Conheça os principais formatos de site e suas características
Elaborar um site é um ponto estratégico e essencial para que um negócio esteja presente no ambiente digital e tenha destaque dentre todos os outros já existentes no mesmo segmento.
A criação de um site de qualidade depende de um web designer. E, para criar sites que tragam resultados efetivos para você e seus clientes, é preciso conhecer os principais formatos de site e suas características.
Abaixo, citaremos 5 tipos de sites bem difundidos e conhecidos, além de citar suas principais características. Com isso, ficará bem mais fácil desenvolver projetos que atendam às necessidades de seus clientes.
Vamos lá?
Sites institucionais
Os sites institucionais são ideais para empresas que já possuem um público e tem seus produtos ou serviços bem definidos, servindo, a grosso modo, como um cartão de visitas virtual.
Nesse tipo de site podem constar a história da empresa, os serviços prestados, benefícios oferecidos, diferenciais, informações de contato, dentre outros.
Apesar de não ser o foco principal, é possível melhorar muito os resultados de uma empresa através de um site institucional, focando em pontos como a usabilidade e conversão, que influenciam o visitante a realizar ações e o levam até a compra.
Landing pages
As landing pages ou páginas de captura, são um tipo de página voltada exclusivamente para a conversão, para uma tomada de decisão.
Esse formato de site é muito utilizado em campanhas de marketing, conta com poucos elementos e estímulos e, como dito, tem como objetivo levar o visitante a realizar uma ação.
Essa ação esperada varia de acordo com as intenções do cliente, mas pode ser o download de um e-book, solicitar um orçamento ou agendar uma reunião, por exemplo.
Página de vendas
Como sugere o nome, esse tipo de site é voltado para a venda, sendo um formato ideal para apresentar infoprodutos, como cursos online, e-books, vídeo aulas, podcasts, webinars etc.
O objetivo de uma página de vendas é quebrar qualquer possível objeção do potencial cliente e levá-lo a finalizar a compra, usando uma linguagem e oferta claras.
Esse tipo de site deve ser responsivo, estar sempre atualizado, ter um visual limpo e focar sempre na experiência do usuário.
Sites dinâmicos
Os sites dinâmicos são aqueles que combinam diferentes seções, como um site institucional e um blog, por exemplo.
Esse tipo de site auxilia bastante nas estratégias de marketing, que são bem limitadas nos sites institucionais, sendo possível oferecer conteúdos para nutrir leads e diversos outros tipos de conteúdos.
O interessante é que negócios de portes diversos apostam nesse formato de site, ou seja, você pode criar um site dinâmico para clientes com empresas de grande, médio ou pequeno porte, mesmo que atuem em nichos totalmente distintos.
Lojas virtuais
As lojas virtuais ou e-commerces são sites com uma premissa similar à das lojas físicas e praticamente todo mundo já usou ou, pelo menos, conhece esse formato de site.
Há produtos em estoque, é possível contatar o vendedor, esclarecer dúvidas, adicionar ou remover produtos no carrinho etc.
As principais características desse formato de site são os ícones e elementos que facilitam a navegação e interação, responsividade e o formato padrão, com a imagem do produto de um lado da tela, sua descrição do outro e valores abaixo.
É importante que a loja virtual esteja sempre atualizada quanto aos produtos disponíveis e em falta e, também, que haja uma forma de contato com o cliente, para que ele seja notificado sobre as novidades.
Esses cinco formatos de sites são alguns dos mais conhecidos e utilizados, mas, claro, existem diversos outros sobre os quais você precisa ter conhecimento.
Você já conhecia esses formatos de site?
Continue por dentro de nossos conteúdos e confira dicas para se tornar um web designer de sucesso. Até a próxima!