Uma estratégia de link building pode ser resumida como uma forma de conseguir backlinks (links de outros sites apontando para o seu), além de ligar as páginas e recursos do seu site através dos interlinks.
Essa linkagem, interna e externa, tem como objetivo aumentar a relevância e popularidade do site nos resultados de busca, especialmente no Google, gerando mais tráfego e um melhor posicionamento na SERP.
Porém, apesar dos bons resultados que traz, a estratégia de link building ainda é deixada de lado por muitas empresas que simplesmente não sabem do que se trata ou como aplicar essa estratégia, perdendo grandes oportunidades de posicionamento, tráfego e vendas.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo, onde você encontra tudo que precisa saber sobre o assunto.
Continue com a gente e confira o que é o link building, qual sua importância e como aplicar essa estratégia no site da sua empresa.
Relação entre o Google e os links
Para entendermos o conceito de link building, antes, precisamos entender como surgiu esse “sistema” de links e quais mudanças ocorreram até o presente momento.
No início da internet, os mecanismos de busca utilizavam apenas as palavras-chave e o conteúdo das páginas e sites para classificá-los, até que, em 1997, o Google passou a utilizar links como um critério para definir e entender a relevância e confiabilidade de um site.
Para isso, o buscador via os links como uma recomendação, de forma que, quanto mais recomendações (links apontando para ele) o site tivesse, mais relevante ele era. Esses links, de um site para o outro, é o que chamamos de backlinks.
Porém, em pouco tempo, surgiram as técnicas similares ao que hoje chamamos de Black Hat, que buscavam promover sites comercializando links, sem qualquer preocupação com a qualidade do conteúdo ou se ele atendia à necessidade do usuário.
Com isso, em 2012 o Google lançou a atualização Penguin, que, para atender a um dos principais objetivos do buscador, que é oferecer o melhor conteúdo ao usuário, fez com que sites com conteúdos de baixa qualidade e links suspeitos caíssem ou fossem até removidos da página de resultados.
Atualmente, mais do que a quantidade de links que um site recebe, o Google avalia principalmente a qualidade desses links, a relevância de quem faz e recebe o link e, também, a “naturalidade” dessa linkagem.
Como o Google avalia os links
Como alguns usuários passaram a comercializar links de forma fraudulenta, construindo as chamadas link farms e outras ferramentas para gerar backlinks de baixa qualidade, visando apenas a quantidade, e não a relevância ou relação entre os conteúdos, o Google mudou sua forma de avaliar esses links.
Basicamente, ele avalia, atualmente, a quantidade (mas não como fator principal) e a qualidade dos links.
Ou seja, um site com, por exemplo, 50 backlinks “mais ou menos”, pode ter um posicionamento inferior ao de um site com 30 backlinks de sites importantes, com temas relacionados e feitos de forma orgânica.
Vale mencionar ainda que, para determinar se o link é ou não de qualidade, são avaliados alguns pontos, como:
- Texto âncora;
- Onde o link está inserido (se no conteúdo ou comentários, por exemplo);
- Autoridade de domínio de quem fez o link.
O que é link building
Certo, agora que entendemos como surgiu esse uso dos links, qual a relação do link building e o Google e, também, como os links são avaliados, podemos, enfim, entender o que é o link building.
Link building é o nome dado a um conjunto de técnicas que tem como objetivo conseguir links relevantes e de qualidade vindos de outros sites, além de trabalhar a linkagem interna do site, ligando conteúdos, recursos, páginas e afins, tornando a navegação mais simples e auxiliando o Google no mapeamento.
Através dessa linkagem interna e externa é possível aumentar a autoridade de domínio de um site, melhorar sua reputação, o posicionamento no ranking e o tráfego.
Porém, como dito no tópico anterior, para que os links tragam relevância e um melhor posicionamento no Google, é preciso que o site que faz o backlink e o que recebe tenham alguma relação entre os assuntos que abordam, nicho e similares.
Ou seja, sites de tecnologia devem apontar para outros sites de tecnologia, sites de saúde para outros sites de saúde, e assim por diante.
Além disso, é preciso que o site que faz esse backlink tenha uma boa autoridade de domínio, para que “transmita” um pouco de sua autoridade para o site que recebe o link através do chamado link juice.
Link juice
Para entender o que é o link juice pense que, quando uma página menciona outra em seu conteúdo, essa página que menciona acaba cedendo um pouco de sua autoridade à que foi mencionada.
Para exemplificar, imagine que em um artigo sobre criação de sites, uma marca faça um link para nosso site. Essa marca estará dando à Alpinista Digital um “voto de confiança”, dizendo ao Google e a seus visitantes que somos uma autoridade na criação de sites.
Esse voto de confiança é o que chamamos de link juice.
Por que o link building é importante
Os links, internos e externos, são um dos fatores de ranqueamento mais importantes do Google, influenciando no seu posicionamento na página de resultados.
