Conheça a importância da Gestão da Qualidade nas empresas

A Gestão da Qualidade é um ponto obrigatório para qualquer empresa que queira se manter competitiva e se perpetuar no mercado, pois é responsável pela satisfação dos clientes, tendo também impacto nós colaboradores, investidores, fornecedores e parceiros.

Num primeiro momento, pode-se pensar que “gestão da qualidade” é o ato de gerir um negócio com qualidade. Não que isso não seja importante também, claro, mas não é esse o tópico de hoje.

A Gestão da Qualidade é a ação de gerenciar a qualidade, e não com qualidade. Gerenciar a qualidade de um produto ou serviço, para que ele seja o mais agradável e atraente possível, da forma mais eficaz para a empresa por ele responsável.

Vejamos mais sobre isso abaixo:

O que é Gestão da Qualidade?

A gestão da qualidade é uma ferramenta estratégica, usada para promover uma visão mais sistêmica sobre a empresa, estando alinhada a práticas e conceitos reconhecidos em todo o mundo, visando melhorias na produção, distribuição, retorno e maior satisfação dos consumidores.

Essa ação é voltada para dirigir e controlar todos os processos organizacionais, tais como as finanças, contabilidade, gestão pessoal e de dados, dentre outros, possibilitando, assim, a melhoria nos produtos e serviços para causar uma maior satisfação ou até mesmo superar as expectativas dos consumidores.

Todas as ações da gestão de qualidade juntas, fazem com que seja possível investir em melhorias nos processos, produtos e serviços acarretando em bons ou até mesmo ótimos resultados dentro de qualquer organização.

Qual a importância da Gestão da Qualidade?

Atualmente, com a crescente concorrência, as organizações tem se sentido obrigadas a se preocuparem com a qualidade de seus produtos e serviços.

Muito embora as mercadorias de hoje em dia não sejam feitas exatamente para durar uma vida toda, a qualidade dessas mercadorias é uma questão muito importante para ter sucesso nas vendas.

Por meio da gestão da qualidade, é possível otimizar os processos, criar um vínculo maior com os clientes gerando assim a fidelização, dentre outras várias vantagens. Neste sentido, a criação de valores é um fator essencial para garantir a continuidade e sucesso de uma empresa.

Veja abaixo quais são os 8 pilares essenciais da gestão da qualidade:

1. Foco no Cliente

2. Liderança Proativa

3. Melhoria Contínua

4. Decisões Baseadas em Fatos

5. Boa Relação com os Fornecedores

6. Visão Sistêmica

7. Gerenciamento de Processos

8. Conscientização de Todos os Colaboradores

Através dessas ações, a empresa pode obter vários benefícios, tais como a satisfação dos clientes, maior produtividade, implementação de melhores práticas, melhoria na comunicação interna, etc.

Visto isso, conclui-se que investir na Gestão da Qualidade é uma ótima opção para qualquer empresa com visão de futuro e desejo de crescer e se fixar no mercado. Vale muito a pena inserir essa prática no seu negócio.

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