fbpx

Hábitos de trabalho que tendem a continuar no pós-pandemia

Não há como negar que a pandemia nos trouxe hábitos que dificilmente serão deixados de lado. Procurar pelo álcool na entrada de estabelecimentos, dar um passo para trás nas filas e preferir o delivery à compra presencial são apenas alguns deles.

Além de toda a mudança em nossas vidas pessoais, a pandemia e a quarentena trouxeram também novos hábitos no tocante ao trabalho e a forma como conhecíamos essa atividade.

O home office teve uma adesão imensa, as plataformas de organização e comunicação para equipes ganharam novos usuários e o escritório passou a ter uma função completamente diferente da habitual.

Para o contentamento de muitos trabalhadores, alguns dos hábitos de trabalho adquiridos na pandemia tendem a continuar e ter um destaque ainda maior nos próximos anos.

Quer saber mais sobre os hábitos que tendem a continuar no pós-pandemia? Neste artigo, citamos os principais e falamos ainda sobre o que faz os colaboradores optarem por mantê-los. Boa leitura!

Home office e trabalho híbrido

Diversas pesquisas realizadas entre 2020 e 2021 mostraram que a maior parte dos colaboradores se sentiu mais produtiva e conectada aos colegas e gestores durante o home office.

Entretanto, em contrapartida, permanecer em casa por longos períodos de tempo, tendo de lidar não só com as questões do emprego, mas também com as aulas remotas das crianças, trabalho doméstico e outros assuntos, aumentou o estresse e demais problemas psicológicos nos trabalhadores.

Uma solução que tem se mostrado muito eficiente e tem chamado a atenção é o trabalho híbrido, realizado parte no escritório, parte em cafés, co-workings e similares. Assim, o colaborador tem trabalho à distância e interação pessoal nas medidas certas, melhorando o desempenho e aumentando a produtividade.

Escritórios mais interativos

Os escritórios deixaram de exercer sua função original – a de agrupar todos os colaboradores em um único espaço, geralmente sóbrio e pouco interativo.

Passando mais tempo em casa, os profissionais perceberam que um ambiente agradável e que desperte sua criatividade se torna muito mais atraente e melhora sua produtividade.

Para atender a essas novas exigências, por assim dizer, dos colaboradores, os escritórios físicos buscarão tornar seus espaços mais alegres, dar mais autonomia aos profissionais, oferecer horários mais flexíveis, dentre outras atitudes, procurando deixar as equipes mais à vontade e seguras para desempenhar um trabalho de qualidade.

Dentro dos parâmetros de segurança, como o distanciamento de 1,5 metros e uso de máscaras, os escritórios tendem a promover uma interação e proximidade tão grande entre os profissionais quanto a que foi alcançada durante a quarentena.

Contratações sem limites territoriais

Algumas empresas têm tido dificuldades para atrair e reter talentos nacionais, além da defasagem de profissionais de determinadas áreas.

Por exemplo, nos Estados Unidos, onde estão situadas as maiores empresas de tecnologia do mundo, há uma falta constante de profissionais da tecnologia, o que leva o país a apostar em contratações de estrangeiros que, podem ou não trabalhar presencialmente no país.

No Brasil também existe esse tipo de problema, que faz empresários tentarem atrair, contratar e reter profissionais mesmo que de outros países, afinal, com tantas plataformas utilizadas para a organização, integração e comunicação, não há uma necessidade tão grande da presença física deste colaborador.

Essa tendência se expandiu na pandemia e tende a continuar ganhando espaço, seja com brasileiros prestando serviço para o exterior, ou empresas brasileiras contratando profissionais de outros países para exercerem suas funções à distância.

Esse hábito remete muito ao que tratamos anteriormente, sobre a maior busca por coworkings e cafés por profissionais que trabalham de forma remota mas não querem necessariamente trabalhar em casa.

Qual desses hábitos você adotou na pandemia e pretende manter após o retorno da “vida normal”? Já sabia sobre esses e outros hábitos?

O retorno às atividades como estávamos acostumados talvez nunca aconteça, mas, admitamos, muitas das mudanças advindas da pandemia e do isolamento social facilitaram nossas vidas e melhoraram nosso desempenho enquanto profissionais.

Siga-nos em nossas redes sociais e não deixe de acessar nosso blog para se manter sempre informado sobre gestão, marketing, vendas e assuntos relevantes para o meio empresarial. Obrigado pela leitura e até a próxima!

Veja também estes artigos

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação. Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade.