Marketing Digital é um conjunto de ações realizadas no ambiente online para divulgar uma marca, aumentar sua visibilidade e fazer uma promoção personalizada e que atinja o público no momento certo.
Porém, por mais que pareça super simples e fácil de ser feito, um bom marketing digital exige o estudo das melhores estratégias, conhecimento sobre o público alvo e, claro, persistência.
Além disso, também é recomendado o bom uso de ferramentas de SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo, para que sua estratégia torne seu serviço mais atraente e relevante para o público.
Quer entender melhor o marketing digital, suas ferramentas e como utilizá-lo para divulgar e fixar sua marca? Então fica de olho nesse artigo que preparamos especialmente para você! Vamos lá?
Melhores ferramentas do marketing digital
Como sabemos, o marketing digital é feito pela internet, utilizando redes sociais, e-mail, sites, blogs, mecanismos de pesquisa e afins, com o objetivo de se conectar com os clientes e potenciais clientes de forma mais agradável, personalizada e relevante.
Abaixo, falaremos um pouco sobre as ferramentas utilizadas para fazer o marketing de conteúdo da sua empresa:
SEO – Otimização para Buscas
SEO é a sigla em inglês para Otimização para Motores de Busca, basicamente. Isso significa que o SEO é a ferramenta que otimiza seu conteúdo, através do uso de palavras-chave e boa escrita, para que seu site esteja ranqueado nas primeiras páginas do Google ou outra ferramenta de busca.
Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo, por sua vez, é a produção estratégica de conteúdo, produção essa que tem como objetivo criar uma identidade para sua marca e aumentar o tráfego no seu site.
Essa ferramenta está atrelada ao SEO e é essencial para os resultados a longo prazo.
Inbound Marketing
Esta é uma ferramenta que visa atrair, converter e encantar os clientes, desenvolvida para que as empresas possam oferecer produtos e serviços melhores, além de conquistar e fidelizar clientes.
O inbound marketing acompanha o funil de vendas e também está muito ligada ao marketing de conteúdo, oferta em redes sociais e similares.
Redes Sociais e E-mail
Com todo o desenvolvimento da internet, das mídias sociais e o grande fluxo de acessos que essas plataformas possuem, seria bobagem não divulgar sua marca nas redes sociais e no e-mail.
O conteúdo para redes sociais deve ser diferenciado e atraente, para aumentar o reconhecimento da marca e convidar mais pessoas a visitarem seu site.
Planejando o marketing digital da sua empresa
O planejamento da sua estratégia de marketing digital é a etapa em que você vai analisar todos os dados necessários, como seu público alvo, persona, que redes sociais essa persona usa, quais conteúdos mais chamam sua atenção, as palavras-chave e tudo o mais.
É recomendado que você se mantenha bem organizado, anotando os dados e melhores insights para a produção do seu conteúdo.
Além disso, considere sempre o tipo de conteúdo de cada rede social, como, por exemplo, as imagens no Instagram ou vídeos no Facebook.
Depois disso, crie um cronograma para ter o tempo bem definido de atualização da sua página ou site, mantendo o ritmo e o engajamento.
Busque também ferramentas de monitoramento, para ter sempre à sua disposição a quantidade de visitas que seu site teve, número de cadastros, páginas mais visitadas, etc.
Feito tudo isso, mão na massa!
Analise sempre as métricas referentes ao acesso, quais ações trouxeram bons resultados e o que aumentou a taxa de conversão, para entender o que agrada seu público e como ele se comporta diante da sua estratégia.
Se sua empresa não conta com uma equipe própria e uma boa estratégia de marketing digital, conheça os serviços da Alpinista Digital.
Entre em contato com nosso time comercial e conheça nossas soluções para levar sua empresa ao topo. Esperamos por você!