Como desenvolver uma estratégia de vendas que realmente funciona

Todo empreendedor busca otimizar suas práticas e estratégias de venda. Entretanto, há aqueles que se acomodam, se satisfazendo com os primeiros bons resultados, perdendo assim a chance de faturar mais.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Statistics chart on laptop display and trader analyzing the data

Uma boa estratégia de vendas pode ser um grande divisor de águas no seu negócio, pois, quando bem pensada e executada, ela pode aumentar satisfatoriamente as vendas e a receita da sua empresa.

Neste artigo, separamos os passos essenciais para você desenvolver uma estratégia que gere resultados reais. Fique conosco!

O que é estratégia de vendas?

A estratégia de vendas, resumidamente, é um plano detalhado com as melhores táticas e processos estabelecidos para construir a marca, aumentar as vendas e gerar mais lucros.

Só para esclarecer, estratégia de vendas e estratégia de marketing não são a mesma coisa.

Enquanto o foco do marketing está em divulgar o nome da empresa e mantê-la interessante para o público, a estratégia de vendas diz mais respeito a como você vai fechar o negócio.

Como desenvolver sua estratégia de vendas

Visto que a estratégia de vendas define detalhadamente como você vai fornecer seu serviço ou produto ao cliente, vamos apresentar agora os passos principais para que você desenvolva uma estratégia de vendas efetiva e certeira, que garanta suas vendas e o sucesso da sua marca.

Conheça seu público

Toda empresa que deseje, de fato, ter sucesso, deve conhecer seu público, sua persona.

Conhecendo seu público, você passa a entender o que o atrai, quais suas dores e necessidades, o que ele precisa que já existe no mercado e o que ainda falta.

Estar atento a características como a linguagem e sua localização geográfica também são pontos bem interessantes para desenvolver sua estratégia de vendas de um modo mais personalizado.

Conheça a concorrência

Para garantir a competitividade e que você esteja à frente dos seus concorrentes, é preciso estar atento às ações deles.

É bem fácil saber o que seus concorrentes andam fazendo. Você pode coletar panfletos, listar os produtos ou serviços e preços, fazer uma busca online e conhecer o conteúdo que eles produzem, comprar algo para comparar com o que você oferece e várias outras ações similares.

Sabendo o que eles oferecem, qual a qualidade, preços e se o atendimento ao consumidor é bom, por exemplo, você pode se posicionar de maneira estratégica para se manter à frente.

Tenha metas plausíveis

Toda empresa deve ter metas claras e plausíveis, que direcionem os envolvidos no caminho certo.

Antes de criar sua estratégia de vendas, defina suas metas, prazos, quais os recursos necessários e os já disponíveis. Além disso, avalie quem será seu público alvo, qual produto terá mais destaque e os pontos que você deverá mudar para alcançar cada uma de suas metas.

Uma dica prática para definir suas metas é um acróstico com o termo Smart. Suas metas devem ser SMART, veja só:

S – Específicas (Specific)
M – Mensuráveis (Measurable)
A – Alcançáveis (Achievable)
R – Relevantes (Relevant)
T – Temporais (Time-based)

Ofereça treinamento à sua equipe

Não existe decepção maior do que ser atendido por um vendedor ruim. Aquele que não apresenta nenhum benefício relativo à compra, não sabe como tratar o cliente, não demonstra prazer pelo que está fazendo.

Seu produto pode ser o melhor do mercado, mas, se sua equipe não for igualmente boa, de nada adianta.

Para garantir o melhor atendimento possível, ofereça treinamentos aos seus colaboradores, cursos, palestras e incentivos que os façam querer vender e gostar de vender, fazendo-o com mais destreza e confiança, tornando a experiência do cliente mais agradável do começo ao fim do atendimento.

Com todo o avanço dos meios digitais, está cada vez mais fácil entender as necessidades do público e estudar a concorrência, tornando, assim, mais fácil o desenvolvimento da sua estratégia.

Para garantir os melhores resultados, avalie sempre o desempenho da sua empresa, otimize suas ações e corrija o que for preciso, buscando sempre se melhorar.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Aproveite e veja também

Aumente as vendas da sua empresa por meio da internet

Construímos sites de alta performance para alavancar empresas no meio digital