Gerenciar uma empresa não é uma tarefa fácil, são muitas as áreas que precisam de atenção e em um setor tão competitivo como a odontologia é ainda mais difícil.
Muitas vezes o marketing é deixado de lado por diversos motivos como falta de tempo ou dinheiro para investir. Isso pode ser prejudicial para sua clínica odontológica, pois o marketing é capaz de melhorar todas as demais áreas (comercial, atendimento, retenção, etc). Ainda assim, é uma área que exige dedicação e um trabalho bem feito.
Listamos nesse artigo alguns erros que você pode estar cometendo e qual a ação sugerida para cada um.
1. Não conhecer bem seu público
Em primeiro lugar, um ponto que sempre mencionamos é: você precisa entender muito bem quem é seu público, quais são suas preferências, seu estilo de vida e outros detalhes importantes para chegar a definição do seu cliente ideal.
Entendendo o perfil do seu cliente, fica muito mais fácil ser assertivo na criação de estratégias e conteúdos e, consequentemente, obter melhor retorno sobre o investimento.
Recomendação: selecione algumas pessoas que já foram atendidas por você e realize uma pesquisa. Entenda seus hábitos de consumo, onde e como vivem, a escolaridade, profissão e quais meios de comunicação e mídias sociais geralmente utilizam. Com isso você será capaz de criar sua persona.
→ Veja também | Como criar sua Persona e qual a importância para sua empresa
2. Ignorar os benefícios de tratamentos
Ao se comunicar com seus clientes, você pode cair na tentação de dirigir os esforços apenas para ofertar seus serviços. O grande erro é ignorar o fato de que nem todas as pessoas conhecem os benefícios da solução que você tem em mãos.
Recomendação: crie conteúdos educando e informando seu público sobre os benefícios dos tratamentos que você oferece. Busque conhecer quais são as principais dúvidas que seus clientes têm e desenvolva materiais a fim de apresentar como seus tratamentos podem ajudá-los.
3. Esperar resultados imediatos
Um erro de muitos dentistas é acreditar que os resultados de ações de marketing chegam do dia para a noite. São muitos os fatores que favorecem o sucesso de uma estratégia como, o planejamento, personas, canais de contato e outros.
Salvo exceções, os resultados positivos virão após um tempo de execução, análises e otimizações das ações realizadas. A expectativa sobre os resultados precisa estar alinhada no planejamento.
Recomendação: faça um planejamento ímpar das ações de marketing odontológico e faça otimizações até obter os resultados positivos. Saiba que os resultados poderão vir após algum tempo de execução, então esteja preparado para continuar o trabalho nesse tempo.
4. Não ter um planejamento estratégico
Outro grande erro no marketing odontológico que muitas clínicas cometem é não ter um planejamento das ações que serão executadas. O planejamento estratégico é essencial e serve como norte para aumentar as chances de obter resultados positivos.
O planejamento estratégico é, resumidamente, a definição dos principais pontos como: personas, canais de comunicação, formatos de conteúdos, principais assuntos, orçamento de mídia, entre outros.
Recomendação: o planejamento estratégico de ações de marketing odontológico deve ser feito com embasamento em pesquisas e estudos mercadológicos. Assim, os investimentos e esforços das ações trarão melhores resultados. Buscar ajuda de profissionais de marketing para o planejamento com certeza fará toda a diferença!
→ Veja também | A importância do marketing para a área da saúde
5. Desconhecer os limites do CFM
Abordamos em outro artigo, a importância do marketing para a área da saúde, e um dos pontos lá mencionados que também vale destacar aqui, cujo erro é ainda mais sério, é a falta de conhecimento dos limites definidos pelo CFM.
Algumas ações são consideradas antiéticas pelo CFM, tais como anúncios de especialidades não registradas, promoção de fotos de pacientes mesmo com a aprovação destes, divulgação de comparativos (antes e depois), entre outras.
Recomendação: estude a fundo a Resolução CFM Nº 1.974/2011 do Conselho Federal de Medicina. Este material discorre o que não deve ser feito em relação ao marketing médico, valendo também para a área odontológica.
6. Acreditar em soluções mágicas
Não existe uma fórmula mágica ou receita de bolo para o marketing. Este é um erro que pode acabar com sua estratégia de marketing odontológico.
Como já mencionamos, há muitos fatores que influenciam e variam em diferentes empresas, regiões, públicos e objetivos. Existem vários métodos que facilitam e norteiam a execução de ações de marketing, porém, nunca serão uma solução de sucesso garantido.
Recomendação: aplicar métodos e estratégias como o Inbound Marketing, por exemplo, cujas atividades são pré-definidas, auxiliam na conquista de resultados, mas não é a garantia destes. Aqui vale analisar qual o objetivo da estratégia, criar um planejamento das ações e dedicar os esforços necessários para atingir tal objetivo.
7. Tentar fazer tudo por conta própria
Você já deve ter percebido que marketing aplicado à odontologia exige esforço e conhecimento em diferentes frentes. É preciso entender seu público, conhecer canais de comunicação, estudar estratégias e métodos e aprender a usar ferramentas de marketing, além de toda a operação da clínica.
Fazer tudo sozinho, sem apoio de profissionais com experiência em marketing, pode ser um grande erro. Ao atribuir a si mesmo todas as atividades, a sobrecarga pode fazer com que seu investimento vá por água abaixo!
Recomendação: tenha em mente que você precisa saber o que pode ser feito e de que maneira, mas contar com o auxilio de mais profissionais aumentará suas chances de ter resultados positivos com a estratégia de marketing odontológico. Existem agências especializadas em marketing para a área da saúde, com equipes multidisciplinares para atuarem nas diferentes frentes.
8. Copiar estratégias da concorrência
Se não existe uma fórmula mágica, copiar a estratégia de um concorrente é um grande tiro no pé! Você não conhece o planejamento de marketing das outras empresas, então é arriscado acreditar que fazer as mesmas coisas poderá ajudar a sua empresa.
Copiando a estratégia do seu concorrente te levará no máximo, ao mesmo lugar que ele. Em um mercado tão concorrido, é preciso ir além e se destacar!
Recomendação: não deixe de acompanhar o que seus concorrentes fazem e como trabalham, é importante ter esse comparativo. Entretanto, não cometa o erro de fazer o que seu concorrente faz sem ter um planejamento embasando a melhor estratégia para atingir seu objetivo.
Como você está lidando com o marketing para sua clínica odontológica? Atendemos clínicas com estratégias para captação de pacientes pela internet e os resultados têm sido excelentes, entre em contato e agende um bate-papo sem compromisso para conhecer como podemos ajudar sua empresa.