Links naturais, de qualidade, vindos de sites relevantes e bem vistos, bem posicionados no conteúdo e recorrentes, aumentam a visibilidade do site, o posicionamento, como já foi dito, o tráfego e, com isso, aumenta suas vendas, seu faturamento e a qualidade dessas vendas.
Uma marca com autoridade na internet, reconhecida por outros sites, pode precificar suas soluções com valores mais altos. Os clientes pagarão esse valor pela certeza de um bom produto ou serviço, pela exclusividade e por seus outros diferenciais.
Como usar essa estratégia
Sabendo o que é e qual a importância do link building, é hora de entender como usar essa estratégia e construir o caminho até os benefícios que ela traz.
Para pôr em prática sua estratégia de link building, é possível seguir os passos que listamos abaixo:
Avalie seus backlinks
Para começar sua estratégia de link building – ou até antes disso – é importante conhecer a situação atual do seu site em relação aos backlinks que apontam para ele. Para isso, é preciso avaliar seus backlinks.
Avalie seus backlinks da seguinte forma:
- Quantos backlinks seu site possui, apontando para outros sites;
- Quais sites apontam para o seu site;
- Reputação e autoridade dos sites que apontam para o seu;
- Quais páginas do seu site possuem mais links e quais têm mais chance de receberem links.
Para fazer essa análise, é possível usar ferramentas como o Ubersuggest ou SEMrush.
Analise os links de seus concorrentes
Ainda nessas ferramentas que citamos acima, é possível analisar a situação de seus concorrentes.
É importante que seja feita uma comparação entre a quantidade de links que apontam para seu site e quantos apontam para seus concorrentes, além de entender quais sites apontam para esses concorrentes e quais páginas e categorias recebem mais links.
Se mesmo com conteúdo similar, seu concorrente se posiciona melhor que você na SERP, é provável que os links que ele recebe sejam melhores que os seus, ou seja, de sites mais importantes ou melhor avaliados pelo Google.
Campanha de link building
Para objetivos mais específicos da sua marca, como um lançamento ou uma pesquisa, fazer uma campanha de link building pontual pode ser interessante.
Essas campanhas podem ser feitas para conseguir links para esses conteúdos em específico ou, ainda, para recuperar ou ganhar posicionamento em uma determinada página.
Uma campanha de link building costuma durar um ou dois meses, ter um objetivo bem claro e oferecer algo em troca do link – que não um link em seu site.
Peça links
Outra forma de conseguir backlinks para seu site é pedindo. Isso mesmo, pedindo!
O Google oferece ferramentas que permitem ver as menções à sua marca, mesmo quando essa menção não está atrelada a um backlink. Aí está uma oportunidade de conseguir um link de quem já te conhece e recomenda.
Outra forma de pedir backlinks é formando parcerias com empresas do mesmo nicho ou que, de alguma forma, possam recomendar sua marca sem usar uma estratégia considerada Black Hat.
Para saber para quem pedir backlinks, procure separar uma lista de sites com conteúdos relacionados às suas palavras-chave e necessidades de seu público. Feita essa lista, siga as seguintes dicas:
Não peça links se:
- O conteúdo for do seu concorrente;
- O conteúdo for uma publicação patrocinada;
- O site não for do mesmo nicho que o seu;
- O site não publica novos artigos há mais de três meses;
- O conteúdo desse site só serve para fazer backlinks e spam;
- Se a autoridade de domínio do site for baixa, com pontuação abaixo de 40.
Por outro lado, peça links se:
- O site possuir uma boa autoridade de domínio, especialmente se for mais alta que a sua;
- O conteúdo for relacionado ao seu nicho;
- Houver uma frequência na postagem e atualização de conteúdos, com novos artigos semanais;
- Fizer links para fontes externas;
Não se esqueça da linkagem interna
Por fim, não podemos deixar de mencionar a linkagem interna, ou seja, dentro do seu conteúdo e apontando para outros conteúdos ou recursos de seu site.
Essa linkagem interna, mesmo que não cause o mesmo impacto que a externa, auxilia seu leitor a se conectar com outros conteúdos, relevantes e complementares, além de auxiliar o Google na navegação por seu site.
O Google tem um determinado limite de “profundidade”, ou seja, ele vai até certo ponto em seu site e, se não chega ao fim, ele não identifica o que tem além, o que dificulta o ranqueamento e indexação.
Desta forma, quando você faz essa linkagem, está “cortando o caminho”, fazendo com que o robô vá mais longe no seu site, sem percorrer tantas páginas.
Quer iniciar sua estratégia de link building, mas não tem tempo, as ferramentas necessárias ou não sabe por onde começar?
Entre em contato com nosso time comercial e conheça nossas soluções que levarão sua marca ao topo dos resultados do Google!