Inbound Marketing – Entenda agora o conceito e utilidade

O inbound marketing, novo marketing de atração, surgiu com a proposta de, em vez de interromper o público para oferecer um produto ou serviço, fazer com que esse público se sinta atraído e venha até a empresa.

Imagem ilustrativa sobre o conceito de inbound marketing.

As estratégias de marketing tradicional, na maioria das vezes, interrompiam as pessoas em suas atividades cotidianas para apresentar os supostos benefícios de determinado produto ou serviço e, para piorar, o resultado entregue muitas vezes nem era tão bom.

Entretanto, com a revolução dos meios tecnológicos e as mudanças de comportamento e hábitos de consumo do público, as empresas se viram numa posição que as obrigava a desenvolver novas técnicas e estratégias de marketing e vendas. A mais bem sucedida de todas foi o Inbound Marketing, tema deste artigo.

Para esclarecer o assunto e apresentar as vantagens dessa estratégia, continue conosco e entenda o conceito e a utilidade do Inbound Marketing. Boa leitura!

O que é e para que serve o Inbound Marketing

O inbound marketing pode ser definido como um conjunto de estratégias voltadas para a atração do público, diferentemente das técnicas de marketing tradicionais.

Para se conectar com o público-alvo e atraí-lo para a marca, o inbound marketing usa três pilares: o marketing de conteúdo, SEO e estratégias para redes sociais.

Usando esses pilares, você oferece ao público conteúdos relevantes, interessantes e atraentes, que facilitam a comunicação e geram um relacionamento de confiança e provavelmente duradouro entre sua marca e esse público.

Depois de atraído, o potencial cliente fica mais propenso a se tornar um lead, um comprador e um defensor da sua marca.

Resumindo, o inbound marketing usa de determinadas técnicas e estratégias para atrair os consumidores, o que traz melhores resultados para sua empresa através do bom relacionamento e fidelização de clientes.

Vantagens do Inbound Marketing

Como vimos acima, o inbound marketing une técnicas que tem como objetivo melhorar o relacionamento da marca com os clientes e aumentar as vendas através da atração e não da interrupção, correto?

Vejamos agora as vantagens do uso desta estratégia para sua empresa.

Alcança o público correto

Uma boa estratégia de inbound marketing faz com que seu conteúdo alcance apenas pessoas que podem vir a comprar de você futuramente e, ainda, aumentam o público a quem esse conteúdo é entregue.

Estreita o relacionamento com os clientes

Apresentar dicas, soluções e outros conteúdos que vão além da oferta constante, abre a mente do cliente em potencial, que fica mais propenso a te ouvir do que estaria se você apenas tentasse empurrar seu produto ou serviço a todo custo.

O inbound marketing se baseia em uma comunicação mútua, ou seja, o lead também tem espaço para falar, opinar e lhe dar bons feedbacks.

Reduz as dúvidas na hora da compra

Através do inbound marketing você apresenta informações sólidas sobre o que está oferecendo e constrói um relacionamento confiável com o futuro comprador. Desta forma, este lead se sente seguro quanto à compra, quando decide realizar essa ação.

Diminui o ciclo de vendas

Quanto maior o ciclo de vendas de um comprador, maior seu custo por aquisição de cliente e, para reduzir este ciclo e os custos, se faz o uso do inbound marketing.

Essa redução se deve ao conteúdo personalizado e segmentado, que acelera a tomada de decisão de compra, o que acarreta em mais vendas e menos custos.

Resultados apresentados em tempo real

Para desenvolver estratégias de marketing que tragam resultados reais e positivos para sua empresa, é preciso verificar esses resultados em tempo real, analisando quais ações funcionam e quais devem ser repensadas.

 

Com essas informações, não tem como não confiar e apostar em estratégias de inbound marketing, não é?

Se ainda sobraram dúvidas e você não sabe como aplicar essas estratégias em seu negócio, talvez contratar uma agência de marketing digital seja a melhor opção. Fale conosco e apresente suas ideias!

0 0 votes
Article Rating
Inscreva-se
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Veja também estes artigos

Pesquise no blog

Artigos recentes

Qual será o próximo passo digital da sua marca?