ConteúdosDicas e TutoriaisMarketing DigitalComo melhorar o site do cliente em 6 passos

Como melhorar o site do cliente em 6 passos

Ao longo da carreira de web designer, uma coisa que você pode ver muito são clientes que, num primeiro momento, investiram em um site simples, só para dizer que tinham um.

Nesse tipo de site, as informações normalmente são básicas, incompletas ou desatualizadas, o layout é pouco atraente, o site não se adapta a diferentes telas e, como consequência, não traz nenhum resultado para seu cliente.

Por sorte, esse cliente percebe que o site precisa de uma verdadeira reforma, sendo completamente renovado, para que fique apto a atrair o público e gerar resultados reais.

“Mas ainda estou no começo da carreira, não sei como fazer isso!”.

Se esse é seu problema, esse conteúdo vai ser muito útil. Continue a leitura e confira, em 6 passos, como melhorar o site do cliente, para que seja mais que um domínio sem relevância.

Vamos lá?

1. Formato responsivo

Formato responsivo é o que faz com que sites e outras plataformas se adaptem a diversos tamanhos de telas – PC, tablet, celular e outros aparelhos.

A responsividade é um ponto muito importante em um site, visto que cada vez mais usuários acessam a internet por meio do celular e, caso o site não se adapte ao dispositivo móvel, o usuário vai procurar outra opção.

O primeiro passo para melhorar o site do cliente é verificar se ele é responsivo e, se não for, adaptá-lo para que passe a ser.

2. Segurança

A segurança é imprescindível para, claramente, tornar o site do seu cliente mais seguro.

Para melhorar a segurança de um site, é necessário escolher uma boa hospedagem e, no que se refere à navegação e ranqueamento, fazer o site com o certificado SSL/HTTPS.

Sites seguros são aqueles que contam com um ícone de cadeado na barra de pesquisa do Google.

E, vale lembrar, o Google penaliza sites não seguros (apenas HTTP) e dá sempre preferência aos HTTPS. Ou seja, um site seguro melhora o ranqueamento e gera muito mais acessos.

3. Deixe o site leve

Imagens pesadas, plugins desnecessários, nenhum plugin de cache (muito necessário) e hospedagem de baixa qualidade são algumas das causas da lentidão de um site.

Para melhorar o site do cliente, busque deixá-lo leve, usando imagens não tão pesadas, os plugins necessários para um melhor carregamento, uma boa hospedagem e se livrando de tudo que está lá só fazendo peso.

A velocidade do carregamento de um site interfere no seu ranqueamento no Google e, também, na taxa de rejeição, que tem relação com vários outros pontos.

4. Use um layout atraente

O conceito de layout atraente fica bem subjetivo quando consideramos o fato de que essa atração depende de quem é o público do seu cliente.

Mas, uma vez que você entenda quem é esse público, o que o atrai e prende sua atenção, encontrar o layout ideal fica super fácil.

Não se esqueça de definir uma boa paleta de cores e algumas fontes, para usá-las em todas as páginas do site e outras plataformas em que o cliente solicite seus serviços.

Anda meio sem inspiração? Confira nossas sugestões de sites que podem te ajudar.

5. Aposte no SEO

SEO, a otimização para motores de busca, é outro ponto importante para melhorar o site do clientes.

Nosso quinto passo é: aposte no SEO.

Usar palavras-chave, termos relevantes para o público desse cliente, sinônimos e termos relacionados é um bom começo.

A otimização também se refere, em partes, ao uso de imagens, velocidade de carregamento, funil de vendas e outros pontos, mas, o que mais se destaca é o bom uso de palavras-chave nos conteúdos orgânicos.

6. Ofereça manutenção e atualizações

Além de ser um passo para melhorar o site de seus clientes, oferecer manutenção e atualizações é também uma forma de gerar uma renda estável como web designer.

Para que o site se mantenha tão bom quanto você o deixou e continue seguindo as exigências do Google, a manutenção e atualização são muito necessárias.

Mas, como seu cliente pode não ter tempo, não saber como fazer isso ou não ter condições de manter um setor para esse fim em específico, você oferecer esse serviço complementar pode ser bem útil e prático para ele.

E, se o site que o cliente já possui não tiver conserto, confira as principais etapas do desenvolvimento de sites e crie um projeto sensacional!

Mesmo que pareça ser um trabalho enorme, melhorar o site do cliente pode ser bem simples. Basta se atentar, principalmente, aos pontos citados nesse conteúdo.

Um site seguro, leve, com formato responsivo e com um bom SEO é capaz de trazer resultados incríveis, aumentando a autoridade e agregando valor ao produto/serviço de seus clientescomo m – e ao seu, é claro.

Quer saber mais sobre as melhores técnicas de web design, ferramentas e como se tornar um web designer de sucesso?

Se inscreva para acompanhar nossas aulas e não deixe de conferir outros conteúdos aqui no blog!


0 0 votes
Article Rating
Inscreva-se
Notificação de
guest
0 Comentários
Antigos
Recentes Mais votados
Inline Feedbacks
View all comments