fbpx

4 Dicas de como gerar leads qualificados com marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma excelente forma de nutrir seu público e gerar leads qualificados, ou seja, convencer mais pessoas a comprar o que você está oferecendo, ao apresentar os benefícios que essa compra trará a suas vidas.

O ciclo de vendas pode ser mais complexo do que se imagina, afinal, não basta abordar uma pessoa aleatória, dizer a ela “compre meu produto ou serviço” e torcer para ela responder “claro, vamos fechar negócio”.

Existe todo um processo, o chamado funil de vendas, que corresponde às etapas percorridas pelo potencial cliente até chegar no momento da compra.

Nesse funil, seu potencial cliente perceberá, em um determinado momento, que tem um problema a ser solucionado e passará então a buscar soluções para esse problema.

Sua marca, obviamente, tem a solução para esse problema. Entretanto, para convencer esse visitante a adquirir essa solução, é preciso nutrí-lo e educá-lo, levando-o a se tornar um lead qualificado e, enfim, um cliente.

Para nutrir e educar esse potencial cliente, é necessário investir em boas estratégias de marketing de conteúdo e adequar essas estratégias e o conteúdo à etapa do funil na qual ele se encontra.

Neste artigo, apresentaremos 4 dicas que te ajudarão a gerar mais leads qualificados através do seu marketing de conteúdo. Continue com a gente!

1. Invista em publicidade paga

O primeiro passo para alcançar um número maior de pessoas do que se alcançaria normalmente é fazer uso da publicidade paga.

Meios como o Facebook, Google e YouTube podem apresentar sua marca a um número enorme de potenciais clientes e, o melhor, é que todos esses e outros similares contam com bancos de dados muito valiosos.

Por meio dos hábitos de pesquisa e compras, preferências por determinados conteúdos, faixa etária, região e demais informações (as quais essas plataformas possuem) é possível segmentar sua estratégia, garantindo que ela chegue ao público desejado.

É importante não oferecer diretamente o que você está vendendo e, sim, algo relacionado. Um ebook, check list, cronograma ou algo do tipo, a depender do que você vende e o que seu público gostaria de receber e, posteriormente, comprar.

2. Ofereça atualizações de conteúdo

Quando a estratégia acima der resultados, vale apostar na atualização de conteúdos.

É muito provável que, ao navegar por um site você já tenha se deparado com aquelas caixinhas do tipo “quer receber notificações quando tivermos novos conteúdos?” ou “gostaria de assinar nossa newsletter?”

Quando o potencial cliente já conhece seus conteúdos, é um leitor frequente e sabe da sua autoridade em determinado assunto, é muito provável que ele forneça o e-mail e passe a fazer parte da sua lista.

Os conteúdos podem, além de artigos, ser podcasts, vídeos e até webinars. O importante é que esse conteúdo tenha relevância para o futuro lead.

3. SEO Long Tail

Por mais que as palavras-chave conhecidas como head tail tenham um maior volume de buscas, as palavras long tail tendem a atrair um público mais específico e com maior chance de fechar uma compra.

Pense em um exemplo simples, como um tênis. O volume de buscas da palavra “tênis” é, sem dúvidas, muito maior que o volume de buscas por “tênis all star de cano alto vermelho”.

Isso quer dizer que, nem sempre o volume de buscas por algo garante que você fechará uma venda. Para alcançar um público específico, é mais interessante usar palavras-chave específicas, direcionadas para um público que sabe o que deseja ao fazer uma busca.

4. Landing Pages

As landing pages são páginas com foco exclusivo na conversão de leads e, por isso, devem ter menos elementos do que outros tipos de páginas.

Há vários tipos de landing page e cada uma conta com elementos próprios específicos para seu objetivo. Confira os tipos de landing page e seus elementos neste artigo.

Por meio das landing pages é possível identificar em que etapa do funil seu prospect está, deixar claro o que está sendo oferecido e reduzir suas opções, deixando-o mais próximo do fechamento.

Essas dicas todas ajudam muito a gerar mais leads qualificados, reduzindo o tempo e valor gastos com pessoas que não virão a comprar da sua marca.

Vale ainda frisar que, o ponto mais importante do marketing de conteúdo é a relevância e autoridade, ou seja, o conteúdo oferecido deve trazer algum benefício ao visitante e potencial cliente, além de demonstrar seu entendimento sobre o assunto.

Para nutrir leads qualificados, além de seguir essas 4 dicas, procure oferecer conteúdos com informações específicas, não apenas aquele conteúdo raso e genérico. Isso mostra que você sabe do que está falando e leva informações importantes ao potencial cliente.

Esperamos que essas dicas o auxiliem e que, com elas, seu marketing de conteúdo lhe traga resultados ainda melhores. Até a próxima!

Veja também estes artigos

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação. Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade.