O upsell é uma técnica utilizada pelas maiores empresas do mundo e é uma grande oportunidade de aumentar o faturamento da sua empresa.
O motivo dessa técnica ser tão famosa é simples: fazer o upsell de um cliente já fidelizado custa 4 vezes menos que a prospecção de novos clientes e gera mais lucro do que as vendas isoladas que você faria para um cliente que não conhece sua marca.
Mas, afinal, o que é esse tal upsell e como ele pode maximizar o faturamento de uma empresa? Isso você descobre ao longo deste artigo. Boa leitura!
O que é upsell?
O upsell pode ser descrito como uma técnica de vendas, na qual o vendedor oferece ao cliente um produto ou serviço melhor e possivelmente mais caro que aquele que o cliente já adquiriu ou tem interesse.
Entretanto, é importante frisar um detalhe. Apesar do objetivo de se fazer upselling ser o aumento no faturamento, o centro dessa estratégia é o cliente. Desta forma, fazer um upsell é mais do que oferecer algo mais caro, é a oferta de algo que traga vantagens e satisfação ao cliente.
Quando você oferece uma boa experiência de compra e venda ao cliente, ele volta a fazer novas compras com você, mantendo e maximizando seu faturamento. Entendeu a linha de pensamento?
Conceitos com nomes parecidos
Há outras duas técnicas de vendas, além do upsell, que tem nomes parecidos e que podem gerar confusão, apesar de suas finalidades distintas.
Essas técnicas são o cross-sell e o downsell. Veja o que cada um significa:
Cross-sell
O cross-sell se baseia na oferta de um produto ou serviço que complemente o uso daquilo que o cliente já iria comprar.
Por exemplo, se o cliente adquiriu um computador, ele pode precisar de um mouse ou monitor. Se ele comprou um hambúrguer, uma bebida seria um bom complemento.
Downsell
Diferentemente do cross-sell que busca complementar e do upsell que busca oferecer algo melhor, o downsell é a última tentativa de realizar uma venda para aquele cliente, por meio da oferta de um produto ou serviço mais barato.
Como fazer o upsell
Fazer upselling, reter seus clientes e maximizar seu faturamento não é tão difícil quanto pode parecer. Nós te ensinamos agora a como fazer seu upsell. Veja só:
1- Mantenha contato com o cliente
Independentemente do tamanho ou porte, manter contato com os clientes é uma necessidade de toda empresa.
Mostrar que você se importa ajuda a criar uma ligação emocional com o cliente e, ao manter uma relação mais estreita, você identifica as necessidades atuais desse cliente. Isso nos leva ao próximo tópico.
2- Mapeie e cruze seus produtos
Depois de identificar as necessidades dos clientes, você passa a ver de forma mais clara o que cada um realmente precisa.
A partir desses dados, mapeie seus produtos (ou serviços) e analise cada um para entender como e quais deles podem ser úteis para seu consumidor.
3- Ofereça vantagens reais
Como foi dito no começo, o cliente é o centro dessa estratégia e ele só estará disposto a pagar mais em um negócio, se este oferecer benefícios reais.
Simplesmente tentar empurrar um produto caro para lucrar mais deixará seu cliente pouco à vontade e, até mesmo, pode fazer com que ele não compre mais de você.
O upsell é uma técnica muito eficiente e barata para maximizar o faturamento da sua empresa e, ainda, oferecer mais valor agregado ao seu público.
Agora que você sabe do que se trata e como essa técnica pode gerar mais lucros para sua empresa, está na hora de pôr a mão na massa e ver seus resultados aparecerem!