Como se tornar freelancer em 7 passos fáceis
O trabalho freelancer, que já foi sinônimo de instabilidade e insegurança, hoje em dia é um dos modelos de trabalho mais procurados por profissionais que buscam liberdade, autonomia e mais modernidade no dia a dia.
Mas, apesar da crescente procura, muitos ainda não sabem por onde começar e como se tornar freelancer.
Afinal, mesmo sendo um modelo de trabalho informal e bem livre, ainda há regras e uma “receita de bolo” que facilitam muito seu início de carreira.
Se você é um desses jovens em busca de uma carreira, ou alguém em busca de mudança e autonomia, este artigo foi feito para você!
Nele, te ensinaremos como se tornar um freelancer em 7 passos fáceis. Vem com a gente!
Como se tornar freelancer
Para se tornar freelancer, não basta largar seu emprego atual ou sair comprando todo material de escritório possível e se jogar de cabeça.
Para começar sua carreira com mais segurança, com mais certeza e tranquilidade, vale a pena seguir um passo a passo que, de preferência, tenha sido preparado por alguém que já trilhou esse caminho.
Afinal, quem melhor do que um freelancer para te ajudar a se tornar um freelancer, não é mesmo?
Por isso, listamos esses 7 passos simples, que tornarão seu início de carreira muito mais tranquilo e seguro.
Olha só:
1. Identifique sua área de atuação
O primeiro passo para se tornar um freelancer é identificar sua área de atuação.
Identificar sua área de atuação pode ser bem fácil, basta parar e pensar “O que eu faço bem? No que eu sou bom e tenho facilidade em fazer?”.
Se for mais de uma coisa, opte por aquela na qual você tem mais facilidade e prazer em realizar.
Precisa de um empurrãozinho? Confira estas 5 ideias de trabalho como freelancer.
2. Faça uma pesquisa de mercado
Tendo identificado sua área de atuação, é hora de fazer uma pesquisa de mercado, se aprofundando nas informações sobre o nicho no qual pretende atuar.
Essa pesquisa é importante para entender a concorrência e saber como se destacar dela, avaliar os valores do seu nicho, precificar seu trabalho e avaliar as vagas disponíveis nesse nicho.
Com isso, você começa a trabalhar como freelancer já tendo um conhecimento sobre o mercado, oferecendo serviços à frente dos concorrentes, alcançando assim, um local de destaque e êxito.
3. Tenha um portfólio
O portfólio é uma forma de mostrar aos clientes sua autoridade, experiência e como seu trabalho é capaz de solucionar problemas.
Mesmo sem nenhum projeto “de verdade” já realizado, reúna seus melhores trabalhos de treino e monte um portfólio que, além de mostrar o que você sabe fazer, mostre também o propósito por trás de cada item e projeto.
4. Trabalhe sua autogestão
A autogestão, ou seja, a forma como você gere a si mesmo e seus compromissos, é o divisor de águas entre o sucesso e a falta dele na carreira de freelancer.
Para se tornar freelancer, busque entender o que é a autogestão e, se ainda não domina essa técnica, se esforce para mudar isso.
Afinal, é a autogestão que te permite criar e gerir seus processos de forma profissional e pontual, garantindo a qualidade de suas entregas e ter destaque como freelancer.
5. Encontre seus primeiros clientes
Tendo identificado sua área de atuação, feito uma pesquisa de mercado, montado um portfólio e cuidado da sua autogestão, já é possível dar os primeiros passos para, de fato, se tornar um freelancer.
Para começar a trabalhar, é preciso encontrar seus primeiros clientes.
Mas essa tarefa pode ser complicada para quem nunca prospectou um lead ou, ainda, quando o cliente não tem tanta confiança em seu trabalho.
Para contornar isso, vale a pena pesquisar sobre sites para freelancer e se cadastrar em um ou mais deles.
Nesses sites, o cliente busca por um freelancer e você envia propostas, escolhendo os projetos que mais tem a ver com seu perfil.
6. Escolha onde vai trabalhar
Quando falamos de freelancer, logo associamos a home office, não é?
Mas isso pode ser um equívoco, uma vez que o trabalho freelancer não precisa se limitar às paredes da sua casa.
É possível trabalhar como freelancer em casa, em um escritório, em coworkings ou qualquer lugar do mundo que tenha as ferramentas necessárias para seu trabalho à disposição.
7. Busque aprender sempre mais
Por fim, para se tornar um freelancer de sucesso, com uma cartela de clientes fiéis, boa renda mensal e talvez até potencial para se tornar uma eugência ou agência, o segredo é buscar aprender sempre mais.
Busque aprender sempre sobre seu nicho, novas tendências, como melhorar seu atendimento, otimizar o tempo e processos, como se diferenciar da concorrência e ser um profissional de destaque.
Para isso, é interessante investir em cursos, webinars e estar sempre por dentro de blogs e artigos sobre. A informação pode te levar longe!
E aí, esses passos fazem sentido para você? Até onde você pretende chegar como freelancer? Esperamos que longe e que nossos conteúdos te ajudem a chegar lá!
Obrigado pela leitura e até a próxima!