Portfólio de web design: 6 dicas para fazer o seu
Mesmo que muitas vezes os profissionais se esqueçam, ter um portfólio bem feito e que apresente seus serviços faz total diferença na atração de novos clientes e fechamento de novos contratos.
É através do portfólio que esses clientes podem atestar a qualidade ou potencial de seus serviços.
Afinal, é nele que você reunirá seus projetos já concluídos ou aqueles realizados para fins de aprendizagem e poderá mostrar suas soluções e diferenciais.
Quem pretende atuar como web designer ou melhorar o posicionamento no mercado, precisa contar com um bom portfólio e, para te ajudar nisso, preparamos este artigo.
Continue a leitura e confira 6 dicas para fazer seu portfólio de web design.
O que é um portfólio
Portfólio é como chamamos uma coleção organizada de seus projetos mais relevantes, que apresentam suas habilidades, seu desenvolvimento profissional e crescimento na área.
Como estamos falando de um portfólio de web design, seria um conjunto com seus melhores projetos – sites, e-commerces, landing pages, blogs e outros.
Essa apresentação visual causa muito mais impacto e convence mais seus potenciais clientes sobre suas capacidades do que uma apresentação tradicional, do tipo “Eu sou o João, faço sites há x anos, fiz tantos sites…”.
Dessa forma, você, web designer, mostra ao cliente em potencial o que sabe fazer e não apenas fala sobre isso.
6 dicas para fazer seu portfólio de web design
Normalmente, os guias para montar portfólios especificam o primeiro passo como “defina seu objetivo”.
Claro, definir um objetivo é importante, mas se tratando de um portfólio de web design, seu objetivo é, provavelmente, centralizar seus melhores trabalhos em um documento, facilitando a apresentação e usando-o para fechar mais vendas, não é?
Então, vamos às dicas específicas para fazer seu portfólio de web design, mostrando seu profissionalismo, aumentando o número e qualidade de suas vendas. Veja só:
1. Apresente suas soluções por completo
Além de uma boa apresentação visual, seu portfólio deve mostrar suas soluções por completo.
Ou seja, além de apresentar os resultados visuais de seus projetos, destaque quais metas foram alcançadas em cada um, quais decisões e ações o levaram até esses resultados e como sua participação no projeto tornou certos resultados possíveis.
Apresente suas soluções por completo, não só o design visual.
2. Use seus melhores projetos
Foque em apresentar os melhores projetos da sua carreira, não o maior número possível.
Talvez um projeto de cada categoria ou menos, desde que bem executados, possam passar uma impressão muito melhor do que mostrar todos os já concluídos, inclusive aqueles não tão bons.
Foque em mostrar seus melhores projetos e, como dito na dica anterior, as soluções usadas em cada um.
3. Valorize a apresentação dos trabalhos
Para destacar a qualidade do seu serviço, busque usar layouts mais limpos, tanto em um portfólio impresso quanto no digital.
O plano de fundo não deve se destacar mais que seus designs e soluções.
4. Apresente suas habilidades
Além de mostrar o resultado visual e objetivos alcançados em cada projeto, reserve um espaço no portfólio para se apresentar e destacar suas habilidades.
Dissemos anteriormente que o portfólio convence mais que uma mera apresentação, sim, mas isso não quer dizer que a apresentação não é necessária.
Vale informar sua formação, certificações, principais realizações e qualquer informação que possa agregar valor.
5. Mostre feedbacks
Melhor que falar das suas qualidades, é mostrar que elas dão resultados reais.
Caso tenha feedbacks e relatos de clientes anteriores, use-os a seu favor.
6. Deixe suas informações de contato
Se todas as dicas anteriores forem bem usadas e o portfólio der resultado, o potencial cliente para quem você o apresentou precisará de suas informações de contato, não é?
Portanto, não se esqueça de adicionar um e-mail, número de telefone ou perfil no LinkedIn, para que possa ser encontrado e contatado.
E quem está iniciando a carreira em web design?
O portfólio é importante, mesmo no início da carreira de web design. Mas, sem nenhum, ou com poucos trabalhos feitos, como montar um?
Para fazer seu portfólio ainda no início da sua carreira como web designer, é válido apostar em projetos fictícios, desenvolvidos para aprender na prática e mostrar seu potencial na área.
Procure desenvolver páginas de diversas categorias, selecionar as melhores e, ao montar o portfólio, seguindo essas dicas, deixe claro que os projetos são fictícios, e não sites reais.
Assim, você pode mostrar o potencial de suas habilidades e profissionalismo, mesmo que ainda tenha pouca experiência.
Com essas dicas, garantimos que fica mais simples fazer seu portfólio de web design e impactar seus potenciais clientes com os resultados do seu trabalho.
Quer saber mais sobre como se tornar um web designer de sucesso? Confira também outros conteúdos aqui no blog e não se esqueça de fazer sua inscrição para aprender a criar sites profissionais sem precisar digitar uma única linha de código!