Você sabe quais são os limites do Marketing Odontológico?

O marketing odontológico tem sido um grande aliado quando o assunto é levar informações qualificadas aos pacientes e interessados em serviços e tratamentos. Porém, é necessário muito estudo, planejamento e criatividade para fazer isso de uma forma diferenciada, sem infringir as normas estabelecidas pelo CFO.

O marketing odontológico tem sido um grande aliado quando o assunto é levar informações qualificadas aos pacientes e interessados em serviços e tratamentos e com o constante crescimento do número de profissionais nessa área e dos serviços ofertados por eles, a maneira como essas informações são divulgadas fazem toda a diferença.

É necessário muito estudo, planejamento e criatividade para fazer isso de uma forma diferenciada, sem infringir as normas estabelecidas pelo CFO (Conselho Federal de Odontologia), ou seja, sem ultrapassar os limites do marketing odontológico.

Se o próprio profissional de odontologia faz o trabalho de divulgação, precisa estar atualizado e por dentro de todas as restrições estabelecidas pelo Conselho, e se contrata uma empresa para fazer esse trabalho, também precisa estar atento para não autorizar o desenvolvimento de projetos que infrinjam as normas e possam lhe causar algum problema.

Mas então, quais são os limites do marketing odontológico?

Segundo o código de ética do CFO, em relação a pacientes e tratamentos, é considerado infração:

  • Anunciar terapias e técnicas que ainda não tiveram a sua eficácia comprovada cientificamente;
  • Anunciar títulos, qualificações e especialidades que não possua registro no CFO/CRO;
  • Executar ou propor tratamentos desnecessários, ou para o qual não esteja capacitado;
  • Iniciar qualquer procedimento ou tratamento sem o consentimento do paciente ou responsável;
  • Expor benefícios de pacientes após os tratamentos, como fotos de “antes e depois”;
  • Publicar imagem e dados dos pacientes;
  • Anunciar serviços odontológicos como premiação de qualquer tipo de concurso ou competição;
  • Divulgar preços de tratamentos, modalidades de pagamento ou descontos;
  • Receber ou dar gratificação por indicação de pacientes;
  • Fazer consultas por telefone ou online.

Existe alguma punição para quem não segue as normas do CFO?

Quem trabalha sem seguir essas e outras normas estabelecidas pelo CFO, está sujeito a receber advertência ou até mesmo a cassação do exercício profissional.

É possível trabalhar de forma correta, utilizando diversas ferramentas e estratégias que possibilitam uma boa divulgação do seu trabalho, oferecendo conteúdos e informações relevantes e de qualidade aos pacientes, sem ter nenhuma dor de cabeça.

Veja também: Marketing Odontológico: erros que você não pode cometer

Se ficou interessado em saber quais são essas estratégias e como podemos colocá-las em prática, agende um bate-papo com um de nossos consultores!

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