10 Itens indispensáveis para uma boa estratégia de SEO

Ter uma boa estratégia de SEO é o que define se seu site e sua empresa ao menos terão chance de entrar no jogo do rankeamento do Google. Pensando nisso, listamos aqui 10 itens indispensáveis para desenvolver uma estratégia eficaz. Confira!

Ilustração em tons de azul, com gráficos brancos, mostrando resultados de uma estratégia de SEO

Uma boa estratégia de SEO é o que garante ao site da sua empresa a chance de disputar um lugar no Google.

Exatamente, a chance de disputar um lugar e, não necessariamente, a primeira posição no buscador.

Afinal, as melhores posições vem depois de muito trabalho, muita otimização, testes e ganho de autoridade, que só se consegue ao trabalhar o SEO.

E, por isso, listamos aqui 10 itens indispensáveis para começar a desenvolver uma boa estratégia. Ou seja, 10 pontos que não podem ser deixados de lado se você almeja alcançar um posicionamento na internet.

Com esses itens, sua estratégia de SEO terá a base necessária para trazer resultados reais e satisfatórios para sua empresa, melhorando sua presença digital e gerando cada vez mais vendas.

Quer entender melhor? Continue com a gente e descubra quais pontos são esses, o que é o SEO e o que fazer para ter a garantia de resultados reais sem desperdício de investimentos.

Boa leitura!

O que é SEO

Antes de conhecer os itens necessários para desenvolver uma boa estratégia de SEO, é preciso entender o que é SEO.

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou, em português, Otimização para Motores de Busca.

Certo, mas entender o que a sigla quer dizer não é exatamente entender o conceito, não é?

Na prática, o SEO é o que o Google e demais buscadores usam para encontrar, indexar e ranquear sites, lojas, conteúdos e afins.

E, além disso, é o que trabalhamos para que essas páginas sejam encontradas.

Produção de conteúdo com palavras-chave, imagens com descrição, títulos chamativos, páginas com carregamento rápido, formato responsivo e URLs amigáveis são apenas alguns exemplos práticos do que é o SEO.

Para entender melhor, não deixe de conferir nosso artigo O que é SEO.

Por fim, é o SEO que possibilita que seu site e seus conteúdos ao menos entrem na disputa por um lugar no ranking no Google.

Afinal, sem otimização, o site, o conteúdo ou outro item, não vale de praticamente nada.

E não vale porque, além de não ser encontrado ou ranqueado, não será útil para o usuário – e, o que não é relevante, não tem valor, entende?

Itens indispensáveis para sua estratégia de SEO

Percebeu o quão importante é trabalhar em uma estratégia de SEO?

Se sim, agora vamos à parte que estávamos esperando: a lista com os 10 itens indispensáveis para uma boa estratégia de otimização, que levará seu site às melhores posições do Google e trará os resultados que sua empresa deseja.

Confira:

1. Velocidade do site

A pressa tomou conta de todos nós, o que se reflete no tempo que estamos dispostos a esperar pelo carregamento de um site: menos de 3 segundos.

Sim, o usuário não espera mais que 3 segundos para o carregamento de um site ou página, o abandonando se o tempo for superior a esses segundos.

Esse abandono aumenta a taxa de rejeição do site, que afeta seu posicionamento no Google.

Portanto, um dos primeiros itens que devem ter sua atenção ao traçar sua estratégia de SEO é a velocidade do site, o tempo que ele leva para carregar a home e demais páginas.

2. Responsividade

Além de apressado, o usuário atual é mobile, ou seja, faz tudo pelo celular.

Com isso, para ter uma boa estratégia de SEO e se aproximar ainda mais do topo do Google, garantir que seu site seja responsivo é um ponto indispensável.

E, para quem ainda não conhece o termo, um site responsivo é aquele capaz de se adaptar a diferentes tamanhos de tela sem sofrer deformações ou erros de carregamento.

Isso garante uma melhor experiência do usuário e reduz a taxa de rejeição do site.

3. Boa interatividade

Outro item indispensável para uma boa estratégia de SEO é a interatividade do site e suas páginas.

A interatividade se refere à uniformidade de ícones (todos de um mesmo estilo), menus visíveis, ícones relacionados ao mundo real, como uma lupa para busca e um carrinho para compras, dentre outras facilidades.

Esses pontos de interatividade tornam a navegação mais simples – é o que chamamos de dar tudo “mastigado” para o cliente.

Quanto menos trabalho para identificar, melhor para o público.

4. Otimizações regionais

Uma grande vantagem, ou talvez desvantagem das estratégias de SEO é que elas servem para otimizar conteúdos de forma que é possível encontrá-los em qualquer parte do mundo, usando a palavra-chave adequada.

Mas, para quem não quer expandir o negócio ou ser encontrado em qualquer lugar, atraindo mais curiosos do que clientes reais, é possível fazer otimizações regionais.

Como? Usando palavras-chave ligadas à sua cidade ou região, como “agência de criação de sites em Curitiba” ou “advogado em São José do Rio Preto”.

Assim, quando um potencial cliente fizer uma busca local, sua marca tem maiores chances de aparecer e se destacar.

5. Produção de conteúdo

Uma das bases do SEO e da construção de estratégias é a produção de conteúdo e, acima disso, conteúdo relevante.

Produzir conteúdos que atendam a necessidades, sanem dúvidas, auxiliem no despertar da consciência de uma dor e apresentem a solução para essa dor é indispensável.

E, se você não tem ideia de qual conteúdo criar, confira esses 6 formatos para produzir e vender mais.

6. Boas palavras-chave

As palavras-chave também são uma das bases das estratégias de SEO, afinal, é por meio delas que o Google encontrará seu conteúdo e, posteriormente, dará a ele um lugar no ranking.

Além disso, também é através das palavras-chave que o usuário encontra sua solução.

Por isso é importante que seu site, blog, artigos e demais conteúdos tenham um bom uso de palavras-chave relevantes no seu segmento.

7. URLs amigáveis

As URLs, ou seja, os links do seu site, devem ser amigáveis para melhorar sua estratégia de SEO.

Algumas ferramentas geram um link automático quando fazemos uma postagem no site e, normalmente, esse link é repleto de símbolos, letras maiúsculas, minúsculas e é muito longo.

Mas o ideal é que a URL seja o mais simples e clara possível, contendo a palavra-chave e deixando à mostra o que será tratado no texto ou página.

8. Imagens otimizadas

As imagens também devem ser otimizadas!

Como? Adicionando descrições, textos alternativos e legendas que auxiliem o robô do Google na identificação da imagem e, também, contenham a palavra-chave utilizada, para que sejam encontradas na aba Fotos das buscas no Google e auxiliem no posicionamento da página.

9. Link building

Para melhorar o posicionamento das páginas e aumentar a autoridade do site, é indispensável trabalhar o link building – estratégia de linkagem interna e externa.

Sites que recebem muitos backlinks tem uma autoridade maior e, assim, um bom posicionamento no Google e, os sites que fazem esses backlinks, também recebem alguma “recompensa”, tendo um posicionamento um pouco melhor.

Além disso, a linkagem interna, ou interlinks, ajuda o Google a encontrar as páginas mais facilmente, leva o usuário a mais páginas do seu site, aumenta o tempo de permanência no site e, claro, melhora o posicionamento.

10. Hierarquia de títulos

Por fim, a hierarquia de títulos, ou seja, o uso correto dos títulos e subtítulos dentro do site e conteúdos.

Apesar do Google não confirmar que esse é um fator de ranqueamento relevante, diversos testes já mostraram que páginas com um único título (Título 1 no WordPress) ranqueiam melhor que aquelas que usam mais uma vez.

Além disso, a hierarquia melhora a legibilidade e entendimento do conteúdo, ao esclarecer quais são seus pontos principais e deixar o que é mais importante à vista do leitor.

Conte com quem entende do assunto

Dar a devida atenção a esses 10 itens para construir uma boa estratégia de SEO parece difícil, não é?

E se te contarmos que esses 10, apesar de muito importantes e de fazerem total diferença na estratégia, são só alguns dos mais de 200 fatores de rankeamento do Google?

Isso mesmo, são mais de 200 itens utilizados pelo buscador para encontrar, indexar e ranquear páginas na internet!

Esse número torna difícil a tarefa de criar uma estratégia de SEO sólida e capaz de gerar resultados reais, principalmente quando não se tem a menor experiência e conhecimento sobre ou, ainda, o tempo que essa atividade exige.

Por conta disso, pode ser mais fácil, rápido (dentro dos limites da qualidade do serviço) e vantajoso financeiramente contar com as soluções de uma empresa especializada em SEO.

Uma agência com profissionais qualificados e experientes, dedicados a cuidar dos 10 itens dessa lista e todos os outros necessários para desenvolver uma estratégia de SEO eficaz para sua empresa.

Na Alpinista Digital você encontra essa equipe de profissionais, além de mais de 8 anos de experiência no mercado e toda uma bagagem para trabalhar no SEO da sua empresa.

Aqui, você pode contar com as soluções de otimização de sites, da velocidade de carregamento à responsividade, produção de conteúdo, pesquisa e uso de palavras-chave, otimização de imagens, link building e tudo o mais referente a SEO.

Quer saber mais? Entre em contato conosco e solicite uma proposta personalizada para seu negócio.

Conte com a Alpinista Digital para desenvolver sua estratégia de SEO e vamos juntos rumo ao topo!

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