Os blogs são uma parte importante de qualquer site de empresa, independente do segmento que essa siga.
Por meio do blog, seu público pode conhecer dores que ainda não sabia que possuía, formas de saná-las, pode reconhecer sua autoridade no assunto e área, além de deixá-lo mais propenso a adquirir sua solução.
Essas plataformas devem ser otimizadas, trabalhar o SEO, ter formato responsivo e, claro, agregar valor e relevância para seus leitores, para que esses se tornem leads qualificados e você veja suas vendas crescerem em quantidade e qualidade.
Se você ainda não possui um blog para sua empresa, ou não sabe como usá-lo para gerar leads qualificados e aumentar suas vendas, continue com a gente e saiba tudo sobre o potencial dessa ferramenta. Boa leitura!
O que é um blog
Essa plataforma surgiu em 1997, com o propósito de ser algo como um diário virtual, onde os usuários compartilhariam suas vivências, gostos e atividades que, por algum motivo, poderiam ser interessantes a outras pessoas.
Em 1999 os blogs viraram uma febre, pois o uso era simples e mesmo aqueles com pouco conhecimento no uso dos computadores poderiam aprender a usar os programas e começar a escrever rapidamente.
Com o passar dos anos, os blogs passaram a ter um caráter um pouco menos pessoal e se transformaram, até mesmo, em uma ferramenta empresarial.
Atualmente, os blogs são bem menos pessoais e, no mundo dos negócios, são uma excelente forma de aplicar o marketing digital, inbound marketing e oferecer informações úteis ao público para conduzi-lo pelo funil de vendas.
Por que ter um blog
Como dito acima, os blogs são uma forma muito efetiva de oferecer ao seu público informações e conteúdos relevantes que, para eles, é informativo e, para você, é uma forma de nutrir o lead e conduzi-lo pelo funil de vendas.
O funil de vendas é, basicamente, uma representação gráfica do caminho que o potencial cliente percorre até o momento da compra.
Ao oferecer esses conteúdos relevantes, você mostra ao público que se importa com suas dores e necessidades, apresentando meios de solucioná-las, como dicas, tutoriais, passo a passo, conteúdos informativos e afins.
Enquanto oferece ao público um meio de solucionar suas dores, você mostra ainda que é uma autoridade no segmento e que, caso o leitor não possa resolver a necessidade por si só, você tem uma solução para ele.
O ponto principal aqui é não ir direto à oferta, lembre-se.
É preciso mostrar ao leitor que ele tem um problema, que esse problema pode ser solucionado e, por meio de conteúdos de fundo de funil e CTAs, mostrar que você pode ajudá-lo.
Como gerar leads e vender mais
A essa altura, imaginamos que você já tenha entendido o quão benéfico um blog pode ser para seu negócio, não é?
Portanto, confira agora pontos aos quais você deve estar atento ao criar um blog e produzir conteúdo para seu público.
Conheça o público
Para escrever para um público e ajudá-lo com suas questões, é preciso entender quem é esse público e o que ele busca resolver.
Definir o público é simples, ao saber o que sua empresa oferece e, para facilitar ainda mais, é interessante definir uma persona.
Persona é um personagem criado para representar seu público ideal, contendo informações como idade, formação, posição social, linguagem adequada a ela, entre outras.
Definindo a persona e o público ideal, é hora de alinhar as estratégias e conteúdos ao que esse público busca em uma marca.
Otimização e SEO
A otimização no geral e o SEO são grandes aliados para se posicionar no topo das pesquisas no Google.
O buscador conta com centenas de parâmetros para ranquear conteúdos, mas, no geral, seu blog deve ser original, bem escrito, ter as palavras-chave bem trabalhadas, carregamento rápido e formato responsivo.
Esses pontos são os principais no ranqueamento e, por isso, merecem bastante atenção e cuidado.
Aposte em CTAs
CTAs são Call To Action, chamadas para ação, ou seja, um convite para fazer algo.
“Leia também este artigo”, “baixe nosso e-book”, “entre em contato e saiba mais” são alguns exemplos práticos de CTA.
A CTA escolhida dependerá do propósito do blog e do artigo em questão, mas, no geral, é algo simples de definir e aplicar.
Ofereça conteúdo relevante
Oferecer conteúdo relevante é o determinante para o sucesso do seu blog, mas talvez só o uso dessa frase não explique o suficiente sobre o que deve ser feito.
Para sermos mais práticos, analisemos um exemplo:
Sua empresa fornece aparelhos eletrônicos, periféricos, acessórios para computadores e celulares etc.
Uma forma de alcançar o público e oferecer conteúdo relevante é apresentar textos, vídeos e outros materiais sobre esse assunto, como “Benefícios do kit mouse + teclado” ou “Melhor memória RAM para notebook”.
Você mostra ao visitante informações relevantes para a escolha desses produtos, mostra vantagens de cada um e, no final, pode mostrar que sua loja oferece esse produto.
Para encerrar, deixa a gente te dar uma dica extra: mantenha a frequência em seus posts, postando-os regularmente, sem um espaço de tempo muito grande ou inconsistente.
Usando essas dicas e tendo a disciplina necessária, seu blog trará muitos leads qualificados e será um grande aliado no aumento de suas vendas.
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Esperamos por você!