Descubra quais habilidades são essenciais para um Web Designer
Trabalhar com web design é uma boa forma de se trabalhar por conta própria, em casa e obter um bom retorno.
Porém, antes de simplesmente fazer um site ou loja online, o futuro web designer deve estar a par das habilidades necessárias para oferecer sempre o melhor serviço de web design.
Pensando em como o início da carreira pode parecer um tanto confuso e nebuloso, preparamos este artigo para lhe apresentar as habilidades essenciais para se tornar um web designer.
Ficou curioso? Então continue com a gente!
Gosto pelo aprendizado
Quando se trabalha com web design, se trabalha com a internet e, como sabemos, esta se mantém em constante mudança e evolução.
Gostar de estudar, aprender mais e se manter atualizado é uma característica imprescindível para um bom web designer e, por sorte, é totalmente possível desenvolver essa habilidade.
Procurar estabelecer metas de estudo e consumir conteúdos educativos e de qualidade já é um bom começo!
Conhecimento sobre as ferramentas utilizadas
Ainda no âmbito do conhecimento e aprendizado, é necessário ter algum domínio sobre as suas futuras ferramentas de trabalho.
Alguns web designers trabalham por meio de linguagens de programação e marcação, desenvolvendo os sites e demais plataformas através de códigos.
Para isso, é preciso ter domínio sobre JavaScript, CSS, HTML e similares.
Por outro lado, há os web designers que desenvolvem seus projetos através de plataformas mais simples, práticas e que excluem a necessidade da programação, como o WordPress e Elementor.
Esses programas trazem uma série de vantagens ao desenvolvedor, desde uma menor curva de aprendizado, até a otimização do tempo, possibilitando a criação de um site em ¼ do período que seria necessário com programação.
Confira aqui 6 benefícios do web design sem código.
Saber ouvir e também se posicionar
Essas duas habilidades podem parecer um tanto opostas, mas vamos explicar a importância de cada uma.
Primeiramente, um web designer deve ser um bom ouvinte, compreendendo as expectativas e ideias do cliente para o projeto que será executado.
Depois disso, vem a necessidade de saber se expressar e defender tanto suas ideias quanto sua autoridade no assunto, apresentando opções e as melhores soluções para cada projeto.
Mas não se esqueça: sua comunicação deve ser clara, objetiva e respeitosa. Saber se posicionar é bem diferente de ser mal educado.
Entender de negócios e estética
Para atender às expectativas e necessidades de seus clientes, é preciso ter algum conhecimento sobre princípios de negócios e também de estética.
A primeira dessas habilidades serve para que, ao desenvolver o projeto, o web designer crie um site otimizado e que alcance o público desejado.
A segunda, a noção sobre estética, é necessária para que o site, loja ou plataformas em geral, contenham as cores, fontes e layouts atrativos.
Entender sobre experiência do usuário e práticas de usabilidade também são pontos de grande importância.
Organização e otimização do tempo
Por último, mas provavelmente sendo o mais importante de tudo, um bom web designer deve ser organizado e saber gerir e otimizar seu tempo.
Essas habilidades também podem ser desenvolvidas com o tempo e, para garantir a qualidade de seus serviços e melhores resultados, devem se tornar um hábito.
Redigir contratos em todos os projetos, estabelecer metas diárias de horas ou quantidade de serviço, ter seus processos bem definidos e usar ferramentas de organização e produtividade são algumas ações que, mesmo parecendo pequenas, melhoram muito seu desempenho.
Essas são as principais habilidades e características que para ser um bom web designer você precisará possuir ou desenvolver.
Gostou desse conteúdo? Compartilhe com os amigos e não deixe de conferir nossos outros artigos sobre web design!