Contratos para web designer: Qual a importância?
Quando se trabalha de forma autônoma, como freelancer ou similar, a chance de desvalorizarem seu trabalho ou tentarem te “passar para trás” é bem maior.
Isso porque, trabalhando de forma não convencional, as pessoas podem te enxergar como um meio barato de conseguir determinados serviços ou acreditar que o serviço não vale tanto por vir de alguém que não possui uma marca consolidada e presente em todos os cantos.
Mas não é bem assim.
Seu trabalho como web designer, autônomo ou freelancer, é tão legítimo e demanda tanto esforço como qualquer outro.
Para deixar claro isso aos seus clientes, mostrando a eles seu profissionalismo, boas intenções e assegurando seus direitos, os contratos são indispensáveis.
E, por isso, nesse artigo falaremos sobre a importância dos contratos para web designers e, ainda, sobre o que deve constar neles.
Quer saber mais? Então continua com a gente!
Qual a importância dos contratos para web designer
Os contratos para web designer servem como uma garantia de que seu serviço será devidamente remunerado de forma justa, conforme seus gastos e investimentos – em ferramentas, tempo, parceiros e afins.
Caso o cliente não cumpra com sua parte, o contrato, que, claro, deve ser assinado, serve como um instrumento legal para exigir as responsabilidades desse cliente.
Agora, olhando pelo ponto de vista dos clientes, os contratos são uma forma de você, web designer, mostrar seu profissionalismo, comprometimento e especificar todas as etapas do projeto a ser desenvolvido.
Desta forma, os clientes sentem segurança ao contratar seus serviços, se sentem confiantes quanto ao projeto e, assim, tendem a pagar por ele de forma correta.
Ter contratos para web designer claros e bem redigidos para cada um de seus projetos de web design é uma garantia dos direitos e obrigações de ambas as partes. Uma via de mão dupla.
O que deve ser especificado nos contratos
Para que seus clientes compreendam seu serviço, o que será feito durante a execução do projeto, quais seus direitos e obrigações, o contrato deve ser bem redigido, apresentando todos os pontos de forma clara.
Abaixo, confira quais pontos devem ser especificados nos seus contratos de web designer:
- Valor do serviço;
- Formas de pagamento;
- Prazo para entrega;
- Obrigações de cada uma das partes;
- Responsabilidades de cada uma das partes;
- Cláusula de confidencialidade, caso necessário;
- Penalidades;
- Disposições de rescisão.
Esses são os principais pontos que devem constar, de forma clara e muito específica, em cada um de seus contratos para web designer.
Com isso bem definido, o cliente terá conhecimento sobre o que está incluso em seus serviços, quais informações ele deve ceder, o que você fará com essas informações, qual o valor do serviço final e por que custa essa quantia.
Novamente, ter um contrato dá segurança ao cliente e garante que ambas as partes cumpram suas obrigações.
Lembre-se: nunca comece um projeto de web design sem um contrato assinado e, também, um briefing de cada cliente, que é algo como um questionário que mostra quais os objetivos do projeto que será desenvolvido, quais as expectativas e outros pontos relevantes.
Quer passar confiança e profissionalismo aos clientes e assegurar seus direitos? Então tenha sempre um contrato para seus projetos de web design.
Até a próxima!