Com os avanços das ferramentas de automação de marketing, o e-mail se tornou a melhor maneira de entregar as mensagens certas para as pessoas certas e fazer com que seu negócio cresça ainda mais.
Hoje em dia, o e-mail marketing é a forma mais pessoal de se comunicar com seus potenciais clientes através da troca direta de mensagens e entregar o que eles permitirem e realmente tiverem interesse em saber.
O que é e-mail marketing?
O e-mail marketing é uma ferramenta muito poderosa de comunicação, que consegue aproximar as empresas de seus potenciais clientes através do e-mail.
Você já deve ter recebido muitos e-mails com esse objetivo, como por exemplo promoções de lojas, passagens aéreas, convites para eventos ou confirmações de compras online.
Esses são alguns exemplos de e-mail marketing utilizados pelas empresas e marcas para construir relações e conseguir a audiência dos consumidores.
Por que utilizar o e-mail marketing?
De acordo com pesquisas da E-mail Marketing Trends (2017) 98,7% das pessoas possuem e-mail pessoal e tem o hábito de acessá-lo e 77,2% das empresas brasileiras já adotam a estratégia de e-mail marketing.
Com esses números podemos perceber que a maior parte das empresas no Brasil já utilizam essa ferramenta como estratégia de marketing para alcançar os potenciais clientes.
Confira o que mais essa ferramenta pode trazer para sua empresa:
Visibilidade
Com o envio frequente de e-mails a empresa consegue marcar presença e também utilizar esse canal para divulgar sua marca e seus serviços, conseguindo ser lembrada mais facilmente como opção de compra pelo consumidor.
Segmentação
Ao conseguir o contato do consumidor você pode solicitar posteriormente informações adicionais e com isso disparar e-mails mais específicos para cada um, de acordo com as informações recebidas.
Alcance previsível
Uma das grandes vantagens desse canal de comunicação é seu alcance previsível, pois todas as pessoas selecionadas irão receber sua mensagem, e é possível alcançar um número muito maior de pessoas em um mesmo período de tempo.
Formas de transmitir a informação
Através do e-mail você pode enviar conteúdos em formas variadas como textos, imagens e gráficos, portanto, ele pode ter o formato que você achar mais adequado para falar do assunto em questão.
Interação
Através do e-mail você pode manter um relacionamento constante com sua base de contatos, promover os conteúdos do seu blog ou página, educar e nutrir seus potenciais clientes até que eles tenham uma posição de compra sobre seus produtos ou serviços.
Como o e-mail marketing colabora com sua estratégia?
1. Engajar leads
Quando o usuário se cadastra para receber e-mails da sua empresa, é porque algum serviço ou produto que você tem é interessante para ele, e ele espera que você faça contato durante o mês, enviando conteúdos e novidades.
Sendo assim, é importante que a empresa mantenha um relacionamento constante com sua base de contatos por e-mail, informando sobre seus serviços ou produtos e deixando os leads engajados com seu trabalho, pois dessa maneira, é muito mais fácil que ele se lembre e confie no seu produto ou serviço quando tiver interesse em realizar uma compra.
Com o e-mail você também pode mensurar o interesse das pessoas em relação ao que você está enviando, sendo possível saber a taxa de cliques e abertura dos e-mails e os pedidos de remoção da lista. Assim, você consegue manter em sua lista apenas quem realmente tem algum interesse no que você está oferecendo.
2. Promover conteúdos
Se você tem um blog e produz conteúdos, conseguirá promovê-los também através do e-mail, desta maneira você pode aumentar os acessos em seu site e blog e consequentemente a sua visibilidade na internet. Desta forma, mais pessoas conhecerão seu trabalho e sua mensagem chegará a um número maior de possíveis clientes.
3. Nutrir e educar
O e-mail é o canal ideal para nutrir e educar seu público, pois através dele você pode enviar diversos tipos de mensagens. Você poderá informar o público e apresentar seu trabalho de muitas maneiras diferentes, e com contato constante você estreita seu relacionamento com ele. Tudo isso deve ser feito de forma bem planejada, para que seu e-mail não acabe se tornando spam.
