fbpx

Indicadores de desempenho empresarial – O que são e qual sua importância

Indicadores de desempenho são uma forma de mensurar os resultados de determinadas estratégias. Sua importância se dá pelo fato de que, através dos indicadores, é possível saber quais estratégias têm dado certo e quais devem passar por mudanças.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Os indicadores de desempenho empresarial são uma ferramenta de grande utilidade para quem busca mensurar os resultados de suas estratégias e direcionar melhor seus esforços.

Através desses indicadores, pode-se saber o que tem dado bons resultados, o que precisa ser ajustado e obter dados concretos que influenciarão a tomada de decisão dos gestores.

Para exemplificar a importância dessa ferramenta, podemos usar uma frase bem famosa da literatura: “Se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve”, de Alice no país das maravilhas.

Para simplificar, é por meio dos indicadores que sua empresa saberá onde está e o que deve ser feito para chegar ao patamar estabelecido em seu planejamento estratégico.

Quer saber mais? Então continue com a gente e saiba o que são os indicadores de desempenho, sua importância e confira ainda os principais tipos de indicadores. Boa leitura!

O que são Indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho empresarial podem ser definidos como um instrumento utilizado para mensurar os resultados de suas estratégias.

Diferentemente dos KPIs, que medem os resultados de uma performance em específico e tem fim métrico, os indicadores de desempenho tem uma finalidade diferente.

Esses indicadores avaliam o desempenho das atividades estratégicas dentro de um determinado período de tempo e, seu objetivo, é analisar e refletir as metas da empresa, de forma a identificar onde a empresa se encontra e como chegar onde deseja.

Ainda seguindo o exemplo literário do início, os indicadores são uma forma de se entender o caminho que está sendo seguido e se manter nele, mesmo que sejam necessárias mudanças nessa trajetória.

Qual a importância dos Indicadores

Além de ser uma forma de analisar suas estratégias, de forma a investir nas mais efetivas e corrigir as que têm dado pouco resultado, os indicadores são, ainda, grandes aliados da gestão empresarial.

Os indicadores fazem a empresa compreender com mais clareza oportunidades de se tornar mais eficiente, se fortalecer no mercado, tornar-se mais competitiva em seu setor e passar mais transparência e segurança a todos os envolvidos.

Por meio dessas consequências do uso dos indicadores, é possível melhorar a qualidade da sua gestão, tornando-a mais eficiente, assertiva e evitando, no pior dos quadros, o fechamento da empresa por falta de propósitos e análise.

Principais Indicadores

Até agora, entendemos o que são e qual a importância dos indicadores de desempenho empresariais, correto?

Para encerrar, listamos os principais indicadores e descrevemos, brevemente, cada um deles. Veja só:

Indicadores de produtividade

Esses indicadores podem mensurar a produtividade de um colaborador a cada hora de trabalho, de uma máquina a cada hora e similares, estando ligados ao uso dos recursos da empresa e à entrega.

Indicadores de qualidade

Os indicadores de qualidade têm relação com os de produtividade, visto que ajudam a medir os desvios ou não conformidades ocorridas durante a produção. Essas não conformidades, avarias, por exemplo, são comparadas com o nível aceitável pré estabelecido.

Indicadores de capacidade

Os indicadores de capacidade, por sua vez, medem o quanto de um produto pode ser produzido em um determinado período, ou, ainda, quanto tempo uma máquina leva para embalar um determinado número de produtos.

Indicadores estratégicos

Por fim, esses são os indicadores que auxiliam a empresa a compreender sua situação atual em relação aos objetivos previamente estabelecidos. É por meio deles que sua empresa sabe como e onde está e como e onde deveria estar.

Por meio desses e outros indicadores, escolhidos de acordo com suas operações e objetivos, é possível desenvolver estratégias cada vez mais inovadoras, tornando sua empresa mais competitiva e aumentando seu destaque no mercado.

Quer saber mais sobre gestão, vendas e outros tópicos relevantes para seu negócio? Acompanhe nossas postagens semanais e esteja por dentro das novidades!

Veja também estes artigos

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação. Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade.