarefa simples e nem pode ser realizada da noite para o dia.
Mas, com os serviços de uma agência especializada, é muito mais fácil pôr tudo isso em prática, construindo toda uma estratégia de anúncios, busca orgânica e, assim, aumentando a visibilidade, conversões e os lucros da sua empresa.
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