4. Vender
Depois de apresentar seu trabalho, nutrir e educar seus leads, você também conseguirá utilizar esse canal para promover seus serviços ou produtos. Através do e-mail você poderá estimular os contatos a se tornarem clientes, realizarem suas compras com mais facilidade e comodidade e desta maneira aumentará suas vendas.
5. Relacionamento pós-venda
Muitas empresas esquecem de manter um relacionamento com o cliente depois que ele realiza uma compra. É necessário prestar muita atenção nisso!
Quando os clientes ficam satisfeitos com um serviço ou produto adquirido, a chance de realizarem novas compras com a mesma empresa e fazer indicações é muito maior.
Então fique atento, pois realizar uma venda é importante, mas manter um relacionamento com o cliente para fidelizá-lo e assim conseguir que novas vendas ocorram, é essencial.
Devo comprar listas de e-mail?
Uma grande dúvida das empresas é em relação a compra de listas de e-mails. Essa não é uma opção recomendada e você vai entender o porquê.
As pessoas para quem você irá enviar seus e-mails depois que comprar uma lista não conhecem você, seu trabalho, e nem sabem como foi que você conseguiu o contato delas. Provavelmente, assim como você, outras empresas podem ter comprado essa lista, o que faz com que a pessoa receba diversos e-mails aleatórios, e você nem ao menos sabe se ela tem interesse no que está oferecendo, portanto, as chances de seu e-mail ser marcado como SPAM é bem grande, e dessa maneira ele ficará perdido entre tanto outros.
Apesar de ocupar mais tempo e trabalho, criar sua própria lista de e-mails será mais vantajoso para sua empresa e pode trazer resultados muito mais satisfatórios.
Construindo sua lista de e-mails
Existem diversas estratégias que você poderá utilizar para conseguir captar e-mails de pessoas realmente interessadas em seus serviços.
Você pode criar em seu site ou blog um espaço para cadastro, desta maneira, todas as pessoas que se cadastrarem nessa lista já conhecerão sua empresa e terão autorizado o envio dos e-mails.
Procure simplificar o processo de cadastro, não pedindo um número muito grande de informações no início, para que o usuário não desista de preenchê-lo. Informações adicionais você poderá conseguir ao longo do tempo.
No decorrer desse processo você conseguirá filtrar os e-mails presentes em sua lista, estudando as taxas de abertura, cliques e pedidos de remoção, e assim poderá manter na lista apenas os interessados, e continuar adicionando novos contatos a ela.
Dicas para escrever um bom e-mail marketing
Existem algumas práticas que devem ser usadas para ter sucesso no momento da criação de seus e-mails, para garantir que o maior número possível de contatos volte sua atenção para eles.
1. Segmente seu público
Entenda quem são as pessoas que estarão lendo seu e-mail, quais interesses e preferências elas têm, enfim, qual é sua persona.
2. Crie um texto claro e objetivo
Hoje em dia as pessoas costumam ter pouco tempo livre, portanto, procure criar textos curtos e que vão direto ao ponto que você deseja falar.
3. Use uma linguagem adequada
Depois de conhecer seu público você conseguirá decidir qual é a linguagem mais adequada para falar com ele e quais expressões deve usar.
Se for um público mais jovem você poderá escrever de uma maneira mais descontraída e usar um tipo de linguagem. Se o público for mais adulto, você transmitirá a mensagem de uma maneira mais séria e com outro tipo de linguagem.
4. Escrita individual
Procure se dirigir ao público de uma maneira individual, utilizando seus nomes, como se estivesse escrevendo apenas para uma pessoa, levando ao seu texto um nível maior de proximidade.
Estas são algumas estratégias e dicas que vão contribuir com o funcionamento da sua empresa, fazendo com que você tenha um relacionamento diferenciado com seu público e alcance os melhores resultados possíveis para o seu negócio.
Gostou de saber um pouco mais sobre o uso do e-mail marketing? Entre em contato, fale com um de nossos consultores e conheça todas as ferramentas que podem fazer sua empresa vender mais!