Atualmente, quem tem tempo para ouvir aquele típico papo de vendedor, do tipo “Compre meu produto por que sim”? Ninguém!
Esse tipo de estratégia caiu em desuso por diversos motivos. A ascensão da internet e ferramentas de busca, mudanças nos hábitos de compra, ritmo de vida mais acelerado e a busca por marcas com diferenciais e valores reais, são alguns desses motivos.
E, para substituir o “compre, compre, compre”, surgiu o marketing de conteúdo, com uma proposta bem menos invasiva, mais personalizada e capaz de conduzir os leads através do funil de vendas com maior facilidade, menores custos e desgaste do seu time.
O marketing de conteúdo tem se mostrado cada vez mais eficaz para nutrir e engajar o público alvo das marcas, uma vez que oferece conteúdo relevante, educativo e valioso para os potenciais clientes.
Neste artigo, falaremos sobre o que é essa ferramenta e como ela pode aumentar e melhorar suas vendas.
Continue com a gente e descubra as vantagens de um bom marketing de conteúdo. Boa leitura!
O que é marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é, basicamente, uma estratégia de marketing com foco no engajamento do público-alvo por meio da criação de conteúdo relevante e valioso.
Esse foco no engajamento do público faz com que seus conteúdos sejam mais que promoções. A intenção é nutrir, educar, envolver o público, estreitar as relações e, ao conduzi-lo pelo funil de vendas, apresentar suas soluções já com autoridade e a confiança de cada novo cliente.
O marketing de conteúdo visa, além de alcançar e vender para mais pessoas, fazer vendas melhores. A relevância dos seus conteúdos agrega valor à sua marca e torna a fidelização de clientes mais simples.
Dessa forma, suas vendas passam a ser melhores. Você atrai mais pessoas qualificadas, aptas a fecharem uma compra e se tornarem clientes frequentes.
Assim, sua empresa vende mais, mais caro e melhor.
Conteúdo relevante
Quando abordamos o tema marketing digital usamos muito o termo “conteúdo relevante”, mas nem sempre a definição desse conceito fica clara, não é?
Então, vamos definir o conceito do famigerado conteúdo relevante.
Conteúdo relevante é o conteúdo em qualquer formato (artigos, podcasts, vídeos, ebooks) que trazem informações valiosas ao público, capazes de sanar suas dúvidas e levar a mensagem necessária no momento certo.
E, se esse conteúdo cumprir o propósito de ser útil ao seu público, essas pessoas simpatizarão com sua marca, passarão a confiar em sua autoridade e, ainda, vão compartilhar seu conteúdo com outras pessoas.
Conteúdo relevante é isso, é o que o próprio nome já sugere, um conteúdo que serve para algo na vida do seu potencial cliente.
Estratégias de marketing de conteúdo
Bom, até agora pudemos ver o que é o marketing de conteúdo, o que é o conteúdo relevante e entendemos como o marketing de conteúdo pode aumentar suas vendas.
Agora, confira algumas das principais estratégias de marketing de conteúdo que podem ser usadas para gerar mais vendas para sua empresa
- Criar um blog para sua marca, otimizado e com conteúdos relacionados às suas soluções;
- Usar as redes sociais para engajar o público, usando posts que sejam interessantes para o público e o leve para seu site;
- Criar materiais ricos, como ebooks, webinars e checklists gratuitos, em troca de informações de contato em uma landing page;
- Com base nos contatos adquiridos com a estratégia anterior, crie uma lista para enviar suas ofertas e novidades. O mais comum aqui é o e-mail marketing.
Conheça a Alpinista Digital
Apesar de indispensável para quem quer se fixar no mercado digital e se destacar entre a concorrência, não é todo empresário ou time que sabe como ou tem disponibilidade para criar uma estratégia de marketing de conteúdo, segmentar essa estratégia, implementar e mensurar seus resultados.
E aí, o que resta fazer? Sentar e esperar que a falta de estratégias digitais traga resultados? Não!
Para criar as melhores estratégias de marketing de conteúdo, segmentar, implementar e mensurar os resultados, conte com quem entende do assunto.
A Alpinista Digital conta com mais de oito anos de experiência, nos quais já entregamos mais de 320 soluções para empresas nacionais e internacionais e, dentre essas soluções, está o marketing de conteúdo.
Para que sua empresa venda cada vez mais e melhor, oferecemos soluções de marketing de conteúdo completas, desde a otimização (SEO) até o desenvolvimento dos conteúdos, para blogs e sites.
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Vamos juntos nessa?