Conheça o D2C e saiba como usá-lo para aumentar suas vendas

Você, empreendedor, com certeza lida quase que diariamente com diversas siglas, como B2B ou B2C. Mas você conhece o conceito D2C?

Até um tempo atrás, vender diretamente para o consumidor era uma possibilidade pouco explorada e até pouco viável diante da venda para intermediários, já que uma loja física que atendesse ao novo público podia custar bem caro.

Entretanto, com o crescente avanço do comércio online e o baixo investimento necessário, o D2C se tornou uma excelente alternativa para indústrias que querem vender mais. Mas o que, afinal, é esse tal D2C?

O que é D2C?

D2C é a sigla em inglês para direto para o consumidor, referente ao modelo de negócios onde empresas como importadoras, indústrias, franquias ou distribuidoras que efetuam a venda diretamente para quem consome determinado produto ou serviço.

Esse modelo de negócios tem se mostrado muito promissor, visto que a empresa muito provavelmente já conta com um estoque e, com o crescimento do mercado digital, não há necessidade de investir em lojas físicas e outros gastos similares.

Vantagens do modelo D2C

Como qualquer outra técnica que você possa vir a adotar, começar a trabalhar com o conceito de D2C traz várias vantagens e algumas desvantagens inevitáveis, mas nada que não tenha solução. Abaixo, veja as vantagens e desvantagens do D2C.

Expansão do público

Quando você passa a vender direto para o consumidor, você automaticamente expande seu público.

Para garantir o sucesso, porém, você deve tomar alguns cuidados.

É importante você conhecer sua persona (consumidor ideal), para que suas estratégias sejam pensadas e direcionadas para o público correto, tanto para os consumidores quanto seus clientes convencionais.

Menos intermediários

Assumindo um modelo de vendas D2C, você diminui a quantia de intermediários envolvidos no processo de vendas, podendo, desta forma, diminuir seus preços e deixá-los mais competitivos.

Os preços mais baixos atraem um público maior e aumentam consideravelmente as vendas, sendo um ótimo diferencial para empresas que estão começando a atuar em uma nova área.

Facilidade de vender online

Vender online é uma ação já bem simples, que se torna ainda mais fácil quando você já conta com estoque, armazém e afins.

Basicamente, seu investimento inicial se resumiria na criação do e-commerce e desenvolvimento de estratégias de marketing digital.

Para criar sua loja virtual, você pode contratar um desenvolvedor que faça um site totalmente personalizado, ou optar por uma plataforma que permita que você monte sua loja com uma estrutura já existente.

Desvantagens do modelo D2C

Há algumas desvantagens em se adotar o modelo D2C, mas, além de apresentá-las, mostraremos como você pode contornar cada uma.

Clientes antigos

Seus clientes antigos podem estranhar sua atitude e te ver como um concorrente, se você passar a oferecer ao público por um preço mais acessível os mesmos produtos que eles compram de você.

Para evitar possíveis conflitos, selecione quais produtos você vai vender para o consumidor e quais são para os clientes antigos.

Uma boa ideia é oferecer artigos de coleções passadas, que seus clientes já tenham adquirido e vendido, de forma que você possa atuar como um “outlet”.

Lembre-se também de comunicar esses clientes antigos sobre sua decisão de também vender para o público.

Burocracias

Tudo na vida está, de alguma forma, envolto em questões burocráticas, inclusive uma mudança no estilo dos seus negócios.

Alguns contratos não permitem determinados negócios, podendo haver a necessidade de você fazer alterações no contrato atual ou criar um novo CNPJ, para atuar no varejo.

Estrutura

Quando você decide vender para um público diferente, é preciso analisar se a estrutura atual da sua empresa atende às novas necessidades, como reorganização do estoque ou, até mesmo, uma área para o atendimento ao público.

Para atender a dois tipos de clientes, você pode dividir seu estoque, deixando as mercadorias separadas entre consumidor final e outras lojas. Além disso, você precisará organizar suas opções e formas de envio e, também, de devolução ou troca.

Analisando tudo isso, podemos dizer que o conceito D2C vai aumentar suas vendas de uma forma bem simples: aumentando seu público.

Assumir boas estratégias de vendas e marketing trarão cada vez mais consumidores até você, aumentando, desta forma, sua taxa de conversão.

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