O que é e quais os benefícios da Gestão de Recursos Humanos

A Gestão de Recursos Humanos é um conjunto de práticas, habilidades e métodos que visam aumentar o capital humano das empresas. A gestão do capital humano é a base do crescimento das organizações, já que são as pessoas que fazem a operação das companhias acontecer.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
gestao-de-recursos-humanos

Apesar da Gestão de Recursos Humanos ser ainda um assunto pouco pesquisado e até mesmo pouco atraente, sua importância para expansão e sobrevivência das empresas já foi comprovada.

Se você entende pouco sobre a gestão de recursos humanos, continue lendo este artigo, aqui falaremos sobre o que é e quais os benefícios por ela trazidos.

O que é Gestão de Recursos Humanos

O setor de gestão de recursos humanos, ou gestão de pessoas, foi um dos setores que mais se transformou nos últimos tempos. O antigo Departamento Pessoal visava, basicamente, apenas facilitar as relações burocráticas entre as empresas e os funcionários.

Atualmente, a missão e a metodologia são outras. Além do novo nome, a atual geração de gestores de recursos humanos buscam promover o crescimento organizacional por meio de colaboradores talentosos, dedicados e motivados e alcançarem objetivos grandes.

Nesse caso, pode-se dizer que a gestão de recursos humanos é um conjunto de práticas, envolvendo desde a atração de talentos, até a motivação diária do pessoal.

E, para se manter sempre engajado sobre suas atribuições, o profissional no setor de recursos humanos deve sempre estar atualizado e buscar conhecer novas práticas do setor.

Benefícios da Gestão de Recursos Humanos

Entendido o conceito de gestão de recursos humanos, vamos agora saber quais seus benefícios dentro das organizações.

Dentre as muitas vantagens da gestão de RH, veremos agora três deles, para termos uma noção básica da diferença que esse setor faz numa empresa. Veja:

1. Contratações mais assertivas

Quando se tem uma boa equipe de gestão de RH, as contratações passam a ser mais assertivas, devido aos processos seletivos que são mais eficientes.

Os gestores de recursos humanos garantem desde a divulgação da vaga nos lugares apropriados, até uma entrevista capaz de identificar potenciais talentos e alinhar os pontos entre o possível funcionário e a empresa.

2. Aumento na produtividade

O trabalhador quando devidamente motivado e valorizado dentro de uma organização, ele se sente mais inclinado a trabalhar mais e melhor, aumentando sua produtividade e a produção e resultados da empresa. Funcionário motivados podem ser até 50% mais eficientes.

3. Retenção de talentos

Quando o setor de recursos humanos promove treinamentos, capacitações, planos de carreira e mostra benefícios reais para seus colaboradores, aqueles com talento e desejo de crescimento se sentirão bem mais interessados em atuar e permanecer na empresa.

Os salários de um Gestor de Recursos Humanos, do cargo mais baixo ao mais alto, variam de R$1 mil a R$28 mil. É importante buscar formação tanto acadêmica quanto em cursos profissionalizantes.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Aproveite e veja também

Aumente as vendas da sua empresa por meio da internet

Construímos sites de alta performance para alavancar empresas no meio digital