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7 etapas para a criação de sites para empresas

A criação de sites para empresas exige muita atenção do web designer, que deve estar atento e se dedicar a todas as etapas do desenvolvimento do projeto.

Apenas layouts bonitos, conteúdo constante e outras ações mal (ou nada) segmentadas não trazem resultados.

Por isso, o web designer e o cliente devem trabalhar de forma conjunta, com o cliente passando as informações necessárias e, o web designer, usando essas informações de forma estratégica.

Neste artigo, listamos 7 etapas para a criação de sites para empresas, com o objetivo de te dar um norte, para que desde o início da carreira de web designer, você saiba como proceder em seus projetos, agregando cada vez mais valor ao seu trabalho.

Então, vamos lá?

1. Entender o público e objetivo

Fechado o contrato com seu cliente, a primeira etapa da criação de um site para a empresa é procurar entender qual o objetivo desse projeto (vender mais, aumentar as visitas no blog, melhorar o ranking no Google) e, também, qual o público da empresa.

Somente entendendo o objetivo e para quem a marca é direcionada, é possível iniciar um projeto altamente personalizado e capaz de gerar os resultados esperados.

Conhecendo o público e entendendo o objetivo desse site, você, web designer, pode desenvolver estratégias mais efetivas e assertivas.

Normalmente, o cliente te passa essas informações no briefing.

2. Pesquisar referências

Além de conhecer as expectativas do cliente e o público para quem o site se direciona, é importante conhecer também quais sites nesse segmento já existem, para desenvolver um projeto original e mais completo que os da concorrência.

Nessa etapa, busque pesquisar referências de sites do mesmo segmento, identificando suas falhas e, também, buscar inspiração para um design que se adeque à empresa e aos objetivos do cliente e, ainda, seja exclusivo.

Confira também este artigo onde apresentamos alguns sites onde você pode encontrar boas ideias para seus projetos.

3. Definir páginas e conteúdo

A essa altura, o site para a empresa do seu cliente já está tomando forma.

Para começar a criação do site, defina as páginas e conteúdo delas.

Alguns exemplos de página são:

  • Home;
  • Página de conteúdos/blog;
  • Sobre, onde constam as informações da empresa;
  • Cases de sucesso;
  • Contato.

Em cada uma dessas ou outras páginas adicionadas ao projeto, devem haver as informações referentes a essa página.

Na Página de conteúdos estarão os artigos, na página Sobre estarão as informações da empresa, na de Cases de sucesso, os depoimentos e feedbacks e assim por diante.

4. Desenvolver o projeto com boas ferramentas

A criação de sites para empresas exige que o projeto tenha uma boa aparência, seja funcional e seguro. Para isso, é importante criá-lo com boas ferramentas.

A que mais recomendamos é o WordPress, uma plataforma de desenvolvimento de sites de código aberto e, também,  Elementor, plugin do WordPress que permite a criação de sites para empresas completos e profissionais, sem o uso de códigos.

5. Domínio e hospedagem

Todo site precisa de um domínio e hospedagem.

O domínio é o endereço eletrônico, meusite.com.br, por exemplo, e, a hospedagem é um serviço que “guarda” o site, suas informações, páginas, arquivos de mídia e afins.

É interessante você oferecer um serviço de hospedagem que poderá te gerar uma receita recorrente e, se possível, convencer seu cliente a adquirir todos os domínios relacionados à marca dele, reduzindo as chances da concorrência e evitando confusão entre os usuários.

6. Testar, validar e aprovar

Após todas as etapas anteriores da criação de sites para empresas, desde o entendimento do público até o uso das melhores ferramentas, o site já está praticamente pronto, faltando apenas alguns ajustes e testes.

Depois de definir o layout, desenvolver e anexar os conteúdos, fazer toda a linkagem interna e hospedar o site, é hora de testar tudo e validar a URL (domínio).

Confira se tudo está funcionando bem, se os links apontam para as páginas corretas, a velocidade de carregamento e todos os outros detalhes de todas as páginas.

Se tudo estiver funcionando bem, maravilha. Se não, corrija os pontos necessários e aí é hora de mandar para a aprovação.

7. Publicar

Site aprovado pelo cliente, hora de colocá-lo no ar!

Depois de publicar o site, as próximas ações necessárias são a divulgação e manutenção.

A manutenção do site é uma excelente forma de manter um bom relacionamento com esse cliente, gerar uma receita recorrente e manter o cliente ativo por mais tempo.

E não se esqueça de caprichar nesse projeto, para usá-lo como um caso de sucesso no seu portfólio!

 

Essas são as principais etapas da criação de sites para empresas e, dizemos que são as principais por que algumas outras estão “dentro” dessas que tratamos aqui.

Quer aprender a desenvolver sites profissionais sem o uso de códigos, podendo prestar serviço para empresas? Se inscreva para participar das aulas da UP Academy e se torne um web designer de sucesso!


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