Planejamento de conteúdo: Qual a importância para sua empresa

O planejamento de conteúdo é o primeiro passo para construir uma estratégia de SEO e de presença digital para sua empresa. Confira agora o que é, como fazer e qual a importância do planejamento de conteúdo para sua empresa.

Profissionais de marketing e SEO criando um planejamento de conteúdo.

A produção de conteúdo relevante e de qualidade é a melhor estratégia para atrair o público, como você deve saber. Porém, para que a produção seja assertiva e bem definida, é preciso contar com um bom planejamento de conteúdo.

O planejamento de conteúdo é a ferramenta utilizada para criar pautas, desenvolver o conteúdo, criar relação entre os temas e direcionar esse conteúdo para um público estratégico, atingindo as pessoas certas, no momento certo.

Parece simples, não é? Mas, na prática, criar um planejamento de conteúdo eficaz e de sucesso pode dar bastante trabalho – especialmente se você não conhece a importância dessa ferramenta para sua empresa.

Continue a leitura e confira o que é o planejamento de conteúdo, como é feito e  qual a importância desse planejamento dentro de uma empresa.

Vamos conferir?

O que é planejamento de conteúdo

O planejamento de conteúdo é, sem exageros, o primeiro passo para se executar uma estratégia de marketing de conteúdo.

Para darmos mais contexto, vale explicar o que é o marketing de conteúdo.

Marketing de conteúdo é uma estratégia cujo foco está no engajamento do público-alvo através da produção de conteúdo valioso, relevante e de qualidade, nutrindo e educando o público alvo para conduzi-lo pelo funil de vendas.

Desta forma, sua marca passa a ter mais visibilidade e relevância, alcançando um número de vendas maior, além de serem vendas melhores (mais caras e com maior chance de fidelização).

Para entender melhor o conceito de marketing de conteúdo, não deixe de conferir nosso Guia Completo sobre o assunto.

Agora, voltando ao planejamento de conteúdo.

No planejamento são definidos os materiais a serem produzidos, a etapa do fundo de funil a que serão voltados esses materiais, são definidos os temas, criadas pautas, dados os prazos, e atribuídas as atividades.

Para que o conteúdo produzido possa ser direcionado ao público correto, o planejamento é feito todo com base na persona do negócio, que é o “personagem” criado para representar o cliente ideal da marca.

Somente a partir daí o conteúdo pode começar a ser produzido para, posteriormente, ir ao ar.

Como é feito o planejamento de conteúdo

Fazer um bom planejamento de conteúdo exige uma série de passos e que alguns fatores sejam levados em consideração.

Abaixo, confira como é feito o planejamento de conteúdo:

Definir um objetivo

Para dar início ao planejamento de conteúdo, é preciso definir os objetivos específicos da produção e distribuição do conteúdo.

Algumas perguntas que podem ajudar nessa etapa são:

  • Por que o material será distribuído?
  • Quem deve ser atingido pelo conteúdo?
  • Aumentar a visibilidade da marca é um objetivo?

Entender a persona

Definir e entender a persona do negócio também é necessário para fazer seu planejamento.

Com a persona definida, é mais fácil definir os temas para serem abordados, a linguagem do conteúdo, plataformas para publicar o material, dentre outros pontos.

E, se definir a persona do seu negócio parece algo complicado, estude seu público, analise o que ele tem em comum, seus gostos e necessidades.

Para facilitar, também é possível encontrar ferramentas online para criação de persona.

Estabelecer um cronograma

Definidos o objetivo e a persona, o planejamento de conteúdo já começa a tomar forma.

Agora, é necessário estabelecer um cronograma para a criação do conteúdo, mantendo sempre o pé no chão – ou seja, sem extrapolar os limites humanos para essa tarefa.

Uma dica interessante é: mantenha um número de conteúdos menor, para que a equipe tenha um prazo confortável para produzi-los, mantendo a qualidade do material e sem afetar sua saúde física e mental.

Essa estratégia, vale mencionar, é conhecida como slow content e se baseia justamente em produzir menos conteúdo, com um prazo confortável, mas mantendo um alto padrão de qualidade.

Entender a jornada de compra

A jornada de compra se refere às etapas pelas quais o cliente passa até a tomada de decisão.

O planejamento de conteúdo deve envolver todas essas etapas, definindo para que etapa cada material será direcionado, além de entender o que chama atenção do público, quais seus problemas e dores, permitindo uma produção de conteúdo estratégica.

Produzir diferentes formatos de conteúdo

Além de produzir conteúdos para os diferentes estágios da jornada de compra, também é necessário produzir diferentes tipos de conteúdo (e, ainda, distribuí-lo em diferentes canais).

Alguns formatos de conteúdo que não podem ficar de fora do planejamento, nem da produção, são:

  • E-mail marketing;
  • E-books;
  • Vídeos;
  • Posts para redes sociais;
  • Artigos para blog.

Vale lembrar, a linguagem em cada um desses conteúdos será específica para seu formato e plataforma, atingindo o público de forma adequada.

Pesquisar o mercado

Por fim, para traçar o planejamento de conteúdo, é preciso que haja uma pesquisa de mercado, para entender o que é relevante para seu público, mapear as prioridades da produção, encontrar referências e entender como seu concorrente tem agido, para se posicionar à sua frente.

Importância do planejamento de conteúdo para sua empresa

Depois de entender o que é e como é feito o planejamento de conteúdo, você pode estar se perguntando por que essa estratégia é importante para sua empresa.

Bom, para começar, podemos mencionar o onipresente (uma vez que tanta coisa está relacionada a ele) avanço da internet, que trouxe uma série de mudanças para os hábitos de consumo do público.

Com isso, as pessoas passaram a consumir apenas o que lhe é relevante, que agrega algum valor em sua vida, tira dúvidas de forma efetiva, apresenta vantagens reais de uma solução.

E, assim, tudo aquilo que não se adequa a esse padrão é ignorado e logo é esquecido, se tornando obsoleto.

O objetivo do planejamento de conteúdo é esse: orientar a produção de conteúdo de forma que todo material produzido seja relevante, atenda a necessidades, servindo ao público e, consequentemente, aumentando a visibilidade, relevância e vendas (bem como os ganhos) da empresa.

Seu planejamento de conteúdo com a Alpinista Digital

Fazer um planejamento de conteúdo eficaz, dando atenção a todas as etapas mencionadas, além de produzir o material, distribuí-lo e acompanhar seus resultados, pode ser uma tarefa específica demais para você e sua equipe cuidarem sozinhos.

Além disso, são necessárias ferramentas próprias para o planejamento, produção e distribuição de conteúdo, além de conhecimento técnico e experiência com cada uma delas.

Desta forma, sua melhor alternativa pode ser contar com as soluções de uma agência experiente e especializada, que conte com as ferramentas, expertise e conhecimento necessário para desenvolver todas essas atividades.

Tudo isso, você encontra na Alpinista Digital.

Quer saber mais? Preencha este formulário, falando um pouco sobre sua empresa, agende sua apresentação e saiba como podemos levar sua empresa ao topo 😉

Esperamos por você!

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