O que se espera dos profissionais de marketing em 2022

Com a pandemia do Covid-19, a rotina dos profissionais de marketing sofreu com algumas mudanças, afinal, os hábitos de consumo mudaram, fazendo com que as estratégias e abordagens tivessem de ser atualizadas. Muito do que foi exigido nesse período, continuará em pauta em 2022.
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Quem trabalha com marketing sabe que, em questão de dias, uma estratégia pode parecer incrível e cair em desuso logo em seguida. Desta forma, quem busca se destacar na área precisa estar sempre de olho nas novidades e se adequar às novas tendências.

Com um público cada vez mais digital e exigente, desenvolver campanhas mais personalizadas, segmentar o conteúdo nas plataformas corretas e falar a língua do consumidor é cada vez mais necessário para o sucesso de uma marca e de seu profissional de marketing.

Você, que trabalha ou pretende trabalhar com marketing, quer saber quais são as exigências e tendências para quem atua nessa área em 2022? Confira neste artigo as competências que o mercado espera de um profissional de marketing em 2022. Boa leitura!

Profissionais mais tecnológicos

O ambiente digital já se mostrava em constante expansão antes da pandemia e da quarentena, entretanto, com esses acontecimentos, muito do que se esperava para o futuro acabou acontecendo antes do previsto, como a adesão ao home office e o aumento das compras por delivery, por exemplo.

A tecnologia passou a estar ainda mais presente em nosso cotidiano, da forma como trabalhamos à forma como consumimos. E como chamar a atenção e se manter competitivo entre um público que está a cada dia mais exigente e tecnológico? Se adequando a essa realidade.

Em 2022, o perfil esperado de um profissional de marketing é tecnológico. Aquele que sabe desenvolver estratégias próprias para as plataformas mais utilizadas, capaz de se associar a influenciadores e que entende como alcançar o público alvo pela internet, terá mais destaque no ramo.

Para isso, vale manter o foco e buscar por especialização e capacitação em marketing digital, inbound marketing e técnicas mais inovadoras.

Colaboração mesmo à distância

Com a quarentena, o home office passou a ser obrigatório e, além dos profissionais que já eram adeptos ao formato, muitos outros acabaram por se adaptar ao trabalho à distância e, mesmo com o relaxamento das medidas de contenção, pretendem continuar cumprindo suas atividades sem sair de casa.

Um ponto interessante neste âmbito é que, pesquisas mostraram que a maior parte dos profissionais que tiveram de adotar o home office se sentiram mais ligados à sua equipe quando não estavam fisicamente próximos, tendo um engajamento melhor do que o esperado.

Essa capacidade de colaborar e se conectar uns aos outros, mesmo à distância, é uma característica interessante para todas as partes envolvidas: para o profissional, para a empresa e para o público.

Procure se comunicar com sua equipe, colegas e clientes de forma clara, objetiva e de fácil entendimento, além de utilizar os meios de comunicação apropriados para o trabalho. Desta forma, você pode otimizar seu tempo, se organizar melhor, manter um diálogo produtivo e, consequentemente, melhorar a qualidade das suas campanhas e estratégias de marketing.

Campanhas de vídeo

Não vamos nos aprofundar tanto neste tópico, mas você, enquanto profissional de marketing ou simplesmente pessoa com acesso à internet, deve ter notado que, atualmente, as campanhas mais eficazes são as de vídeo em determinadas plataformas.

Saber trabalhar com editores de vídeo, entender sobre os algoritmos dessas plataformas e conhecer o público que consome por esses meios será muito útil para se destacar como profissional de marketing no próximo ano.

Conhecimento sobre vendas

Você já deve ter reparado que, normalmente, se usa a expressão “marketing e vendas” mais do que cada palavra sozinha, não é? Isso porque, sem um marketing não há boas vendas.

Indo além desta analogia simples, precisamos entender que, no mercado atual, o profissional de marketing não pode mais estar focado apenas na geração de leads e o vendedor não pode mais ficar estagnado tentando vender a todo custo.

Os profissionais devem estar unidos por todo o funil de vendas e, cada um precisa entender da área do outro o suficiente.

Aquele que atua na área de marketing, em 2022, deve estar disposto a se aprofundar em vendas e, ainda, estar atento à resposta do lead em cada etapa do funil de vendas, de forma que fique mais fácil otimizar as estratégias e fechar uma venda de qualidade – uma venda que, além de gerar receita para a empresa, traga reais benefícios ao cliente e ofereça a possibilidade de fidelização.

Análise de dados

O marketing é orientado por dados. Toda estratégia, campanha, vídeo ou qualquer ação de marketing deve ser desenvolvida com base nos dados obtidos pelo profissional responsável e meios adequados.

Esses dados se referem a hábitos de pesquisa e consumo, interesses, compras anteriores e similares, ou seja, com base nessas ações e características, é possível definir um perfil do seu cliente ideal e do cliente real para, novamente, otimizar suas ações e oferecer o melhor conteúdo ao cliente em potencial.

Não estamos dizendo que além de especializado em marketing você deve ser um cientista de dados, mas um entendimento, mesmo que básico, sobre o assunto pode te auxiliar no desenvolvimento de suas estratégias, além de poupar algum tempo seu e do especialista em dados. Conhecimento é poder, não se esqueça!

Essas são as principais tendências para os profissionais de marketing em 2022. Uma dica especial, mesmo que pareça saturada, é: estude. Estude muito sobre sua área, nesse caso o marketing, busque sempre novas capacitações e busque ser o melhor no que você faz.

O conhecimento abre portas, especialmente em um mundo que está constantemente se transformando e, ainda, em um ramo de atuação que, assim como o mundo, muda mais rápido do que podemos perceber.

 

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