Conheça os benefícios do Inbound Marketing para saúde

A área da saúde, especificamente no Brasil, é um dos segmentos mais promissores. Nesse contexto, os benefícios do Inbound Marketing para saúde podem ser muito relevantes.

Isso porque, de alguns anos pra cá, a internet proporcionou uma significativa mudança nas estratégias de marketing. E, se no Brasil temos serviços de saúde se expandindo a cada dia, também temos um enorme contingente de internautas.

Daí a importância de bons conteúdos nas mídias sociais para atrair novos públicos e parceiros. Por isso, esteja atento ao que preparamos para você.

Os benefícios do Inbound Marketing para saúde

Sabe-se que os serviços de saúde representam uma parcela de cerca de 10% do PIB nacional. O número de clínicas e consultórios cresce a cada dia.

O cenário pode parecer otimista, mas não é bem assim para quem tem uma clínica. A concorrência se intensificou e o paciente mudou de comportamento.

Nesse contexto, o Inbound Marketing para saúde pode ser um diferencial entre você e seu concorrente.

Mas, afinal, o que é Inbound Marketing?

Trata-se de uma metodologia de adequação do marketing digital ao comportamento do público relativamente a um assunto. Assim, no seu caso, podemos pensar em conteúdos que possam atrair pessoas para sua clínica.

Esses conteúdos, é claro, devem estar relacionados à saúde. De maneira ainda mais específica, à sua especialidade dentro da medicina.

A importância de conteúdos embasados e seguros pode dar respaldo à sua página e a seu serviço. Você e sua página podem se tornar referências. Além disso, é por meio do Inbound Marketing que é possível pensar estratégias para converter visitantes em pacientes.

Por todos esses motivos, com o Inbound Marketing em saúde será mais fácil atingir seu público-alvo.

Dicas fundamentais para a estratégia de Inbound Marketing em saúde

Apresentamos aqui duas dicas para que você possa iniciar um bom planejamento se utilizando do Inbound Marketing.

1. Tenha clareza na hora de definir seu público-alvo

Quando você analisa personas, está pensando estrategicamente.

Você pode ter mais de um público-alvo. O importante é que tenha um entendimento acerca dos perfis de cada um, suas preferências, expectativas, etc.

Contudo, lembre-se que esses perfis não são estanques. Eles estão sujeitos à rapidez do fluxo das mudanças no mundo atual. Esteja atento!

2. Os conteúdos devem ser pensados a partir do estudo das personas

Daí a importância do ponto anterior.

Esse cuidado poderá evitar postagens desconexas, sem relação entre si ou, até mesmo, alheias aos serviços ofertados por sua clínica.

Veja também: Como criar persona e qual a importância para seu consultório

As etapas do Inbound Marketing para saúde

1. Captação

É um pouco mais do que somente atrair um público leitor para suas postagens. Lembre-se que seu conteúdo deve ser direcionado. Não se trata de atirar para todos os lados, mas de atrair possíveis novos pacientes.

2. Engajamento

É nessa etapa que o visitante transforma-se em lead. Isto ocorre, geralmente, por meio do preenchimento de formulários ou download de materiais disponibilizados em seu site.

É assim que você pode conseguir informações de contato para iniciar o relacionamento com os leads.

3. Relacionamento

É aqui que se desenvolve o relacionamento com o lead, através de conteúdos mais específicos ao problema que ele busca resolver. Esse relacionamento pode ser construído por meio de automações de marketing como, conteúdo enviados por e-mail, SMS ou Facebook Messenger.

4. Conversão

Nessa etapa o lead já conhece e confia em sua marca e esta pronto para iniciar o tratamento que precisa. Nesse momento você consegue agendar o primeiro atendimento e realizar a consulta.

5. Retenção

O atendimento não se encerra na conversão. Se seu objetivo é ter pacientes fidelizados, desenvolva estratégias de acompanhamento pós consulta, para estar em contato constante com o paciente.

Apresentamos nesse artigo os benefícios do Inbound Marketing aplicado à área da saúde. Explicamos o conceito e como essa metodologia pode ser aplicada com sucesso às estratégias de marketing para sua clínica.

Nossa equipe é especializada no desenvolvimento de estratégias de Inbound Marketing para Saúde. Entre em contato e saiba como colocar tudo isso em prática.

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