Dicas para fazer seu planejamento empresarial

O planejamento empresarial é indispensável para o sucesso de qualquer empresa, pois traça o caminho a ser seguido e alinha todos da equipe ao mesmo objetivo final.

O planejamento empresarial estratégico funciona como um ponto de partida, apresentando todas as ações necessárias e o período em que devem ser realizadas para alcançar determinado objetivo.

Utilizar essa ferramenta auxilia a gerir melhor o tempo, sua energia e recursos. Ajuda a entender melhor as mudanças internas e externas e a reconhecer os problemas que podem surgir.

Contar com um planejamento empresarial deixa sua empresa preparada e assegura o sucesso de suas estratégias, enquanto a falta dessa ferramenta pode fazer você se perder e jogar seus esforços fora.

Pensando no sucesso da sua empresa e na importância de desenvolver um bom planejamento estratégico, criamos este artigo com as melhores dicas para você fazer o seu planejamento empresarial. Boa leitura!

Como fazer meu planejamento empresarial?

Abaixo, estão listadas 5 dicas imprescindíveis para fazer um bom planejamento estratégico empresarial. Veja só:

1. Diagnóstico

O diagnóstico serve como um “raio x”, uma autoanálise, que te ajudará a avaliar sua posição financeira, a satisfação de seus colaboradores, qualidade do produto ou serviço oferecido etc.

Para esse diagnóstico, é muito utilizada a Análise SWOT ou FOFA, que te auxilia a identificar suas forças, oportunidades, fraquezas e ameaças.

2. Definição de metas

Feita sua autoanálise, está na hora de definir suas metas e o prazo em que cada uma deve ser alcançada.

Apesar do foco do planejamento estratégico ser o resultado a longo prazo, você precisa planejar também o curto e médio prazo.

Pense: o que você deve fazer hoje para estar no topo daqui a 10 anos?

3. Ações e estratégias

Você precisa desenvolver estratégias e esclarecer as ações necessárias para alcançar as metas que foram definidas para sua empresa.

As estratégias são a forma como as metas devem ser alcançadas, como o lançamento de um produto totalmente inédito no mercado.

Já as ações, por sua vez, são as medidas práticas necessárias para atingir as metas, como a contratação de profissionais especialistas ou maior investimento em marketing digital, por exemplo.

4. KPIs

KPIs são indicadores chave de desempenho. Ou seja, as métricas utilizadas para mensurar o progresso de suas ações e estratégias.

Essa métrica será baseada na sua meta, de forma que, se sua meta é aumentar a clientela, o indicador será o número de clientes novos em determinado período de tempo. Se você quer aumentar o lucro, seu indicador será a rentabilidade, entende?

5. Cronograma

A essa altura você já fez sua análise, definiu suas metas, ações, estratégias e quais serão seus indicadores de desempenho, correto?

Agora, está na hora de organizar isso tudo em um cronograma.

Nesse cronograma devem constar as metas, ações, estratégias, os responsáveis pela execução de cada etapa, recursos necessários e demais informações relevantes.

Para facilitar, disponibilize uma versão digital para todos os membros de sua equipe e deixe uma versão física em local de fácil visualização.

 

Aí está seu planejamento empresarial!

Vale ressaltar que, além dos 5 passos citados para o desenvolvimento do seu planejamento, durante a execução é importante seguir alguns passos também muito importantes.

Primeiro, sempre envolva sua equipe no projeto e aproveite as visões e opiniões de cada um.

Segundo, avalie e revise seu plano, afinal, podem ocorrer mudanças no caminho e, essas mudanças, terão impacto em suas ações e resultados.

 

Para atingir seus objetivos, você precisa ser adaptável e identificar as atitudes que devem ser tomadas para garantir seu sucesso, da sua equipe e, claro, de sua empresa.

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