As estratégias de marketing tradicional, na maioria das vezes, interrompiam as pessoas em suas atividades cotidianas para apresentar os supostos benefícios de determinado produto ou serviço e, para piorar, o resultado entregue muitas vezes nem era tão bom.
Entretanto, com a revolução dos meios tecnológicos e as mudanças de comportamento e hábitos de consumo do público, as empresas se viram numa posição que as obrigava a desenvolver novas técnicas e estratégias de marketing e vendas. A mais bem sucedida de todas foi o Inbound Marketing, tema deste artigo.
Para esclarecer o assunto e apresentar as vantagens dessa estratégia, continue conosco e entenda o conceito e a utilidade do Inbound Marketing. Boa leitura!
O que é e para que serve o Inbound Marketing
O inbound marketing pode ser definido como um conjunto de estratégias voltadas para a atração do público, diferentemente das técnicas de marketing tradicionais.
Para se conectar com o público-alvo e atraí-lo para a marca, o inbound marketing usa três pilares: o marketing de conteúdo, SEO e estratégias para redes sociais.
Usando esses pilares, você oferece ao público conteúdos relevantes, interessantes e atraentes, que facilitam a comunicação e geram um relacionamento de confiança e provavelmente duradouro entre sua marca e esse público.
Depois de atraído, o potencial cliente fica mais propenso a se tornar um lead, um comprador e um defensor da sua marca.
Resumindo, o inbound marketing usa de determinadas técnicas e estratégias para atrair os consumidores, o que traz melhores resultados para sua empresa através do bom relacionamento e fidelização de clientes.
Vantagens do Inbound Marketing
Como vimos acima, o inbound marketing une técnicas que tem como objetivo melhorar o relacionamento da marca com os clientes e aumentar as vendas através da atração e não da interrupção, correto?
Vejamos agora as vantagens do uso desta estratégia para sua empresa.
Alcança o público correto
Uma boa estratégia de inbound marketing faz com que seu conteúdo alcance apenas pessoas que podem vir a comprar de você futuramente e, ainda, aumentam o público a quem esse conteúdo é entregue.
Estreita o relacionamento com os clientes
Apresentar dicas, soluções e outros conteúdos que vão além da oferta constante, abre a mente do cliente em potencial, que fica mais propenso a te ouvir do que estaria se você apenas tentasse empurrar seu produto ou serviço a todo custo.
O inbound marketing se baseia em uma comunicação mútua, ou seja, o lead também tem espaço para falar, opinar e lhe dar bons feedbacks.
Reduz as dúvidas na hora da compra
Através do inbound marketing você apresenta informações sólidas sobre o que está oferecendo e constrói um relacionamento confiável com o futuro comprador. Desta forma, este lead se sente seguro quanto à compra, quando decide realizar essa ação.
Diminui o ciclo de vendas
Quanto maior o ciclo de vendas de um comprador, maior seu custo por aquisição de cliente e, para reduzir este ciclo e os custos, se faz o uso do inbound marketing.
Essa redução se deve ao conteúdo personalizado e segmentado, que acelera a tomada de decisão de compra, o que acarreta em mais vendas e menos custos.
Resultados apresentados em tempo real
Para desenvolver estratégias de marketing que tragam resultados reais e positivos para sua empresa, é preciso verificar esses resultados em tempo real, analisando quais ações funcionam e quais devem ser repensadas.
Com essas informações, não tem como não confiar e apostar em estratégias de inbound marketing, não é?
Se ainda sobraram dúvidas e você não sabe como aplicar essas estratégias em seu negócio, talvez contratar uma agência de marketing digital seja a melhor opção. Fale conosco e apresente suas ideias!