Plataformas no-code para web designers
Tempos atrás, quando não existiam as plataformas no-code, o trabalho de um web designer resumia-se à parte visual de um site ou página.
Usando sua criatividade juntamente aos dados coletados em pesquisas e testes, o web designer dava aos sites uma aparência agradável, que tornasse a experiência do usuário satisfatória e atingisse os objetivos dessa plataforma.
Atualmente essa ainda é uma tarefa do web designer, claro, mas, além de ser responsável pela qualidade dos detalhes visuais, esse profissional agora pode desenvolver todo o site.
E, diferentemente do que você pode estar pensando, não é preciso saber programar para criar um site do zero.
Se você é um desses que não sabe programar, ou busca uma forma de otimizar o tempo da criação de seus sites e páginas, usar plataformas no-code pode ser a solução.
Neste artigo, falaremos sobre o que são as plataformas no-code e como você pode usá-las para criar sites do zero, de forma prática e sem perder a qualidade.
Ficou curioso? Então continue com a gente!
O que são plataformas no-code
Para começar, vamos entender o conceito.
Plataformas no-code é como chamamos as ferramentas que permitem a criação de sites sem necessidade de usar linguagens de programação ou escrever quaisquer códigos.
Essas plataformas se baseiam em ferramentas chamadas GUI, Interface Gráfica do Usuário, que torna a experiência do web designer mais simples.
Com as plataformas no-code, é possível criar todo um site usando movimentos simples de arrastar e soltar ou clicar e deslizar.
Essa facilidade no uso permite que o web designer entregue sites num período de tempo menor, abrindo espaço para concluir mais projetos dentro do mesmo tempo em que um único projeto com códigos seria criado.
Plataformas no-code para web designer
Se você tem pouco ou nenhum conhecimento em programação, mas ainda assim quer consolidar uma carreira desenvolvendo sites, é possível!
Abaixo, selecionamos algumas plataformas no-code que te permitem criar sites profissionais de forma totalmente intuitiva, simples, rápida e mantendo a funcionalidade de cada projeto. Veja só:
Elementor
Elementor é um plugin do WordPress, focado em design de layout, que permite a criação de sites sem código, usando apenas movimentos de arrastar e soltar.
Usando essa plataforma, é possível criar sites funcionais e com um bom visual de forma rápida, barata e sem conhecimento no desenvolvimento de site tradicional.
O Elementor conta com responsividade integrada, permite a edição do site em tempo real e conexão com outros plugins e ferramentas, como as de automação de marketing.
Existem três opções de planos pagos do Elementor e uma versão gratuita.
Para quem ainda não conhece a ferramenta e deseja entender seu funcionamento, a versão gratuita pode ser um bom começo, mas, quem busca trabalhar na área como freelancer, deve considerar as vantagens e extensões dos planos.
Webflow
O Webflow é mais uma plataforma no-code capaz de gerar arranjos tanto do back-end quanto do front-end de um site, blog, portfólio e outras páginas de forma simples e sem códigos.
O Webflow se assemelha um pouco com o Elementor, por questões como a responsividade nativa, uma versão gratuita e três opções de planos, facilidade no uso e a forma como ele possibilita desenvolver bons sites em pouco tempo.
O uso também se baseia em comandos de arrastar e soltar, há possibilidade de integração com redes sociais e outras facilidades que aumentam a qualidade do site e seus resultados.
Bubble.io
Não tão voltado para sites e páginas na web, o Bubble é uma plataforma no-code que facilita a criação de aplicativos e softwares, que também é uma boa área para se trabalhar como freelancer.
O Bubble permite integração com APIs, é simples de entender e usar, assim como as plataformas que já citamos e conta com alguns arranjos de back-end interessantes, como o banco de dados, cadastro e login de usuários.
Diversas StartUps de sucesso, no Brasil e exterior, começaram com um simples aplicativo criado com Bubble!
Zapier
Por último, uma plataforma no-code de integração, que você, web designer, pode usar para facilitar sua rotina ou implementar integração nos projetos que vende.
O Zapier é uma plataforma de integração sem código, que permite conectar diversos serviços, como Facebook, Gmail, Twitter e Documents (além de muitos outros) para que eles executem determinadas tarefas.
Essa ferramenta usa workflows que baseiam suas ações em eventos, ações e buscas. O evento é algo que ocorre, a ação é o que o workflow deve fazer a partir do evento e, a busca, serve para completar a ação ou validá-la.
Para simplificar, o conceito básico do Zapier é causa e efeito.
Com essas plataformas no-code, desenvolver sites, aplicativos e integrar diversos serviços se torna uma atividade mais simples, ágil e com um potencial de crescimento enorme.
Se você está começando sua carreira como web designer, quer trabalhar como freelancer na área e está à procura de formas de otimizar seu tempo e trabalho, as plataformas no-code são uma excelente solução!
Quer saber mais sobre como desenvolver sites e páginas para web sem programação? Continue acompanhando nossos conteúdos e aulas e saiba como se tornar um web designer sem usar um só código!