O marketing ágil é uma excelente metodologia porque a sociedade está passando por constantes mudanças e tudo acontece rapidamente. Diante de tanta evolução, não é possível fazer um planejamento de marketing para o ano inteiro.
Tampouco o gestor de marketing pode esperar tanto tempo para rever as estratégias, porque isso pode prejudicar o desempenho do negócio.
Quem ainda faz planejamentos anuais e reuniões que poderiam ser resumidas a um e-mail, precisa conhecer o marketing ágil. Também conhecido como Agile Marketing, é capaz de tornar os processos mais eficazes e aumentar a produtividade.
Ele transforma a organização e está totalmente de acordo com a realidade atual, em que as mudanças acontecem muito rápido, e o comportamento do consumidor passa por muitas transformações.
Para compreender essa estratégia, é necessário enxergá-la como uso inteligente de recursos, tendo como objetivo aumentar a eficiência e a qualidade do que é entregue.
Mas, para garantir a qualidade de todo esse processo, é fundamental ter entendimento sobre o conceito de marketing ágil. Também, é necessário saber quais são os seus fundamentos, por que ele é importante e como implementá-lo do jeito certo.
O que é marketing ágil?
O marketing ágil tem como base as metodologias ágeis para suprir as necessidades da área de marketing. Essas metodologias surgiram no desenvolvimento de softwares e engloba um conjunto de valores e princípios para que as estratégias sejam eficientes.
Elas também se tornam mais eficazes e adaptáveis ao que acontece no mercado e suas mudanças. O desenvolvimento do agile marketing tem como propósito digitalizar a equipe de marketing para que possa responder às transformações do mercado.
Dentro de uma empresa de projeto climatização residencial, essas respostas são colaborativas, contínuas e focadas nos interesses e na experiência do consumidor.
O marketing é uma área que precisa agir rapidamente e ter agilidade promove transformações culturais na equipe. Algumas dessas transformações são:
- Mais colaboração;
- Mais flexibilidade;
- Foco no consumidor;
- Planejamento de curto prazo;
- Estratégias de curto prazo.
Fazer essa mudança na forma de pensar as estratégias de marketing é essencial para que a equipe seja mais produtiva e, também, para o aumento da eficiência, e para a melhoria das entregas.
Fundamentos do marketing ágil
As metodologias ágeis são muito comuns nos departamentos de desenvolvimento de software e no departamento de TI. Tão cedo outros setores perceberam que elas poderiam ser adaptadas às suas necessidades para aumentar a produtividade e a eficiência.
Em 2012, durante um evento chamado Sprint Zero, diversos profissionais de marketing reuniram-se em São Francisco, nos Estados Unidos, para documentar os fundamentos da metodologia ágil no marketing.
Um fabricante de estrutura de forro drywall pode usar esse processo, hoje em dia, por conta do surgimento do Agile Marketing Manifesto.
O documento serve como um norteador para as organizações e profissionais que desejam adotar a metodologia, e, dentro dele, estão os valores e princípios para aplicar a estratégia.
Os princípios são estes: a satisfação do cliente quanto a entregas rápidas e contínuas, abraçar as mudanças, ter frequência de entrega, alinhamento entre a equipe de marketing com outros departamentos e criação de ambiente com suporte.
O sexto princípio consiste em compreender a tríade de implementação, mensuração e aprendizado para garantir o progresso. Também é necessário manter o ritmo de desenvolvimento constante, não ter medo de errar e aumentar a agilidade com atenção.
Por fim, o décimo princípio consiste em simplificar sempre. Em relação aos valores, o primeiro deles é validar o aprendizado mais do que seguir opiniões, ter colaboração centrada no consumidor e criar campanhas adaptativas e iterativas.
Outro valor é que o processo de descoberta do consumidor é mais importante do que previsões estáticas, ter planejamento flexível, responder às mudanças ao invés de simplesmente seguir um plano e fazer pequenos experimentos.
Importância do marketing ágil
Um fabricante de fachada com vidro fumê precisa usar o marketing ágil por conta dos benefícios que ele traz, e esses benefícios justificam sua importância.
Um deles é a redução de custos, uma vez que todo conceito que existe por trás da gestão ágil incentiva a organização da equipe e a redução de gastos com campanhas que não funcionam.
Também é uma forma de otimizar os processos e economizar tempo, dessa forma, os profissionais conseguem se concentrar em trabalhos estratégicos.
