O que é e como definir a Missão, Visão e Valores da sua empresa

Missão, Visão e Valores é uma ferramenta de gestão organizacional utilizada para nortear as estratégias de um negócio, independentemente de seu porte e segmento. Entenda agora o conceito de Missão, Visão e Valores e descubra como defini-los.

Por meio da missão, visão e valores da organização, o empreendedor pode desenvolver seu planejamento estratégico, alinhando o propósito da empresa e orientando cada tomada de decisão em busca de melhores resultados.

E, se você pensa que esse conceito se aplica apenas às gigantes corporativas, está enganado. Essa ferramenta faz toda a diferença na busca de seus objetivos organizacionais e serve ainda como um diferencial entre a concorrência, principalmente nos negócios de pequeno a médio porte.

Mas o que é, afinal, a missão, visão e valores de uma empresa? Como defini-los? É o que você descobre neste artigo. Vamos lá?

Conceito de Missão, Visão e Valores

Para começar, vamos definir o conceito geral de MVV (para simplificar) e qual sua função dentro de uma empresa.

MVV, basicamente, é um conjunto de ideias cujo objetivo é auxiliar na definição das estratégias de uma empresa. As estratégias, por sua vez, são as ações tomadas e o caminho que a empresa deve trilhar para alcançar seus objetivos e os melhores resultados possíveis.

A partir da MVV, a empresa alinha seus propósitos e pode refletir sobre sua situação atual e sobre o futuro da organização. Desta forma, tê-los bem definidos é necessário para entender e manter a cultura da empresa, engajar seus colaboradores, líderes e, como já foi dito, levar a empresa ao patamar desejado.

Veja abaixo uma definição mais clara de cada um desses três pilares:

Missão

A missão da empresa, pode-se dizer, é o motivo pelo qual ela existe, qual o propósito desse negócio na sociedade. Além disso, a missão é o que define as estratégias, objetivos e indicadores dentro de uma empresa.

Para facilitar o entendimento, a missão deve traduzir em poucas palavras a finalidade da empresa, seu objetivo, que deve ser, basicamente, levar às pessoas os benefícios do produto ou serviço prestados por essa organização.

Vale ressaltar também que, para que todos estejam engajados e se sintam parte importante em toda essa jornada, a missão deve ser definida com um senso coletivo e apresentar certos desafios às equipes.

Visão

A visão é onde a empresa almeja chegar em um determinado período de tempo, é o que direciona a empresa aos objetivos a longo prazo.

Resumidamente, podemos dizer que a visão é o que determina que decisões serão tomadas, quais investimentos serão feitos e quais estratégias serão adotadas.

Porém, é importante que a visão seja bem definida e revista sempre que necessário, evitando que se torne obsoleta ou, até mesmo, inalcançável perante as constantes mudanças do mercado.

Valores

Os valores, por sua vez, são o que definem como a empresa se porta perante a sociedade e no mercado. É a forma como essa organização deseja ser lembrada.

Os valores podem estar relacionados ao bom atendimento ao consumidor, transparência nos serviços, ações sustentáveis, ética, criatividade e outros, de acordo com o que faz mais sentido dentro da cultura da empresa e nos aspectos que todos os envolvidos têm em comum.

Se todos os líderes, colaboradores e demais participantes dos processos empresariais estiverem alinhados dentro dos mesmos valores, a empresa passará muito mais confiança ao público, melhorando a reputação e os resultados do negócio.

Como definir a Missão, Visão e Valores

Depois de entender o que cada uma dessas palavras representa dentro de uma empresa, não fica muito difícil defini-las, basta analisar as singularidades do seu negócio e traduzi-las em propósitos, metas e atitudes.

Para definir sua missão, saiba qual a razão da existência da sua empresa, que benefícios ela traz aos consumidores e à sociedade e, também, quais são seus diferenciais competitivos. Feito isso, elabore uma frase simples e a tenha em mente em todas as futuras tomadas de decisão.

A visão, como dissemos, representa aonde a empresa quer chegar, então, para que seja definida, é preciso estipular indicadores e metas de curto, médio e longo prazo, respeitando os limites que não dependem apenas das ações internas da empresa.

Por fim, para definir os valores do seu negócio, é preciso identificar as atitudes e comportamentos pelos quais você espera que essa empresa seja lembrada, admirada e quais dessas atitudes e comportamentos fazem sentido na organização, considerando todas as partes envolvidas.

 

Apesar de parecer algo complexo de se compreender, os conceitos de missão, visão e valores de uma empresa são bem simples e, tendo o entendimento sobre o propósito do seu negócio, fica mais fácil definir a sua missão, visão e valores, usando-os em todas as suas tomadas de decisão, retenção de talentos e outras ações no caminho para seu sucesso.

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo. Abraço e até a próxima!

0 0 votes
Article Rating
Inscreva-se
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Veja também estes artigos

Pesquise no blog

Artigos recentes

Qual será o próximo passo digital da sua marca?