Como demonstrar mais credibilidade sendo freelancer
Trabalhar como freelancer é uma escolha (na maioria dos casos) que traz uma série de desafios para o profissional, indo da falta de estabilidade na renda, até a falta de confiança em seu trabalho.
Isso se deve, principalmente, à insegurança que muitas pessoas ainda têm em contratar profissionais informais e independentes, ao associá-los a pouco profissionalismo ou irresponsabilidade.
Mas é preciso mudar esse quadro, mostrar para as pessoas e para seus clientes que freelancer não é sinônimo de um serviço “meia boca”.
E foi pensando nisso que preparamos as dicas desse conteúdo: pensando em como você, freelancer, pode demonstrar mais credibilidade para seus clientes, do primeiro atendimento até a entrega do seu projeto de web design.
Bora conferir?
O que é um freelancer
Antes de irmos às dicas, é bom dar uma “repassada” no assunto. Então, primeiro, vamos entender o que é um freelancer.
Freelancer é como são chamados profissionais que prestam serviço a seus próprios clientes, sem atuar em uma empresa, como funcionário e, também, sem ter o próprio CNPJ – quem trabalha como autônomo com CNPJ é o que chamamos de eugência.
Dá para se dizer que o freelancer trabalha fazendo os famosos “bicos”, mas numa área em específico e tendo isso como profissão, na maioria das vezes.
Para entender melhor o que é como atua um freelancer, vale a pena conferir os seguintes conteúdos aqui do blog:
O que é e como funciona o trabalho freelancer.
Como conseguir os primeiros clientes como freelancer.
Como passar mais credibilidade como freelancer
Agora que está claro o que é um freelancer, vamos à parte mais importante, às nossas dicas de como você pode demonstrar mais credibilidade sendo freelancer.
Então, se passar segurança e profissionalismo aos seus clientes, mesmo sendo um trabalhador informal, é o que você deseja, abaixo está o caminho para isso!
Tenha um portfólio
Ter um portfólio é um bom começo para demonstrar mais credibilidade, mesmo como freelancer.
No portfólio, você deve agrupar seus melhores projetos, inclusive aqueles desenvolvidos só para estudo, além de feedbacks de clientes anteriores, informações sobre você e sua formação e detalhes sobre suas escolhas nos projetos.
Não sabe como fazer seu portfólio? Relaxa, também já falamos sobre isso, então não deixe de conferir nossas 6 dicas para montar um portfólio de web design.
Trabalhe com contratos
Trabalhar somente com contratos é mais uma forma de demonstrar credibilidade para seus clientes, uma vez que o documento serve como garantia e proteção para ambas as partes.
Para tornar a comunicação mais clara e o contrato mais profissional, não se esqueça de especificar nele os seguintes pontos:
- Valor do serviço;
- Formas de pagamento;
- Prazo para entrega;
- Obrigações de cada uma das partes;
- Responsabilidades de cada uma das partes;
- Cláusula de confidencialidade, caso necessário;
- Penalidades;
- Disposições de rescisão.
Com essas informações dispostas e bem explicadas no contrato, seu cliente sentirá mais segurança e credibilidade em seu trabalho como web designer freelancer.
Peça feedbacks
Pedir feedbacks ao final de cada projeto, além de demonstrar credibilidade, te ajuda a crescer como profissional, ao usar as críticas para melhorar e, também, ajuda a ter mais opiniões e cases de sucesso no portfólio.
Para fazer isso, basta pedir ao cliente, após a conclusão do projeto, para avaliar seu serviço, pedindo a opinião dele sobre o site criado, sobre seu atendimento, comunicação e qualquer outro detalhe que possa ser relevante.
Escreva bem
Escrever bem, de forma clara, objetiva e sem erros de português é fundamental.
Escrever bem vai te garantir um melhor atendimento ao cliente, mais facilidade para converter seus leads e, até mesmo, mais facilidade para o cliente atrair visitantes através do site desenvolvido por você.
E, para garantir essa boa escrita, temos uma dica simples: leia. Jornal, livros de gêneros da sua preferência, placas de trânsito, posts na internet. Leia.
Quem lê tende a escrever melhor por ter contato com boa pontuação, variedade de palavras e visões de mundo diversas.
Cumpra prazos
Cumprir prazos é uma obrigação que nem todo freelancer dá atenção, então, para passar mais credibilidade, mostrar comprometimento e se diferenciar dos demais, ser pontual já é um grande passo.
O tempo que você levará para criar um site depende de diversos fatores, como sua agilidade, tempo disponível para trabalhar no projeto e quantos projetos você atende simultaneamente.
Entendendo estes fatores determinantes, você entende seu prazo de entrega e pode apresentá-lo para o cliente – além, é claro, de cumpri-lo.
Seja prestativo
Mais uma dica de ouro é ser prestativo, se mostrar disposto a ajudar, tirar dúvidas, atender às necessidades do cliente e, quando necessário, mostrar a ele um caminho mais adequado a seguir em relação ao site em desenvolvimento.
Ser prestativo, além de mostrar credibilidade, agrega valor ao seu trabalho e dá ao cliente a sensação de personalização, de que ele é importante e exclusivo.
Portanto, lembre-se de estar sempre disposto a ajudar!
Saiba precificar seu trabalho
Por fim, para demonstrar mais credibilidade sendo freelancer, saiba como precificar seu trabalho.
Coloque no cálculo tudo que foi necessário para desenvolver o site: seu tempo, eletricidade, internet, computador, programas como WordPress e hospedagens de sites (você contrata e o cliente paga, normalmente), curso de web design, etc.
Para facilitar, confira também os valores dos principais formatos de site.
E não se esqueça que, no início da carreira, é normal acabar cobrando valores abaixo dos de mercado, mas, com o passar do tempo e ganho de experiência, não deixe de atualizar e corrigir os preços.
Com essas dicas simples e fáceis de aplicar você demonstrará muito mais credibilidade e profissionalismo aos seus clientes durante todo o processo, do atendimento e fechamento de contrato, até o momento da entrega.
E aí, você está pronto para começar sua jornada como web designer freelancer?