A vida do gestor de uma empresa de serviços pode ficar complicada se ele não conseguir se organizar entre as inúmeras e exaustivas tarefas exigidas de quem ocupa esse cargo.
Algumas dessas tarefas são: atender clientes, lidar com as necessidades dos funcionários, analisar a concorrência, cuidar das finanças, alavancar as vendas, além de cuidar da qualidade dos serviços oferecidos e satisfação do público.
Para descomplicar todo esse emaranhado de atividades e melhorar a qualidade do seu serviço enquanto gestor, separamos neste artigo essas 5 dicas para você gerir melhor sua empresa de prestação de serviços. Boa leitura!
Dedique tempo ao planejamento
Para orientar sua empresa em relação aos objetivos, é necessário desenvolver um planejamento estratégico, que deverá ser traçado com base nas informações acerca dos fornecedores, clientes, mercado e sua capacidade de atendimento.
Tendo desenvolvido sua estratégia, você precisa estabelecer um plano de ação, quem serão os responsáveis pela execução desse plano e que recursos serão necessários para atingir suas metas.
Controle seus resultados
Defina metas e crie indicadores que facilitem o controle dos serviços prestados, a análise do desempenho e auxiliem ao traçar planos de trabalho.
Esses indicadores devem se referir, principalmente, ao setor de vendas, finanças, clientes, fornecedores e colaboradores.
Para isso, é importante ter um sistema de *gestão financeira*, responsável pela parte burocrática, permitindo que você dedique seu tempo a outras tarefas mais estratégicas e que te aproximem do seu real objetivo.
Busque aperfeiçoamento
Para manter o alto padrão nos serviços da sua empresa e se destacar entre a concorrência, você deve sempre buscar por aperfeiçoamento, conhecimento, estar de olho nas novidades e tendências, aplicando esse aprendizado e informações na sua estratégia.
Estar por dentro das novidades e possuir conhecimento estratégico é muito importante para você ser visto, uma vez que, diferentemente do mercado de produtos, no qual o cliente atesta a qualidade na hora da compra, quem oferece serviços geralmente só é notado por um público específico e escolhido quando sua qualidade é testada e comprovada.
Resumindo, olho vivo e mente ativa para tornar seu negócio uma referência entre o público.
Entenda seu público
Conhecer seu público, saber quem são, quais suas necessidades e anseios e, além disso, saber organizá-lo em grupos de clientes/prospects semelhantes, pode te ajudar bastante.
Isso por que, quando você conhece seu público, pode oferecer atendimento e soluções personalizadas a cada cliente, dando a ele não só uma solução, como o atendimento diferenciado que ele provavelmente espera e deseja ter.
Valorize os colaboradores
O que seria de você e sua empresa sem sua equipe? Invista em quem te auxiliou no seu crescimento e sucesso.
Para fazer com que seus colaboradores se sintam valorizados e tornar o trabalho deles cada vez melhor, você pode oferecer treinamentos e cursos, começar uma parceria com uma escola profissionalizante que ofereça descontos, além de brindes, bônus e recompensas pelo bom desempenho.
Um ambiente agradável, felicitações no dia do aniversário e outros “agrados” também deixarão seus colaboradores mais motivados e ansiosos em oferecer o melhor de si para a empresa e os clientes.
Gerir qualquer negócio é uma tarefa árdua, ainda mais em um mercado tão agressivo e competitivo como o que temos hoje, de forma que, oferecer serviços personalizados e de alta qualidade, investir no seu pessoal e agregar valor à sua marca, é a melhor forma de se destacar e se manter firme.
Esperamos ter ajudado e que este artigo faça de você o melhor gestor possível. Até a próxima!