ConteúdosDesenvolvimentoQual a diferença entre programador e web designer

Qual a diferença entre programador e web designer

Os programadores e os web designer são profissionais que vem ganhando cada vez mais destaque no mercado, normalmente com o programador criando o site por meio de códigos e o web designer dando a ele uma aparência funcional e com foco na experiência do usuário.

Essas duas áreas de trabalho são bem distintas, mas costumam ser complementares e igualmente necessárias.

Mas há um detalhe interessante: o web designer nem sempre terá seu trabalho restrito a dar um bom visual à interface que será desenvolvida pelo programador. Por vezes, ele mesmo pode ser o desenvolvedor por trás dessa interface.

Como essas duas profissões costumam ser interpretadas de forma equivocada ou incompleta, decidimos tirar todas as suas dúvidas, facilitando sua vida na hora de escolher que caminho seguir para ser um freelancer de sucesso.

Descubra nesse artigo a diferença entre programador e web designer e, no final, saiba como ser um desenvolvedor de sites sem precisar programar.

Programador

No contexto do desenvolvimento de sites, o programador é o profissional responsável por construir páginas na web.

O programador usa seu conhecimento em linguagens de programação e marcação, como JavaScript, Python, PHP e HTML, para desenvolver a lógica e a interatividade de sites, páginas na web e similares.

Usando um exemplo simples, podemos descrever o programador com aquela imagem que geralmente temos desse profissional: aquele que passa horas em frente ao computador, digitando caracteres que parecem sem sentido numa tela preta.

Apesar do estereótipo, esse exemplo ajuda a entender a função do programador.

Esses caracteres são o código utilizado para fazer o site funcionar de forma prática e interativa, com base na lógica, solução de problemas e usando o roteiro dado pelo cliente (dono do site).

Para encerrar a descrição, vale ainda dizer que o programador pode atuar de três formas diferentes, com o front-end, back-end e full-stack.

A primeira se refere à estrutura visual do site, que será manipulada pelo usuário. A segunda, lida com a estrutura interna do site, como a comunicação com o banco de dados e, o último, é o profissional que pode trabalhar tanto com o front-end como com o back-end, construindo todo o site sozinho.

Web Designer

O web designer, por sua vez, é o profissional que costuma ser responsável pela parte visual do site, considerando a experiência do usuário (UX) e a melhor interface possível para o objetivo do site.

Nesse âmbito do design visual e interativo, o web designer deve ser capaz de pesquisar referências, fazer testes e validações, definir paletas de cores, criar bons layouts, identidades visuais e projetar experiências personalizadas.

O trabalho do web designer envolve ainda considerar padrões de mercado e necessidades do público que se deseja atingir, além de exigir muita criatividade do profissional.

Mas há um detalhe que nem sempre é abordado: o web designer pode também ser o responsável pelo desenvolvimento do site ou página na web.

Sendo um programador e web designer? Não necessariamente!

Há ferramentas do próprio web design que permitem que o web designer desenvolva o site do zero, sem precisar escrever uma única linha de códigos.

Aqui no blog da UP Academy, você pode saber mais sobre o desenvolvimento de sites sem códigos e as principais plataformas no-code  para quem busca desenvolver sites profissionais sem usar programação.

Acompanhe nossos conteúdos e não perca nossas aulas. Aqui, você descobrirá uma nova forma de desenvolver sites para gerar uma renda extra, ou, ainda, conquistar sua independência financeira atuando como web designer freelancer.

Fique ligado e até a próxima!


0 0 votes
Article Rating
Inscreva-se
Notificação de
guest
0 Comentários
Antigos
Recentes Mais votados
Inline Feedbacks
View all comments