Com um público cada vez mais exigente e engajado em pautas sociais, como questões ambientais, feministas e de diversidade de gênero, as empresas têm que oferecer muito mais do que um produto ou serviço para prosperar.
As empresas que levam esse status, Love Brands, já perceberam isso e, para se destacar e atrair cada vez mais fãs, demonstram preocupação com o público e também seus valores em todos os contatos, oferecendo mais que um produto ou serviço: um estilo de vida.
Todos conhecemos alguém que ama a marca Harley Davidson ou que faz tudo para ter um iPhone novinho, não é mesmo? Isso porque essas marcas vendem um estilo de vida, seja ele aventureiro e livre ou criativo e inovador.
Neste artigo, falaremos sobre o que torna uma empresa uma Love Brand, daremos alguns exemplos e veremos o que podemos aprender com elas.
O que é Love Brands?
Empresas Love Brands, como foi dito no início, são aquelas empresas que agem muito além da forma tradicional. Elas se importam com os clientes, têm propósitos bem definidos e trabalham seus valores em todas as suas relações.
Pense na Netflix, por exemplo. A plataforma de streaming oferece uma página inicial personalizada de acordo com seus gostos, tornando a experiência mais agradável, com aquela impressão de que foi tudo feito especialmente para você.
Além disso, a Netflix está muito presente no ambiente digital e tem uma personalidade super divertida, afetiva e respeitosa com o público, o que gera muita empatia e faz as pessoas amarem cada vez mais a marca.
Empresas que atuam de forma semelhante são capazes não só de atrair novos clientes, mas verdadeiros fãs e defensores da marca, que não hesitariam em recomendá-la a qualquer momento.
Empresas Love Brands: as mais amadas
Além da Netflix, há vários outros exemplos de empresas love brands. Veja alguns deles:
Nubank – O banco digital Nubank atrai cada vez mais clientes, com sua linguagem direta e verdadeira.
O propósito da empresa é acabar com a burocracia e complexidade tradicional de outros bancos.
São oferecidos benefícios como zero anuidade, parcelamento sem juros e a grande facilidade para criar uma conta.
Harley Davidson – Quem adquire uma Harley não compra apenas uma moto, mas um estilo de vida aventureiro e livre sobre duas rodas.
Ter uma Harley te inclui em uma comunidade muito almejada, repleta de outros amantes da liberdade e, claro, da marca.
Lego – A Lego foi considerada a marca mais amada do mundo, com seus produtos nostálgicos e linguagem leve e divertida, que atrai não só crianças, mas fãs de todas as idades.
A marca incentiva a imaginação, criatividade e diversão no próprio site, onde pedem para seus clientes desenvolverem e compartilharem suas criações.
Vantagens de ser uma Love Brand
Como você deve ter percebido, ser uma Love Brand pode trazer várias vantagens para você e sua empresa. Abaixo, falaremos brevemente sobre duas importantes vantagens. Veja só:
Consumidores leais
Um consumidor apaixonado por uma marca vai sempre procurar por ela, consumir o que for oferecido, recomendar para seus conhecidos e na internet e, talvez o melhor de tudo, vai relevar o preço.
Se o cliente realmente gosta do que você faz, do que você oferece e da experiência que tem com sua empresa, ele muito provavelmente vai se manter como seu cliente, mesmo que a concorrência ofereça preços menores.
Não só seu produto ou serviço, ele está consumindo a experiência, o atendimento personalizado, o sentimento.
Colaboradores talentosos
Além das mudanças nos hábitos de consumo, as expectativas e anseios quanto ao trabalho também mudaram muito nos últimos anos.
Atualmente, os profissionais desejam fazer parte de uma organização bem sucedida, amada, que faça seu trabalho valer a pena e o motive diariamente a ser um profissional melhor.
As Love Brand atraem, desta forma, colaboradores mais capacitados, motivados e alinhados à cultura da empresa, que têm prazer em realizar cada trabalho e tornam a experiência do cliente ainda mais agradável.
Como pudemos notar, as empresas Love Brands têm muito o que nos ensinar quanto ao atendimento ao cliente, valores e o que vendemos, correto?
Analisando o sucesso desse estilo de negócios e toda a revolução nos hábitos de consumo, podemos dizer que o futuro do empreendedorismo é Love Brands e, para progredir, todos devemos ser um pouco amáveis e cativantes para o público.
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