O Agile Marketing fornece mais controle sobre os projetos, além de facilitar o entendimento em relação à etapa em que cada profissional se encontra e quais são suas responsabilidades.
A organização não perde mais tempo com reuniões pouco produtivas e consegue compreender melhor o que cada membro tem feito.
Para elaborar uma boa estratégia de marketing que vai divulgar aluguel impressora laser colorida, é muito importante que a equipe de profissionais tenha uma boa comunicação, principalmente nos trabalhos remotos.
O marketing ágil otimiza a comunicação entre os profissionais e traz mais transparência na troca de informações, algo que garante ganhos significativos que otimizam a rotina de trabalho.
Muitas organizações usam esse método porque ele consegue aumentar a produtividade. Isso acontece, porque ele funciona com ciclos curtos de trabalho, ao mesmo tempo em que oferece mais liberdade para os profissionais.
Só que a organização vai conseguir aproveitar esses benefícios se souber implementar o marketing ágil do jeito certo.
Como implementar o Agile Marketing?
Para ser ágil nos projetos de marketing é necessário oferecer oportunidades de negócio e soluções para diversas situações do dia a dia, sempre usando a criatividade. Mas também existem algumas práticas para aplicar o método, como:
Criar times multifuncionais
Os times de marketing precisam ser multifuncionais, em outras palavras, os profissionais precisam ter todas as habilidades necessárias para que as tarefas sejam realizadas de maneira rápida e sem perder a qualidade.
Para criar uma campanha sobre divisória de vidro para consultório, não é necessário ter um time muito grande, mesmo porque, o ideal é que a equipe seja enxuta para trabalhar melhor.
Ela será guiada pelo Scrum Master, que é como se fosse um treinador que vai se responsabilizar por remover impedimentos levantados pelos profissionais e garantir que o trabalho flua normalmente, seguindo as práticas ágeis.
A equipe também terá um Product Owner que vai representar o cliente e sua responsabilidade é manter contato e priorizar as atividades de cada ciclo de entrega.
É necessário que tenha a visão do que será entregue em todas as sprints e gerenciar o acúmulo de tarefas, com base nessa visão. Também é ele que vai dizer para a equipe o que deve ser feito e quando fazer.
A equipe precisa trabalhar junta, no mesmo lugar e ao mesmo tempo e para aumentar a motivação, é interessante distribuir caneca personalizada para empresa.
Outra coisa muito importante é realizar reuniões diárias, de cerca de 15 minutos, para saber o que foi feito ontem, o que será feito no dia e se existe algum impedimento.
Focar no cliente
O cliente é a principal razão de existência do negócio, por isso precisa estar no centro das ações. Para compreender o que ele necessita, é fundamental registrar as informações, de modo que todo o time possa compreendê-las.
Criar uma história nessa etapa é muito útil para que os profissionais possam manter o foco em atividades e no incremento necessário para entregar no final da atividade.
Oferecer entregas iterativas
Durante o desenvolvimento das estratégias de marketing de uma clínica especializada em veterinário de aves, o ideal é fazer pequenas entregas de até 30 dias, pois isso ajuda a enxergar o que está funcionando, mudar o que não está bom e fazer adaptações.
Ao implementar o método ágil, é necessário se basear em entregas incrementais e iterativas, assim a equipe vai disponibilizar um pacote pronto ao final de cada sprint.
Um dos princípios mais importantes é a inspeção e adaptação, o que justifica fazer paradas regulares para verificar se a equipe está na direção certa e se os resultados estão de acordo com aquilo que o cliente espera.
Além de melhorar as campanhas de divulgação de toldos para varanda gourmet, é possível minimizar os riscos por meio de feedback imediato. Os profissionais não vão esperar até o final do projeto para saber se ele é útil ou não faz o menor sentido.
Todas as tarefas que compõem o sprint passam a ser priorizadas de acordo com as necessidades do cliente e com o time de projeto.
Considerações finais
Por conta das mudanças constantes que acontecem no mercado como um todo, o aumento da concorrência e as pressões por inovação, fica cada vez mais evidente a necessidade de adotar metodologias ágeis.
É importante lembrar que existe uma curva de aprendizado para que os profissionais possam produzir hiper formar melhor, algo que costuma durar 3 meses, mas passado esse prazo, o marketing ágil consegue mudar completamente o mindset da equipe.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.