Descubra o que é upsell e maximize seu faturamento

Chamamos de upsell uma promissora estratégia que tem como objetivo vender mais para um mesmo cliente. Descubra agora o que é upsell e como essa técnica pode maximizar seu faturamento.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
upsell

O upsell é uma técnica utilizada pelas maiores empresas do mundo e é uma grande oportunidade de aumentar o faturamento da sua empresa.

O motivo dessa técnica ser tão famosa é simples: fazer o upsell de um cliente já fidelizado custa 4 vezes menos que a prospecção de novos clientes e gera mais lucro do que as vendas isoladas que você faria para um cliente que não conhece sua marca.

Mas, afinal, o que é esse tal upsell e como ele pode maximizar o faturamento de uma empresa? Isso você descobre ao longo deste artigo. Boa leitura!

O que é upsell?

O upsell pode ser descrito como uma técnica de vendas, na qual o vendedor oferece ao cliente um produto ou serviço melhor e possivelmente mais caro que aquele que o cliente já adquiriu ou tem interesse.

Entretanto, é importante frisar um detalhe. Apesar do objetivo de se fazer upselling ser o aumento no faturamento, o centro dessa estratégia é o cliente. Desta forma, fazer um upsell é mais do que oferecer algo mais caro, é a oferta de algo que traga vantagens e satisfação ao cliente.

Quando você oferece uma boa experiência de compra e venda ao cliente, ele volta a fazer novas compras com você, mantendo e maximizando seu faturamento. Entendeu a linha de pensamento?

Conceitos com nomes parecidos

Há outras duas técnicas de vendas, além do upsell, que tem nomes parecidos e que podem gerar confusão, apesar de suas finalidades distintas.

Essas técnicas são o cross-sell e o downsell. Veja o que cada um significa:

Cross-sell

O cross-sell se baseia na oferta de um produto ou serviço que complemente o uso daquilo que o cliente já iria comprar.

Por exemplo, se o cliente adquiriu um computador, ele pode precisar de um mouse ou monitor. Se ele comprou um hambúrguer, uma bebida seria um bom complemento.

Downsell

Diferentemente do cross-sell que busca complementar e do upsell que busca oferecer algo melhor, o downsell é a última tentativa de realizar uma venda para aquele cliente, por meio da oferta de um produto ou serviço mais barato.

Como fazer o upsell

Fazer upselling, reter seus clientes e maximizar seu faturamento não é tão difícil quanto pode parecer. Nós te ensinamos agora a como fazer seu upsell. Veja só:

1- Mantenha contato com o cliente

Independentemente do tamanho ou porte, manter contato com os clientes é uma necessidade de toda empresa.

Mostrar que você se importa ajuda a criar uma ligação emocional com o cliente e, ao manter uma relação mais estreita, você identifica as necessidades atuais desse cliente. Isso nos leva ao próximo tópico.

2- Mapeie e cruze seus produtos

Depois de identificar as necessidades dos clientes, você passa a ver de forma mais clara o que cada um realmente precisa.

A partir desses dados, mapeie seus produtos (ou serviços) e analise cada um para entender como e quais deles podem ser úteis para seu consumidor.

3- Ofereça vantagens reais

Como foi dito no começo, o cliente é o centro dessa estratégia e ele só estará disposto a pagar mais em um negócio, se este oferecer benefícios reais.

Simplesmente tentar empurrar um produto caro para lucrar mais deixará seu cliente pouco à vontade e, até mesmo, pode fazer com que ele não compre mais de você.

 

O upsell é uma técnica muito eficiente e barata para maximizar o faturamento da sua empresa e, ainda, oferecer mais valor agregado ao seu público.

Agora que você sabe do que se trata e como essa técnica pode gerar mais lucros para sua empresa, está na hora de pôr a mão na massa e ver seus resultados aparecerem!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Aproveite e veja também

Aumente as vendas da sua empresa por meio da internet

Construímos sites de alta performance para alavancar empresas no meio digital