Atualmente, captar pacientes utilizando o Instagram deve ser uma ação considerada em qualquer planejamento de marketing bem pensado.
Por ser uma rede social direcionada para fotos, uma campanha com bom apelo visual pode vir a cativar e atrair seu público-alvo com eficiência.
Já consolidado mundialmente, o Instagram tem cerca de 800 milhões de usuários. O Brasil é o segundo maior público da rede, tendo aproximadamente 50 milhões de contas.
Por isso, não deixe de conferir essas dicas valiosas para aproveitar ao máximo o potencial desta ferramenta.
Usando imagens, hashtags e stories para captar pacientes pelo Instagram
Poste as melhores fotos
Isso não significa dizer que você deve postar qualquer foto incrível do seu álbum de viagens. Também não se trata de postar somente fotos em ambientes de clínicas e consultórios. Seja criativo.
O importante é que as imagens dialoguem com sua marca, com os serviços prestados e os valores da sua equipe.
Utilize hashtags
As hashtags (#) são fundamentais para quem deseja propagar uma página no Instagram.
Isto por que elas juntam em grupos imagens postadas em diferentes contas. Você pode pesquisar em sites e blogs as hashtags atualmente mais postadas e usá-las a seu favor. Mas não abuse.
Criar uma hashtag para seu consultório que dialogue com o conteúdo visual pode ajudar na captação de pacientes.
Essa estratégia é útil também para agrupar os perfis dos que já foram fidelizados.
Capriche nos stories
Os stories são um recurso do Instagram. São, basicamente, fotos ou vídeos que ficam disponíveis por 24 horas. Neles podem ser utilizados filtros e textos.
Hashtags estrategicamente inseridas nos stories podem turbinar suas postagens. Os stories pedem um tratamento diferenciado de conteúdo. Mais uma vez, criatividade é tudo.
Atenção: mantenha sua conta ativa
Lembre-se: o Instagram é uma rede social. Logo, você precisará de empenho para captar pacientes.
Eles não irão seguir sua página se ela não chegar até eles, então separe um tempinho para alguns follows.
É importante que você tenha bastante clareza quanto ao público-alvo do seu consultório. Isso poupará seu tempo e tornará a tarefa mais assertiva.
A clareza quanto ao público que se quer atingir é importante, também, na hora de definir um conteúdo como adequado ou não.
Atualmente, é possível encontrar um bom número de aplicativos que facilitam e muito a busca por novos seguidores. É necessário ter em mente, ainda, que seu objetivo é conquistar novos pacientes. Por isso, seja atencioso.
Tenha em mente que o atendimento prestado já inicia em uma dúvida respondida ou em uma troca de palavras gentis. Por isso, reserve uma porção de tempo para verificar cada postagem e responder a eventuais comentários.
Está dando certo?
Quantificar os resultados de todos esses esforços talvez seja tão importante quanto todo o trabalho. Afinal, de que adianta tudo isso se não levar a lugar algum?
Bem, a princípio, você pode querer tentar fazer isso, digamos, manualmente. Como?
Contando o número de curtidas e comentários das postagens, vendo a progressão do número de seguidores, etc. Não é muito prático, certo?
Não se preocupe. No que diz respeito a métricas mais objetivas, já existem aplicativos muito eficientes.
Uma destas ferramentas é proporcionada pelo próprio Instagram, trata-se do Instagram Analytics. Nela, o usuário pode verificar as publicações nas quais seu perfil foi marcado, número de seguidores, dentre outras. Esta funcionalidade está disponível apenas para perfis comerciais.
No mais, tente observar o envolvimento com as postagens. Sendo este um aspecto mais subjetivo, ele não poderá ser quantificado pelas ferramentas.
Neste artigo, abordamos algumas estratégias fundamentais para captar pacientes por meio do Instagram. Acreditamos tê-lo convencido da importância desta ferramenta, sendo seu uso fundamental a toda e qualquer boa estratégia de divulgação de marcas.
Se precisar de ajuda na gestão das redes sociais do seu consultório, entre em contato e agende um bate-papo com um de nossos consultores.