Com o surgimento do Inbound Marketing e desenvolvimento das estratégias de marketing digital, cada vez mais pessoas passaram a ver o outbound marketing com maus olhos.
Isso porque, em um contexto geral, ele se assemelha com aquelas técnicas de venda bem invasivas, que interrompiam o consumidor para lhe “empurrar” um produto ou serviço.
Mas, o que muita gente não sabe, é que o outbound marketing tem suas vantagens e, quando bem trabalhado, pode trazer excelentes resultados, principalmente quando associado a outras estratégias – uma complementando a outra.
Para dar uma limpada no nome dessa estratégia e mostrar que ela pode ser muito benéfica, preparamos este artigo que esclarece de uma vez por todas se o outbound marketing ainda funciona e como fazê-lo dar certo.
Continue com a gente!
O que é Outbound marketing
Para deixar mais simples de entender, podemos dizer que o outbound marketing é o oposto do inbound.
As estratégias de inbound marketing buscam trazer o potencial cliente até sua empresa, conforme pode ser visto neste artigo.
Já o outbound, conta com ações mais ativas, que facilitam a identificação e abordagem do potencial cliente.
Resumindo:
Inbound: o cliente vem até você;
Outbound: você vai até o cliente.
Pode parecer má ideia, afinal, como dissemos, o outbound marketing é geralmente associado a estratégias invasivas, como quando você está passando em frente a uma loja e um vendedor surge dizendo “vamos comprar tal coisa hoje”.
Porém, uma boa estratégia de outbound marketing não consiste em invadir o espaço do cliente e empurrar seu produto ou serviço a todo custo.
Confira agora ações de outbound marketing que, quando bem trabalhadas, funcionam muito bem e potencializam seus resultados.
Ações de Outbound Marketing que funcionam
As ações de outbound são feitas com base em uma prospecção ativa, que identifica o perfil do seu consumidor ideal e possibilita desenvolver estratégias de abordagem efetivas.
Antes, essa abordagem poderia ser feita por meio de campanhas na TV, rádio, outdoors e afins.
Entretanto, com a internet, é possível analisar o comportamento do público, tornando a abordagem mais empática e assertiva.
Algumas formas de abordagem do outbound marketing que apresentam bons resultados são os links patrocinados, e-mail marketing e, por incrível que pareça, os eventos presenciais.
Links patrocinados
O uso de links patrocinados pode abrir muitas portas para uma empresa, isso porque, com toda certeza, seu público usa as plataformas nas quais esses links são divulgados.
As maiores plataformas no que se refere à links patrocinados são o Google, Facebook e LinkedIn, mas não podemos deixar de citar o YouTube e Instagram como grandes apostas no segmento.
É possível segmentar seus anúncios nas redes sociais, controlar seus gastos e ter métricas eficientes quanto a seus resultados.
Além disso, os anúncios são uma excelente forma de aumentar a visibilidade do seu negócio, enquanto é construída uma estratégia de SEO.
E-mail marketing
Outra ação com grande potencial é o e-mail marketing, que também pode ser segmentado de acordo com os interesses do público e estreita seu relacionamento com os clientes e potenciais clientes.
Esse estreitamento no relacionamento faz com que o público tenha mais confiança em você, sua marca e o que está oferecendo, ficando mais propício a realizar uma compra e/ou se tornar um cliente fiel.
Eventos presenciais
Sabemos que, com a possibilidade de realizar eventos online e a pandemia, muitas pessoas deixaram os eventos presenciais de lado.
Mas não poderíamos deixar de citar esse ponto, afinal, em um cenário de maior segurança sanitária, os eventos presenciais são uma excelente ação de outbound marketing.
Isso porque, essencialmente, o ser humano precisa de interação e, em um evento como uma feira ou bazar, por exemplo, as necessidades de interação são supridas, ao mesmo tempo em que o potencial cliente conhece sua marca e produtos mais de perto, criando um vínculo mais próximo e uma maior confiança.
O segredo para a qualidade das suas ações de outbound marketing é o mesmo que se pode usar em qualquer outra área: não ser invasivo, mas demonstrar os reais benefícios do que está sendo oferecido e fazer o cliente se sentir mais do que uma simples fonte de dinheiro.
Com as estratégias corretas e profissionais comprometidos, o outbound marketing pode sim funcionar e trazer ótimos resultados para sua empresa.