Como se organizar para trabalhar em home office
Quem nunca sonhou em abandonar o escritório, as roupas sociais e trabalhar em home office?
Fazer seus próprios horários, passar mais tempo com a família, economizar combustível e o tempo de deslocamento são apenas alguns dos atrativos deste modelo de trabalho.
Mas não se engane! Não é só de vantagens e liberdade que o home office é feito. Esse formato, como qualquer outro, apresenta suas vantagens e desvantagens.
Sem uma boa dose de organização e disciplina, a qualidade do seu serviço, sua produtividade e bem-estar tendem a cair muito!
Sabemos que manter o foco com tantas distrações, como os filhos, pets ou afazeres domésticos, pode ser difícil e, por isso, preparamos este guia.
Confira agora dicas essenciais para você se organizar para trabalhar em home office, aumentando sua produtividade, qualidade de vida e trazendo toda a liberdade que o formato promete.
Bora lá?
Tenha um lugar para trabalhar
Ter um espaço exclusivo para trabalhar te ajuda a se organizar no home office.
Nesse espaço, ficam seus materiais de trabalho, alguns itens de decoração e, nele, a única coisa que deve ser feita é trabalhar.
Desta forma, você evita deixar suas ferramentas, papéis e afins espalhados e, também, se programa para não trabalhar em outras partes da casa.
Reservar um local exclusivo para o trabalho vai te ajudar a manter a organização e não invadir seus horários de descanso e lazer, melhorando sua produtividade e mantendo a qualidade de vida.
Confira também nossas dicas para evitar a procrastinação no home office.
Organize seus materiais
A bagunça é uma grande inimiga de quem trabalha em home office.
Quando suas coisas estão fora do lugar, é fácil se distrair para organizá-las no meio de um trabalho, ou, ainda, perder muito tempo procurando algo.
Busque manter seus materiais organizados, deixando aqueles com mais uso por perto e, aqueles que raramente são necessários, guardados e etiquetados.
E, quanto à bagunça doméstica, caso não dê para organizá-la antes de trabalhar, use seu espaço de trabalho para se isolar dela até ter um tempo livre, evitando distrações.
Invista no conforto
Para trabalhar em home office de forma organizada e produtiva, é importante investir no conforto.
Uma mesa de tamanho adequado, uma boa cadeira, suporte para o notebook ou um monitor mais alto, mousepad com apoio no pulso, luzes artificiais para manter o ambiente iluminado e itens do tipo fazem toda a diferença.
O conforto deve ser uma prioridade no home office, pois a falta de ergonomia e o desconforto durante suas horas de trabalho podem (e vão) acarretar em danos à saúde, como LER/DORT e, ainda, são mais uma fonte de distração e improdutividade.
Defina uma rotina clara e realista
Mais uma forma de se organizar para trabalhar em home office é definir sua rotina, de forma clara e realista.
Se necessário, anote na agenda ou em um quadro bem visível quais são suas atividades do dia, da semana, do mês e assinale aquelas que forem cumpridas.
Além disso, procure definir uma rotina realista. O dia só tem 24h e nelas não cabem todo o trabalho e atividades de um mês.
Mais que fazer rápido, procure fazer tudo bem feito e sem exageros – garantindo a qualidade de suas entregas e seu bem-estar.
Use ferramentas de organização
Para se organizar de forma mais tecnológica e talvez com mais otimização, vale apostar em ferramentas e apps de organização.
Programas de gestão de projetos, controle e gerenciamento de tempo, emissão de boletos e notas fiscais, reuniões e trocas de mensagem podem facilitar muito sua organização.
Conheça aqui três ferramentas para organizar seus projetos de web design.
Vale lembrar que a escolha das melhores ferramentas para se organizar no home office dependerá totalmente do seu segmento de mercado, tamanho da equipe, necessidades e facilidade no uso das interfaces.
Peça colaboração da família
Essa, para quem divide a casa com mais pessoas, pode ser a parte mais difícil na hora de se organizar para trabalhar em home office.
Normalmente, pelo menos no início, a família pode considerar seu trabalho em home office como uma coisa muito mais flexível e menos importante que um trabalho, de fato.
E, nisso, acabam interrompendo, dando a impressão de que seu trabalho pode ficar para depois.
Procure explicar de forma clara que seu trabalho é tão válido quanto qualquer outro e, assim, precisa da sua atenção.
Trabalhar em home office traz, sim, diversas vantagens e muita liberdade, mas antes de aproveitar a parte boa, sempre tem um caminho a percorrer.
Buscar se organizar e otimizar o tempo é apenas o começo, mas são passos que fazem toda a diferença nos seus resultados, produtividade e dão espaço para outras possibilidades.
Quer saber mais sobre organização no home office e como ter uma carreira de sucesso de forma autônoma? Continue acompanhando nossos conteúdos e conheça as formas de trabalho do futuro!