fbpx

A importância do pós-venda na fidelização de clientes

O pós-venda exige tanto esforço quanto as etapas anteriores e, ainda, tem grande influência na fidelização de clientes. Descubra agora qual a importância do pós-venda e como usá-lo para fidelizar seu público.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Somente após realizar a compra do seu produto ou serviço um cliente pode se certificar quanto à qualidade do que foi adquirido e do atendimento oferecido, podendo, enfim, decidir se continuará comprando da sua empresa, ou se é melhor procurar outras opções.

O bom atendimento, citado acima, não deve acabar quando a compra é efetuada, mas sim, ser recorrente no relacionamento com o cliente, para fazê-lo sentir-se importante e lembrado por sua empresa.

Confira agora o que é o pós-venda e qual a sua importância na fidelização de clientes. Boa leitura!

O que é pós-venda

O pós-venda é todo atendimento oferecido após o cliente efetuar uma compra, cujo intuito é desenvolver um relacionamento mais próximo e agradável com esse cliente, aumentando as chances de ele realizar outras compras e se tornar fiel à sua marca.

O tipo de pós-venda varia de acordo com o segmento da sua empresa, mas a lógica não é difícil de entender. Em um exemplo simples, imagine uma agência imobiliária que, após a venda de um imóvel, oferece um conteúdo gratuito com dicas de mudança e organização para a casa nova. Este conteúdo é relevante e mostra que a empresa se preocupa com o bem-estar do consumidor. Pegou a ideia?

A empresa que se esquece ou não dá atenção ao cliente depois da compra, perde grandes oportunidades de upsell e, também, de criar uma base de consumidores sólida, reduzindo os custos de aquisição de novos clientes, o que torna a receita maior, recorrente e, ainda, garante a divulgação da sua marca por meio de indicações.

Para saber mais sobre fidelidade e amor à marca, confira nossos artigos Empresas Love Brands: o que são e o que podemos aprender com elas e Como se tornar uma empresa Love Brand.

Como o pós-venda ajuda na fidelização

Oferecer um atendimento pós-venda pode auxiliar o consumidor em diversas situações referentes à compra, como possíveis problemas com o produto ou serviço adquirido, insegurança quanto ao uso correto, dentre outros.

Ao consultar o cliente sobre sua satisfação com a aquisição do produto ou serviço, se oferecer para esclarecer suas dúvidas ou apresentar um conteúdo que complemente o uso do produto ou serviço, você reforça a imagem da sua empresa, mostra que a opinião e satisfação do cliente tem importância e, numa próxima oportunidade, esse cliente se lembrará do seu bom atendimento, optando por comprar da sua marca mais uma vez.

Para facilitar, podemos dizer que o pós-venda ajuda na fidelização porque, quando o consumidor se sente lembrado e ouvido, ele tende a confiar na sua marca, buscar novamente por seu atendimento e, ainda, recomendar sua empresa para a família, amigos e na internet.

Você só tem a ganhar com as ações de pós-venda, principalmente considerando que o custo de fidelização de um cliente pode custar até 7 vezes menos que a aquisição de novos clientes e que compradores fidelizados podem representar até 65% dos ganhos de uma empresa.

 

Investir no pós-venda significa aumentar a sua receita recorrente e sua base de clientes e, para atender seus consumidores com excelência, vale apostar nos chatbots, pesquisas de satisfação e outras ações que avaliem a experiência dos consumidores.

Preze sempre o bom atendimento e o comprometimento com o público, mantendo o relacionamento próximo e a confiança no seu negócio.

Obrigado pela visita e até a próxima!

Veja também estes artigos

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação. Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade.