A qualidade de atendimento em uma clínica e também o tratamento humanizado dos pacientes, são questões importantíssimas e que até já foram tratadas por nós em outras postagens.
Entretanto, não podemos nos esquecer também de outros aspectos como a gestão e eficiência, afinal, clínicas ainda são um negócio.
Para te ajudar a otimizar o desempenho e tornar todos os processos da sua clínica mais rápidos, nessa postagem vamos falar de algumas coisas que podem (e vão) facilitar muito a gestão de clínicas e consultórios.
A importância da gestão adequada
A real importância e objetivo de uma boa gestão é administrar um negócio a fim de organizar e otimizar o seu desempenho, além de fazer com que o negócio se torne sustentável.
Sem alguém para fazer a gestão da sua clínica ou com uma gestão ruim, é bem provável que nada funcione direito. Podem faltar materiais básicos de trabalho, os horários dos funcionários vão ficar totalmente desorganizados e a clínica pode acabar falindo.
Então sim, a gestão é muito importante para que qualquer negócio seja próspero e muito lucrativo.
Mas como tornar a gestão mais simples e otimizar o atendimento dos pacientes, tornando tudo mais rápido e com excelente qualidade? Simples, fique sempre de olho nas dicas que nós damos aqui na Alpinista Digital e leia essa postagem até o final para não perder nada!
Melhore a gestão da sua clínica
Controle da agenda
O gerenciamento da agenda costuma ser um pouco complexo para a maioria das clínicas, isso acontece principalmente pela dificuldade em entender a real capacidade de atendimento.
Se um médico leva em torno de 30 minutos para atender um paciente, então marcar 3 ou 4 consultas para o horários próximos pode causar atrasos e desconforto, tanto para a equipe médica quanto para os pacientes.
Nós entendemos que existe uma necessidade financeira em atender o maior número de pacientes possível, mas causar atrasos no atendimento que vão deixar pacientes descontentes causa uma péssima impressão.
Uma dica para que você tenha o maior desempenho possível sem cair a qualidade do atendimento é deixar a sua agenda sempre organizada de acordo com a capacidade da sua equipe.
Controle das finanças
Outra coisa que merece atenção especial é o controle das finanças da clínica, isto é, você precisa saber exatamente quanto têm de recursos financeiros.
Dessa forma você têm uma boa noção de como a sua clínica pode evoluir e quando ela pode evoluir. Não se esqueça de fazer ajustes sempre que for preciso, diminuindo e aumentando os recursos para cada setor de acordo com a necessidade.
Para ajudar no controle das finanças, uma planilha mensal é uma das melhores opções. Entretanto, se você quer mais praticidade pode utilizar até mesmo aplicativos de celular que realizam essa função.
Organização de dados e otimização
Mesmo uma clínica médica de pequeno porte precisa lidar com uma quantidade muito grande de papelada, sejam fichas de pacientes, prontuários ou até mesmo escalas de turno.
Tudo isso pode gerar uma confusão muito grande quando não se tem organização, além de ocupar espaço podem ocorrer perdas de fichas, ocupando mais o tempo da equipe e tornando o dia pouco produtivo.
Para evitar que isso aconteça podemos fazer duas coisas. A primeira é deixar os arquivos que contêm todos os dados da clínica sempre muito bem organizados e atualizados, isto é, fazer uma limpeza no arquivo anualmente para destruir e descartar qualquer papelada que não seja necessária.
A segunda alternativa é a mais prática e barata, se trata de modernizar todo o processamento de dados da clínica utilizando arquivos digitais.
Veja outros benefícios de implementar esse tipo de tecnologia na sua clínica nesta postagem sobre o prontuário eletrônico do paciente.
Tenha um atendimento humanizado
Qualquer negócio que deseja crescer e ganhar credibilidade, precisa respeitar e tratar os clientes da melhor maneira possível.
Isso não é diferente na área da saúde. Os pacientes são o pilar principal que vai sustentar o seu negócio e devem ser tratados com a devida importância.
Clínicas que possuem tratamento humanizado tendem a conseguir um número crescente de consultas, pois sempre recebem indicações de clientes satisfeitos com o atendimento.
Se engana quem pensa que o atendimento humanizado deve partir somente da equipe médica. Na realidade, o atendimento começa na recepção, assim que o paciente entra na clínica e só termina quando ele vai embora.
Automatize e atualize
Para otimizar realmente a gestão da sua clínica ou consultório, procure automatizar e atualizar tudo que for possível. Aqui no blog nós postamos diversas dicas de como a tecnologia que muitas vezes é gratuita, pode facilitar muito a gestão de clínicas e consultórios, além de diminuir o tempo de atendimento dos pacientes.
Um exemplo disso são os aplicativos para celular, planilhas e agenda do Google, etc. Todos gratuitos e que podem ser utilizados em nuvem, sem a necessidade de ocupar o espaço da clínica.
Você pode inclusive permitir que uma boa parte do atendimento, como o cadastro de fichas e marcação/remarcação de horários seja feita totalmente online pelo site da sua clínica.
Isso traz conforto e comodidade ao paciente, torna o atendimento muito mais simples, deixa a sala de espera mais tranquila e organizada além de criar a identidade da sua clínica ou consultório no mundo digital, algo muito importante na era da tecnologia.
Se você ainda não sabe por onde começar e nem tem ideia de como criar um site para sua clínica ou consultório, deixa que a gente te ajuda! Entenda tudo que a Alpinista Digital pode fazer por você e pela sua clínica.